TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ètica e Legislação

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.776 Palavras (40 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 40

PIM V – ÉTICA E LEGISLAÇÃO : TRABALHISTA E EMPRESARIAL 

ANALISAR A ÉTICA, O DIREITO E A MORAL COMO ELEMENTOS CONDUTORES DA PLENA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES SOCIAIS E PROFISSIONAIS DENTRO DA EMPRESA.
A ABORDAGEM DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, POSTURAS ÉTICAS E DA CIDADANIA, INCLUSIVE COM O MEIO AMBIENTE   (SUSTENTABILIDADE




Definição de Ética :



Ética é a ciência que estuda a moral ou seja uma reflexão sobre a noção do bem ou mal segundo os enunciados da regras normativa.

Analisaremos a ética no sentido “empresarial”. Com o poder de influenciar o exercício de cidadania posteriormente aliada à um projeto de uma sociedade sustentável. 

Devemos ter em mente que a “empresa” que significa negócios ou lucros e a ética e moral podem e devem caminhar lado à lado. 

É necessário que atualmente ter uma consciência ética principalmente no mundo empresarial empregando uma parte de seus lucros, fruto da mão de obra dos seus funcionários em questões sociais sendo que norteados pelo sentimento de cidadania. 

Devemos trabalhar para demonstrar que o lucro não pode ser visado para desigualdades, temos que primar para a preservação da dignidade humana envolvidas na geração de lucros diretos.   A ética tem que ser o item principal de uma companhia, consciente que as negociações honestas e transparentes produzam confiança e sustentabilidade, ou seja as conseqüências previsíveis das decisões que a empresa toma. 

Para ser possível

que a ética possa correr em âmbito empresarial é preciso mediar a racionalidade com a estratégia, visando a satisfação social através de obtenção de benefícios.



Temos que ter em mente que há   uma estreita relação entre a moral e o direito, de todas as formas de comportamento humano, o jurídico ou legal é o que mais se relaciona com a moral, porque os dois estão sujeitos as normas que regulamentam as relações sociais. O Direito e a Moral respondem a mesma necessidade social, que é de regulamentar as relações dos Homens, sempre visando garantir certa coesão social.

O Direito é dotado de sansões, ou seja a sua desobediência gera uma penalidade, é sempre atributiva o que significa que a cada direito outorgado a alguém, impõe um dever, para a mesma ou para outra pessoa, e as Normas Morais se cumprem através da convicção íntima de cada pessoa. 


Como funciona a comunicação da ética para funcionários e cliente. 


Utilizamos da publicidade e o merchandising e os programas de relacionamento como instrumento de disseminação para um mundo sustentável. 

A nossa empresa sempre utiliza refis para acomodar nossos produtos, reduzindo assim o impacto ambiental , consumindo menos matéria prima e a sua utilização diminui a produção de lixo.   A coleta do lixo é feita para reciclagem, e nossos funcionários são orientados à fazer a separações entre os diversos materiais   para se colocar no recipiente correto.   Desenvolvemos

e procuramos estimular uma horta dentro do espaço interior da empresa, estimulando assim que os funcionários em seus momentos de distração cuide das hortaliças para que os mesmos tenham consciência da importância de uma alimentação correta e sem agrotóxicos. 

A nossa empresa tem consciência que uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira   a identificar o seu impacto sobre o meio ambiente, disseminando assim   para o seus funcionários e outras empresas as práticas da experiência de gestão ambiental.


A responsabilidade social da empresa como fator de inclusão.


Temos como meta a inclusão, como a inserção social das camadas menos favorecidas da população no processo de desenvolvimento econômico e social do país, incluindo principalmente a contratação de pessoas com deficiência física.

A empresa tem consciência que a sociedade trata os deficientes de maneira geral, como pessoas que sofrem limitação, com relação ás ações e expansões, segregando o indivíduo do convivo social, afastando das oportunidades normais de realização social, pessoal, profissional e afetiva, porém não compactuamos com esse tipo de pensamento

A empresa há 25 anos emprega uma política voltada à programas que visam a valorização de pessoas com deficiência, empregando-os e fazendo parte do nosso quadro de funcionários, lembrando que a Lei 8213\91 foi posta em ação pelo Decreto 3298 de 1.999.

Onosso estabelecimento foi adequado e adaptados com diversas mudanças, como por exemplo :   a construção e rampas e banheiros para deficientes, também usado pelos nossos clientes com deficiência.

Considerações Finais. 

O Trabalho demonstra que a ética é possível :   A ética dentro do mundo empresarial e que dá tranqüilidade aos funcionários, as suas famílias, a vida em comunidade, aos acionistas, aos consumidores, aos clientes e fornecedores, graças ao papel da empresa tem a cumprir, tanto com a função social, no âmbito interno da empresa, quanto com a responsabilidade social.

A nossa Diretoria tem o compromisso de conduzir os destinos da empresa, e de seus funcionários agindo com dignidade, assegurando o respeito e dever pelas leis trabalhistas e previdenciárias, para assegurar a existência de posturas éticas no seio da atividade empresarial.

