TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Postura Profissional

Dissertações: Postura Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 9

1 – INTRODUÇÃO

A partir da observação de comportamentos negativos em nosso ambiente profissional e acadêmico, nas ruas e nas atitudes das pessoas em geral, sentimos a necessidade de buscar recursos, informações e nos aprofundarmos nos conteúdos do universo da postura profissional das secretárias executivas com foco no atendimento telefônico.

A deficiência no atendimento ao cliente, principalmente os realizados por telefone, são alvos de diversas criticas e comentários negativos, é uma das principais causas da perda de clientes para a empresa, gerando também o aumento no nível de demissões.

Segundo Versuri, (Postura..., [2012]) especialista em Marketing de Relacionamento, o mau serviço é a principal causa da perda de clientes. O mesmo autor aponta que de acordo com algumas pesquisas, 68% dos clientes abandonam sua relação comercial com uma empresa o fazem porque o serviço é deficiente. Outro dado: 90% dos compradores perdidos não tentam se comunicar com a empresa para explicar o que aconteceu.

A Postura Profissional começa da boa educação que recebemos desde cedo. Quando ouvimos a orientação de respeitar aos demais, sobre como nos comportarmos em público, de honrar compromissos e prezar por tudo aquilo que temos e conquistamos, nem imaginamos o quanto isso será empregado em nossa vida profissional.

Mais do que mostrar competência no ambiente de trabalho, o profissional deve apresentar uma postura adequada. A falta de preparo para lidar com algumas situações faz com que muitos profissionais, donos até de excelentes currículos, sejam prejudicados ou afastados de seus cargos, explica Maria Aparecida Araújo, consultora em comportamento profissional da Etiqueta Empresarial, no Rio de Janeiro.

Segundo o especialista em desenvolvimento de pessoas, Eugênio Mussak, em seu livro Metacompetência, (2003) escreve que se deve ter uma coerência entre a imagem e o comportamento. E diz também que:

• A imagem que cultivamos perante a sociedade é uma forma de comunicação.

• Postura é comunicação.

• Postura é a maneira como uma pessoa se posiciona perante o mundo, e isso vale tanto para atitudes corporais como mentais.

• Uma pessoa pode revelar através de sua postura corporal, se está se sentindo confortável ou desconfortável. Se está seguro de si mesmo ou inseguro. Se deseja permanecer num local ou se está morrendo de vontade de ir embora.

• Não é preciso falar nada, pois ela estará dizendo por intermédio de sua linguagem corporal.

• Posicionar-se é uma vantagem competitiva.

2 – PROBLEMATIZAÇÃO

Com base em nossas próprias experiências observamos que a falta de treinamento para atendimento telefônico em nosso ambiente de trabalho gera a perda de clientes, pois esses reclamam da falta de competência dos profissionais que atendem o telefone, alegam que as secretarias não têm domínio de conhecimento para esclarecer o que o eles realmente buscam.

O treinamento específico para o atendimento telefônico do profissional de secretariado executivo diminuiria a perda de cliente e o alto índice de demissões?

3 – HIPÓTESE

A partir do momento que o profissional de secretariado executivo adquira o conhecimento técnico para o atendimento telefônico, consequentemente possuirá habilidades específicas que contribuirão para a melhora do atendimento, com isso poderá diminuir a perda de clientes e o alto índices de demissões.

4 - OBJETIVO GERAL

Buscamos compreender se o treinamento específico no atendimento telefônico para o profissional de secretariado executivo poderá melhorar o nível do atendimento, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos para o crescimento da empresa, evitando assim o alto índice de demissões e a perda de clientes.

4.1 - OBJETIVO ESPECÍFICO

Observar se o nível de profissionais com treinamento especifico em área de atendimento telefônico favoreceu para a diminuição da perda de clientes.

Investigar se a falta de treinamento específico a esses profissionais elevam o índice de demissões.

Sugerir padrões de comportamento para o profissional de secretariado executivo aperfeiçoando o seu desenvolvimento profissional através de treinamento no atendimento telefônico.

5 - JUSTIFICATIVA

No tema Postura Profissional, voltado para o atendimento telefônico do profissional de secretariado executivo, justifica-se a necessidade de se encontrar soluções em treinamentos específicos que contribuam para a diminuição da problemática ocasionada pelo mau atendimento telefônico nas empresas bem como a perda de clientes e o alto índice de demissões.

A importância da pesquisa na área cientifica se dá pelo aprofundamento absorvido com o treinamento especifico e o aperfeiçoamento da postura profissional, possibilitam o equilíbrio em âmbito profissional e empresarial para a empregabilidade e o crescimento mútuo.

6 - POSTURA PROFISSIONAL

Para uma carreira profissional de sucesso é fundamental ter uma boa postura profissional. Isto é de extrema importância tanto para quem ingressa no mercado de trabalho, como também para quem já atua na área profissional.

Dentro de uma empresa devemos ter o senso de autocrítica e interesse, com isso dificilmente teremos problemas em relação a nossa postura profissional, pois quando temos o interesse de melhorar, desenvolvemos com mais eficiência e eficácia as funções que nos são atribuídas.

Manter uma boa aparência e vestir-se de forma coerente com nosso ambiente de trabalho, é ponto crucial para um bom profissional.

Respeitar os colegas, superiores e subordinados é obrigação de todos, não somente na vida profissional, mas em todos os aspectos, para termos uma boa convivência em sociedade.

Sabermos aceitar críticas e opiniões faz parte do trabalho em equipe, é de extrema importância sabermos ouvir e expressarmos nosso ponto de vista, sem nos impormos.

Executarmos as funções da maneira correta e sermos pontuais com horários nos remete positivamente como bons profissionais.

A postura profissional é a base mais importante para o sucesso de uma empresa. Através dela conseguimos diferenciar as situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com