TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria da burocracia (Pamela e Isabella)

Tese: A teoria da burocracia (Pamela e Isabella). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 13

2.1. Teoria da Burocracia (Pamela e Isabella)

Max Weber: Sociólogo que se notabilizou pela teoria das estruturas de autoridade. Segundo Silva, o estudo do sistema burocrático de Weber concebeu o que seria a burocracia ideal. Seus estudos procuravam estabelecer estrutura, estabilidade e ordem as organizações através de uma hierarquia integrada de atividades especializadas definidas por regras sistemáticas. A burocracia foi estabelecida para oferecer o meio mais eficiente de obter o trabalho feito. O autor também enfoca as diferentes características da burocracia, entre elas estão a Divisão do trabalho, que são as atividades desmembradas em tarefas simples, de tal modo que qualquer pessoa poderia se tornar especializada em um tempo mínimo; A Hierarquia de autoridade onde cada posição tem responsabilidades e deveres específicos, bem como privilégios; Racionalidade onde todos os membros da organização são selecionados com base na qualificação técnica para um desempenho adequado; Regras e Padrões onde as decisões gerenciais são guiadas por regras, disciplina e controles, relacionados à conduta dos deveres oficiais, aplicados de forma impessoal tanto aos empregados da organização bem como clientes por fora; Compromisso profissional os administradores trabalham por salário fixo e não são donos do negocio que administram, os gerentes são treinados para as atividades administrativas visando a melhor qualificação para o alcance da eficiência organizacional e o controle das atividades dos empregados nesse mesmo sentido; Registros escritos: as burocracias mantêm registros elaborados para detalhamento das transações da organização; e Impessoalidade onde as regras e os procedimentos são aplicados de modo uniforme e imparcial, todos os funcionários são avaliados de acordo com regras objetivas, de tal modo que não se permita ao superior considerações pessoais ou emocionais para colorir as avaliações.

De acordo com Silva (2007, p. )

“A experiência tende universalmente a mostrar que tipo de administração de organização puramente burocrático é, do ponto de vista puramente técnico, capaz de alcançar o mais alto grau de eficiência e é, neste sentido, formalmente o meio mais racional de levar a efeito um controle imperativo sobre os seres humanos”.

Segundo Maximiano (2009),Weber não tentou definir as organizações, nem estabelecer padrões que elas devessem seguir, ele pintou a burocracia como maquina completamente impessoal que funciona de acordo com regras, enquanto as pessoas ficam em plano secundário ou nem são consideradas. Ele estudou o alicerce, de forma legal em que as organizações reais se assentam, focalizando sua atenção no processo de autoridade – obediência, o processo de denominação.

“Na definição weberiana, burocrata é o gerente ou administrador que está acima do nível dos trabalhadores, mas abaixo no nível de elaboração e tomada de decisão”. (KWASNICKA, 2003 p.58)

Ou seja, para Weber a hierarquia empresarial era vista de cima para baixo (de gerência e supervisão para subordinados), seguindo a base da teoria burocrática, onde todos os subordinados aceitam ordens dos superiores com justificativa, a burocracia torna-se fixa sendo a organização típica da sociedade moderna, democrática e das grandes empresas.

Segundo Maximiano (2009), as organizações burocráticas apresentam três características, que são:

• Formalidade: Todas as atividades da organização são definidas por escrito (rotinas e procedimentos) e a organização opera de acordo com o conjunto de leis ou regras (em regras e regulamentos, regime interno, estatutos) que são aplicáveis a todos os casos individuais sem exceção.

• Impessoalidade: Os funcionários são impessoais no relacionamento com os outros ocupantes de cargos. | burocracia enfatiza os cargos e não as pessoas que os ocupam, pois ao passo que as pessoas entram e saem da organização, os cargos permanecem para garantir sua continuidade e perpetuação.

• Profissionalismo: Os funcionários da burocracia são profissionais, pois são especialistas em face da divisão do trabalho; são assalariados de acordo com as suas funções ou posições hierárquicas; seus cargos constituem sua principal atividade dentro da organização; são nomeados pelo superior imediato; seus mandatos não são por tempo indeterminado; seguem uma carreira dentro da organização e não possuem a propriedade dos meios da produção da organização. A burocracia permitiu o surgimento dos funcionários como profissionais.

Assim, no estudo acima sobre Max Weber, Pode-se concluir que a burocracia não era regra impedimento que provocasse a ineficiência, sendo o mesmo entendido na versão atual. Uma das concepções básicas de sua teoria é onde distingue o conceito de autoridade em confronto com outras formas de influência, com poder ou persuasão. Weber acreditava que cada empresa deveria seguir o tipo ideal, apresentou então três características principais: Formalização (organização de atividades por escrito), impessoalidade (o funcionário é impessoal no relacionamento com os demais) e profissionalismo (pessoas especialistas em face da divisão do trabalho). Por fim, vale ressaltar que Weber acreditava que quanto mais treinado o funcionário fosse para determinada função, maior qualidade a empresa oferecia para o mercado, e que não adiantava muita produção senão houvesse uma especialização a fundo em cada área ou setor.

2.3 Teoria das Relações Humanas (Natália e Renan)

Teoria das Relações Humanas é a corrente administrativa iniciada com a Experiência de Hawthorne e que enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal em contraposição aos pressupostos formais da Teoria Clássica.

A Teoria das Relações Humanas veio em contrapartida à Teoria Clássica. Enquanto esta priorizava as regras, tarefas e sistemas, aquela optava por pessoas e seus sentimentos, criando, por consequência, uma grande revolução na Administração.

TEORIA CLÁSSICA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Trata a organização como máquina Trata a organização como grupo de pessoas

Enfatiza as tarefas ou a tecnologia Enfatiza as pessoas

Inspirada em sistemas de engenharia Inspirada em sistemas de psicologia

Autoridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com