Uma vez assegurada a conduta ética no interior da empresa, o contato com o exterior também requererá um comportamento visível, transparente e franco, onde o resultado dos negócios produzidos pela corporação devem apoiar as iniciativas sociais da coletividade.

Portanto é um dever da empresa ser socialmente responsável, tanto na sustentabilidade como na cidadania

Por fim, podemos visar que não estamos querendo o benefício próprio, pois praticar a Lei também é   moral e ético, sendo necessário à vida social e profissional de todos os funcionários como cidadãos.

  • TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

    A Natura tem como missão logística, criar e comercializar produtos e serviços que promovem o bem estar do indivíduo. Como o próprio nome já diz: Natura, tem tudo haver com o que é natural, por isso há um forte apelo pela questão de estarmos bem também com a NATUREZA.
    UM POUCO DE HISTÓRIA.
    “A marca NATURA, que virou sinônimo de cosméticos no Brasil, foi fundada em 1969 por Antonio Luiz Seabra, como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos, situada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Nela, Seabra e apenas sete funcionários vendiam seus produtos e prestavam consultoria de beleza aos usuários da marca. Foi atendendo e conversando com seus clientes que eles constataram o potencial transformador dos cosméticos, visto que o ato de tratar da pele é a expressão de autoestima do indivíduo. A marca foi lançada baseada na qualidade dos seus produtos, e também na força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes. A NATURA era movida pela paixão do produto cosmético como importante veículo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.” (fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com/).
    Essa harmonia entre o bem estar/estar bem, ou seja o indívíduo estar bem consigo mesmo e estar bem com a sociedade (natureza) é algo muito difícil de se alcançar. Tudo isso depende não só do produto criado, mas também de como esse produto vai ser comercializado. É válido dizer que aNatura, não trabalha somente com um faixa etária: por exemplo há linhas de produtos infantis, para adolescentes, adultos, atendendo tanto o público masculino, como feminino também.
    Mas como alcançar todo esse público? Como a Natura investiu seu capital? Quais são os departamentos existentes para que a missão logística seja atingida? Quais tecnologias são aplicadas à logística?
    A Empresa trabalha com um sistema de venda direta, é através de seus consultores e consultoras, que os produtos Natura chegam até às mão do cliente. Tal afirmação leva-nos a entender que o departamento de vendas dos produtos Natura é o veículo que liga a empresa ao seu consumidor, além de vender os produtos, os consultores e consultoras, também trocam informações sobre os produtos, tais informações são usadas como termômetro de aceitação de cada produto. Um dado importante, é que no ano 2007 houve um crescimento de 16,4% no setor de vendas da Natura, atingindo a marca de 718 mil consultores (Revista Época Negócios, edição de março de 2009). O Capital investido em marketing em 2008 foi de 410 milhões de Reais, obtidos pelo próprio ganho de produtividade da Natura. Os dados atuais de 2011 é de 1,2 milhões de consultores no Brasil, segundo a Natura, houve um crescimento de 17% neste setor e 20% nas operações internacionais.
    Sabemos no entanto, através de tudo que já estudamos até aqui, que um departamento de marketing e vendas forte, também precisa ter um sistema de produção e armazenagem trabalhando de formaconjunta e harmoniosa, para se ter êxito na missão logística.
    A empresa Natura se divide nos seguintes departamentos: Operações Comerciais, Fábricas, Escritórios Regionais, Centros de Distribuição, Casas Natura, Laboratório de Pesquisa Tecnológica.
    Operações Comerciais: Departamento responsável pelas estratégias de comercialização dos produtos e expansão da empresa tanto no Brasil como também no mercado externo.

    “Acreditamos que a expansão internacional por meio de uma marca de expressão global mantém-se como   importante vetor para nossa evolução futura. Vale ressaltar que, ainda antes do agravamento da crise   econômica global, tomamos a decisão de postergar, sem prazo definido, a entrada no mercado dos Estados Unidos. Focaremos nossos esforços nas operações em países onde já estamos presentes, por demonstrarem que nossa marca, produtos, valores e modelo de vendas têm grande aceitação e espaço para ampliação.”
    (Fonte:http://www2.natura.net/Web/Br/relatorios_anuais/src/estrategia_gestao.asp).   

