TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tarefa do cientista Weber

Seminário: A tarefa do cientista Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Seminário  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

A tarefa do cientista

Weber rejeita maioria das proposições positivas: o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relação ao objeto de estudo e a recusa em aceitar a importância dos indivíduos e dos diferentes momentos históricos na análise da sociedade. Para esse sociólogo, o cientista, como todo indivíduo em ação, também age guiado por seus motivos, sua cultura e suas tradições, sendo impossível descartar-se de suas prenoções como propunha Durkheim.

Entretanto, uma vez iniciado o estudo, este deve se conduzir pela busca da maior objetividade na análise dos acontecimentos. Deste modo a defesa das crenças e das ideias pessoais do cientista não deve influenciar no estudo.

A sociologia weberiana, os acontecimentos que integram o social têm origem nos indivíduos. Sua meta é compreender, buscar os nexos causais que deem o sentido da ação social.

Qualquer que seja a perspectiva adotada pelo cientista, ela sempre resultará numa explicação parcial da realidade. Um mesmo acontecimento pode ter causas econômicas, políticas e religiosas, sem que nenhuma dessas causas seja superior à outra e significância.

O tipo Ideal

Como o objetivo de atingir a explicação dos fatos sociais, Weber propôs um instrumento de análise que chamou de “tipo ideal”.

É uma construção teórica abstrata a partir dos casos particulares analisados. O cientista, pelo estudo sistemático das diversas manifestações particulares, constrói um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico ou fundante.

O tipo ideal é um instrumento de análise cientifica, numa construção do pensamento que permite conceituar fenômenos e formações sociais e identificar na realidade observada suas manifestações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com