TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociologia no meio sociopolitico atual

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 4

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Gabriel Barros Guimarães

Sociologia Geral e do Desenvolvimento Tecnológico

Epílogo

Porto Velho

2019

Gabriel Barros Guimarães

Sociologia Geral e do Desenvolvimento Tecnológico

Epílogo

Trabalho para avaliação da leitura do acervo de livros disponibilizado pelo professor Alisson Diôni Gomes, Docente da turma de Bacharelado e Licenciatura em computação 2019.1

Porto Velho

2019

A sociologia, como qualquer outra ciência social é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e ajuda na expansão de ideias e opiniões que podemos ter sobre determinado assunto. Tendo isso em mente, o consumo de obras literárias é de suma importância para adquirir tais conhecimentos, e, com a prática dessa leitura vem a sede por mais conhecimento e a necessidade de questionar os comportamentos e decisões de toda a população e região que nos envolve.

        É tendo todas essas coisas em mente que citar o livro “A imaginação Sociológica” se torna indispensável, principalmente no contexto que esse texto pode vir a tomar. Como citado na obra, é possível observar que nós seres humanos, nos sentimos frequentemente presos e encurralados em nossa própria rotina, cegos em relação ao mundo que é apresentado diante de nossos olhos e conseguindo enxergar apenas as coisas que nos rodeiam nas proximidades, como amigos, família, trabalho, escola e outros meios sociais. Esse tipo de sensação vem se tornando mais comum com o passar do tempo e talvez estando associado ao desenvolvimento tecnológico e informacional, com o avanço da internet e exponencial crescimento de inovação tecnológica. Toda essa sensação de insegurança e baixa privacidade discutida na obra “A galáxia da internet” está diretamente associada ao fato de nossas vidas muitas vezes estarem completamente expostas na internet e em nossas redes sociais. Mas é claro que todo esse desenvolvimento não possui apenas malefícios, principalmente porque seu objetivo é sempre trazer maior praticidade e novas possibilidades de avanço -mesmo que não seja direcionado para o uso comum- e um dos seus maiores benefícios é a capacidade de socialização a longa distância, por meio do uso de videoconferências e etc.

        Baseando-se apenas nessas duas obras de estudo sociológico é possível absorver grande parte das ideias do autor e trazer para nossa atuação como futuros Cientistas da Computação e cidadãos ativos da sociedade em que vivemos, tomando como exemplo a aplicabilidade dessas duas obras que dizem muito sobre o estudo sociológico relacionado ao processo de desenvolvimento tecnológico atual, começando pelo fato de abordarem não a tecnologia em si, mas sua utilidade para nós e seu impacto em nossas relações interpessoais, bem como no nosso comportamento e visão do mundo ao nosso redor.

        Também é possível observar em outra obra do acervo apresentado pelo docente da disciplina, “Guerras Híbridas”, uma visão das guerras ideológicas e políticas entre as grandes potências mundiais, e como essas relações e conflitos afetam o centro de todas essas sociedades: A população nacional e a liderança. O coronel das Forças Aéreas Estadunidenses John Warden elaborou o sistema estratégico dos cinco anéis, que consiste em demonstrar as cinco partes mais importantes da força adversária, saindo em ordem decrescente do centro para fora. É possível também observar que grande parte das Guerras atuais são ideológicas e indiretas (com exceção de alguns conflitos armados na região da palestina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com