TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Postura Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Postura Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

POSTURA EXIGIDA PELO CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL

Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas seqüelas da questão social brasileira, que, em outros termos, revela-se nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras.

A atuação profissional faz-se, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades que buscam apoio para desenvolver sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos.

O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria, respeitando sempre todos os cidadãos, sendo imparcial em suas atitudes e decisões, auxiliando-os na busca de seus direitos com determinação e boa vonta. O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal e na legislação complementar,visando sempre a família como prioridade para atuação, sendo esta peça fundamental para a sociedade, zelando sempre pelo bem comum, garantindo os direitos de todos e a integração perante a sociedade.

Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.O mesmo é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, e intervir para melhorar as condições de vida do usuário. Sempre respeitando a justiça, mantendo a liberdade e a igualdade entre as pessoas. Tendo como etica sempre a verdade e o respeito por sua profissão e pela dos demais, buscando sempre novos conhecimentos para alcançar os avanços tecnologicos para o melhor desempenho da profissão,que requer uma contínua capacitação profissional que busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas suas diversas áreas de atuação.

Sua atuação não tem fronteiras, pois para o cumprimento dos seus deveres civicos, busca sempre melhoria para a sociedade.

Devido à experiência acumulada no trabalho institucional, o assistente social tem-se caracterizado pelo seu interesse, competência e intervenção na gestão de políticas públicas e hoje contribuindo efetivamente na construção e defesa delas, a exemplo do Sistema Único de Saúde – SUS –, da Lei Orgânica da Assistência Social – Loas – e do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA –, participando de conselhos municipais, estaduais e nacionais, bem como das conferências nos três níveis de governo, onde se traçam as diretrizes gerais de execução, controle e avaliação das políticas sociais.

Ele atua sempre diante da democracia em parceria com o Estado,privada ou ONGs. mas visando sempre os interesses individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com