TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização de resíduos de construção

Pesquisas Acadêmicas: A utilização de resíduos de construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O lixo urbano e a maneira como é depositado hoje em dia destaca-se como um dos principais problemas da sociedade moderna. É um problema preocupante que vem aumentando com o passar dos anos, com o crescimento da construção civil no país aumenta consideravelmente a quantidade de entulho produzido, principalmente nas grandes cidades.

Resíduos de entulho, provenientes de demolições e sobras de construções, sua composição é bastante variada, tanto em relação aos materiais constituintes como em relação aos diferentes locais de geração. A composição variada do entulho se verifica devido à grande quantidade de materiais envolvidos na indústria da construção civil. A geração de resíduos varia de acordo com as características da construção civil em cada região do país e do mundo.

No Brasil a geração de resíduos da construção civil, em novas edificações, é de 300 kg/m², enquanto em países desenvolvidos é de 100 kg/m². Em cidades com 500 mil ou mais habitantes os RCD(resíduos da construção e demolição) representam, aproximadamente, 50% do peso dos resíduos sólidos urbanos coletados. Esses resíduos de construção civil podem encontrar um grande número de finalidades para

reutilização, desde que devidamente tratados e analisados. Uma vez que o agregado tenha sido britado, peneirado e se necessário descontaminado, pode-se encontrar aplicações tais como:

- Enchimentos em geral;

- Enchimento em projetos de drenagem;

- Sub-base ou material de base para construção rodoviária;

- Agregado para novos concretos.

Dentre essas finalidades, a que vem despertando grande interesse é a utilização dos agregados reciclados para a produção de novos concretos. É uma aplicação que exige muitos cuidados e estudos, tendo em vista o importante papel que os agregados desempenham no comportamento dos concretos.

Reciclagem do concreto

Milhares de caçambas trafegam todos os dias pelas grandes e pequenas cidades do mundo todo, levando para descarte milhões de toneladas de pedaços de concreto retirados de obras e demolições.

O impacto sobre o meio ambiente, e o custo das novas construções, seriam muito menores se fosse possível reciclar esse concreto.

Para se ter uma idéia do impacto das emissões de CO2 geradas pela produção de cimento, basta ver que a produção de uma tonelada de cimento libera de 650 a 700 quilogramas de dióxido de carbono.

Isto significa que de 8 a 15 por cento da emissão anual global de CO2 é devida unicamente à fabricação de concreto.

Mais de 90% dos resíduos provenientes de construções civis podem ser reciclados, reutilizados e transformados em agregados com características bastante semelhantes ao produto original, a partir de matérias-primas com custo muito baixo. É possível reciclar qualquer concreto, desde que seja escolhido o uso adequado e se respeitem as limitações técnicas. As centrais de reciclagem contam com máquinas semelhantes às de mineradoras, como esteiras rolantes, britadores, peneiras e classificadores de granulométrica. Apenas os concretos com substancias contaminantes, podem trazer prejuízo às propriedades do concreto no estado fresco e endurecido, e não devem ser utilizados como matéria-prima.

Obtenção do agregado reciclado

Equipamentos diferentes reciclam o concreto fresco e o endurecido. Para o concreto fresco são usados lavadores que separam agregados graúdos dos miúdos. Para o endurecido, britadores de mandíbula ou de impacto, decompõem estes materiais. O entulho é separado, britado, lavado, peneirado e classificado. É também facilitada a segregação entre resíduos cimentícios e cerâmicos. Devido ao menor volume de materiais, a técnica de reaproveitamento na própria obra exige equipamentos sofisticados. Nesses casos, devido à menor homogeneidade do material processado, recomenda-se o reaproveitamento como agregado para revestimento ou argamassa de assentamento. O procedimento é simples: o material é encaminhado por dutos a uma mini-central de processamento, onde é triturado para ser normalmente utilizado como agregado. É possível também utilizar um moinho de rolo para a trituração. O procedimento de ter o agregado (adquirido por meio dos resíduos de construção e demolição), tais como fragmentos de concretos, argamassas, cerâmicas, tijolos, blocos e outros, obtidos por meio da britagem, operações de separação ou beneficiamento) surgiu pioneiramente na Alemanha por conta da reconstrução das cidades destruídas na segunda guerra mundial.

Tanto no Brasil quanto na Europa, grande parte dos resíduos reciclados é empregada como material para nivelamento de terrenos ou bases de pavimentos.

A prática mais comum tem sido empregar os resíduos no estado bruto, sem qualquer processamento. Seu uso fica restrito ao preenchimento das áreas de mineração próximas da cidade, que foram exauridas pela própria construção.

Os países europeus, devido à pouca quantidade de material primário, tendem a reciclar mais os entulhos. A Holanda, Bélgica e Dinamarca, que reciclam mais de 90% dos resíduos, precisam importar areia da Sibéria e entulho da Inglaterra. A Comunidade Europeia a partir de 1988 realizou um grande número de obras em concreto obtido a partir de agregados reciclados, de concreto, de alvenaria, assim como da mistura de ambos. O Brasil, onde as técnicas de reciclagem de concreto começaram há cerca de 20 anos, recicla menos de 5% do entulho.

Processo de reciclagem de concreto

O processo de reciclagem do concreto consiste em segregação do resíduo de concreto de material cinza, diminuição da granulométrica para no máximo 200mm através de um rompedor hidráulico , britagem através de um britador de impacto em seguida passa por um peneira vibratória que separa os produtos com 4 respectivas granulométricas, derivando os produtos: areia, pedrisco, pedra 1 e pedra 2(rachão).

Os produtos tem diversas aplicações seguindo a NRB 15116:

-Areia:

 Argamassa de assentamento de alvenaria de vedação

 Contrapisos

 Blocos

 Tijolos de vedação

 Solo-cimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com