TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSORES DA SOCIOLOGIA E AS RAÍZES DO PENSAMENTO SOCIAL ATUAL

Por:   •  13/9/2017  •  Resenha  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Lato Vale do Itajaí - UNIDAVI

BACHARELADO

DIREITO

SOCIOLOGIA

OS PRECURSORES DA SOCIOLOGIA E AS RAÍZES DO PENSAMENTO SOCIAL ATUAL

De modo geral, sempre existiu uma preocupação em relação ao convívio entre grupos. Para que esse convívio acontecesse de forma amigável, se fez necessário o entendimento e a existência de uma legislação, a mais antiga e conhecida é o código de Hamurabi seguido pelos babilônicos, e a bíblia que também era seguida de forma rigorosa pelos Hebreus.

A partir dos pensadores helênicos viu se a possibilidade de uma sistematização e com isso, a separação da religião, e foi nesse momento e com a ajuda dos pensadores que se desencadeou a evolução social, a qual possui pensamentos e ideias presentes até hoje.

Os gregos, também chamados de helenos, foram os primeiros a pesquisar e ir a fundo a fim de um melhor entendimento das relações sociais.

Ao final da idade antiga e com fusão que ocorrera naquele momento, das principais obras foi A cidade de Deus, que acabou influenciando bastante para futuras concepções jurídicas.

Durante a idade média o pensamento dos europeus era tomado pelo cristianismo, enquanto a base científica não tinha força.

No final do período medieval, São Tomas de Aquino, foi responsável por reviver os pensamentos de Aristóteles ao manifestar seus  pensamentos inter-humanos. Porém, a Summa Theologica, como o próprio nome sugere, continuou a seguir totalmente a orientação cristã. Nessa mesma época difundiu-se o islamismo.

No renascentismo, surgiram muitas obras importantes de normas integradas de ação política e de economia. Com o nascimento do capitalismo, surgiram muitos pensadores que se centralizavam nas relações de poder.

Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Lato Vale do Itajaí - UNIDAVI

BACHARELADO

DIREITO

SOCIOLOGIA

Dois nomes se destacaram no desenvolvimento do pensamento científico, e no surgimento da Sociologia: Francis Bacon com sua obra Novum Organum, e Descartes com o Discurso sobre o método, que privilegia o uso da razão.

Conde Saint-Simon, que passou pela revolução francesa, cujo pensamento foi fundamental para a Sociologia. Sugeria que a sociedade iria transformar a natureza de forma ordeira e os frutos do progresso atingiriam todas as pessoas, satisfazendo as suas necessidades tanto materiais quanto espirituais.

No final de sua vida, Saint-Simon constatou  que a miséria continuava a existir e os conflitos também. A partir daí, suas ideias modificaram-se a ponto de ser considerado um dos primeiros formuladores do socialismo.

CONTEXTO HISTÓRICO, SÓCIO-POLÍTICO E FILOSÓFICO DO SURGIMENTO DA NOVA CIÊNCIA

Deus era considerado o centro do mundo, o homem por sua vez, deveria ser submisso não somente a Deus, como também a seus representantes.  Todas as explicações do mundo físico ou humano tinham seus fundamentos na Bíblia.

No século XVII desenvolveu-se, na Europa, um movimento filosófico dos filósofos iluministas que buscaram a razão para explicar os fatos naturais e sociais contrapondo-se as explicações do teocentrismo. Entre os principais iluministas, destacam-se Rousseau, Locke e Montesquieu.

O iluminismo provocou diversas mudanças importantes, e com isso, a igreja acabou se tornando dispensável, uma vez que o iluminismo afirmava que através da razão se tornava possível descobrir Deus no coração do ser humano e na natureza.

O iluminismo alavancou a ciência e a tecnologia, por prezar tanto o uso da razão, para explicar os fenômenos da vida. O iluminismo trouxe a ideia de que o homem seria o centro do universo, e não mais Deus. E a isso se dá o nome de antropocentrismo.

A Revolução Francesa e a Revolução Industrial

Estas duas revoluções foram responsáveis por grandes transformações políticas e econômicas na história da humanidade, e marcaram o início de uma nova forma de vida da humanidade.

Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Lato Vale do Itajaí - UNIDAVI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com