TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A violência na Brasil e no mundo

Artigo: A violência na Brasil e no mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Artigo  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  417 Visualizações

Violência

No Brasil e no mundo a violência cresce de forma acelerada e sem controle. Mas o que podemos fazer para mudar isso? O país assiste atônito à escalada do poder e à ousadia do crime organizado, ao mesmo tempo em que se tornam cada vez mais corriqueiros os crimes com motivações pessoais ou sem sentido.

A assustadora explosão da violência no Brasil é justificada pelas autoridades por inúmeros problemas, mas estas mesmas autoridades a tratam com descaso. É frágil a segurança pública, com policiais despreparados e, em muitos casos, corruptos.

É um fenômeno crescente inclusive nos pequenos centros urbanos. Não há lugar totalmente imune ao processo de violência humana, isso porque ela tem várias facetas. A sociedade está perplexa e não sabe como se comportar diante desta realidade incômoda. Não é uma questão de pessimismo; é um fato que precisa ser enfrentado com seriedade.

A impressão que nos dá é que tudo virou motivo para matar. E o pior é que nada mais parece chocar.

É importante haver reflexões profundas sobre o tema e a história pode contribuir muito para se fazer um diagnóstico correto. Importa também, eliminar a idéia simplista, na qual a pobreza produz violência; a pobreza é apenas uma das causas.

A violência resulta da desintegração da sociedade que, por sua vez, ocorre porque não existe respeito humano. O combate à violência é muitas vezes ineficiente por causa do método utilizado. Normalmente usa-se a violência para combatê-la.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com