    Fábricas:   Departamento responsável pela produção de produtos. Um ponto interessante a ser ressaltado: “Não é do interesse da Natura ter fábricas próprias no exterior, a empresa aposta na terceirização.”
      “Aposta na terceirização
    A Natura não pretende ter fábricas próprias no exterior. Atualmente cerca de 40% do que é comercializado pela empresa não é produzido por fábricas próprias – e ela não pretende mudar essa participação de parceiros.
    Hoje, tudo que é vendido fora dopaís é produzido no Brasil – e representa cerca de 10% do volume da produção. As operações no exterior crescem 40% em vendas em moeda local, segundo a Natura. Nos próximos 10 anos a empresa pretende ser uma marca de expressão mundial.”(Revista Exame)
    Escritórios regionais: Departamento que controla os consultores por região, servido também de ferramenta de coleta de dados para futuros lançamentos de produtos com características de cada região. No exterior os escritórios regionais são importantíssimos, pois um país difere de outro por cultura e outros segmentos. 
    Para nós, que elaboramos este projeto, os escritórios regionais é uma tendência do mercado futuro, as empresas precisam personalizar alguns produtos para cada região. Todos os integrantes deste projeto moram no Japão, e é visível a dificuldade de empresas ocidentais se estabelecerem aqui. Por exemplo, no caso da Natura, seria necessário entender o gosto dos japoneses em relação a perfumes, sabonetes e etc. Será que seria compatível com o gosto dos brasileiros? O escritório regional, ajudaria muito em pesquisas de público.
    “O projeto de regionalização, que começou em 2008, contempla o desenvolvimento de linhas específicas, como a linha TodoDia Inverno, que foi lançada esse ano exclusivamente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os produtos foram criados para combater o ressecamento da pele nos dias frios – a linha terá uma versão, mais leve, à base de graviola para o Norte e Nordeste. “A ideia é aproveitar o perfil de consumo, as diferenças culturais e de clima de cada região para lançar produtos. O hábito de compra do consumidor do sul se assemelha ao do europeu”, afirma Rissel” (Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1050473)
    Centro de Distribuição: Departamento responsável pela armazenagem e distribuição dos produtos Natura. Os centros de distribuição serve para diminuir custos de transportes e outros.

    “A Natura vai abrir dois novos centros de distribuição no Brasil até o fim do ano, como parte de um plano de reorganização de sua malha logística.
    Belém (PA) e Uberlândia (MG) foram as cidades escolhidas para abrigá-los. O objetivo, de acordo com a empresa é diminuir custos de transporte, reduzir o impacto ambiental e o tempo de entrega dos produtos às consultoras.
    O investimento integra um projeto maior, de reorganização da estrutura de logística do grupo, que começou a ser desenhado no ano passado. O projeto está pronto, mas as mudanças devem ser concluídas até o segundo trimestre de 2011.” (Fonte:http://naturavendas.wordpress.com/2010/07/26/natura-tera-centro-de-distribuicao-em-belem-e-uberlandia/)

    Casas Natura: Lugar onde o cliente é levado para demonstração de uma forma mais ampla dos produtos Natura. É um departamento voltado para distribuição, comercialização dos produtos.
    Na nossa visão, a Casa Natura é uma ótima ferramenta logística, pois aproxima o consumidor da produção numa escala geral. Exemplo: Uma mulher vai até a Casa Natura, intencionando ver a linhade perfumes para mulher, chegando lá ela se depara com outros produtos, como; sabonetes, cremes e etc. Foi criada então uma oportunidade de venda de outro produto.

    Laboratório de Pesquisa   Tecnológica:   Como o nome já diz esse departamento é responsável pela pesquisa tecnológica e fabricação de novos produtos.
    “A Natura, maior fabricante brasileira de cosméticos, fechou um contrato com o Laboratório Nacional de Luz Síncroton para instalar um laboratório de pesquisa dentro do Laboratório Nacional de Biociência do Síncroton. O objetivo é promover pesquisas em pele e cabelo para o desenvolvimento de novos produtos cosméticos da empresa.” (Fonte:http://www.brasilinovacao.com.br/brain-news/noticias/natura-faz-parceria-para-pesquisa-de-cosmeticos/).

    Todos estes departamentos trabalhando em harmonia, fazem com que a Natura consiga atingir a missão logística, que é tornar disponíveis os produtos certos e requiridos, no tempo certo, no local certo, nas condições adequadas, ao mesmo tempo que também há grande contribuição para empresa. Segundo alguns dados que coletamos, a Natura é nos últimos 5 anos, tida como uma das mais valiosas, admiradas e desejadas empresas do Brasil por institutos de pesquisa e veículos de comunicação. (Revista IstoÉ: “As marca mais valiosas do Brasil”).
      Parte do ciclo logístico da empresa é entregar, a cada 21 dias, 950 mil caixas de produtos para mais de 1.2 milhões de consultoras - seus “pontos de entrega” - no Brasil, América Latina e França. Alémde produzir cerca 400 milhões de unidades de produtos, a empresa separa e entrega 16 milhões de caixas por ano. 
    Para que haja entendimento, prescisamos explicar o papel da tecnologia, como ferramenta fundamental   para que tudo isso funcione bem: A tecnologia é essencial, desde a compra das matérias-primas, até a expedição dos produtos fabricados. Para a engrenagem de uma empresa como a Natura funcionar, e funcionar bem, precisa-se ter um controle, tanto do que entra (Matérias-primas), como do que sai (produto finalizado).
    Toda a fabricação e distribuição da Natura é feita de forma manual, não há uso de robôs, no entanto o controle de todo o ciclo logístico é feito por hardware e software, um bom sistema de telecomunicação e boa gestão de dados e informações. Segundo Rezende e Abreu (2000, p.76) diz que a TI (tecnologia da informação) está fundamentada nos componentes citados à cima. 
    Vale ressaltar que a ferramenta logística usada para controle de compras e vendas e estoque ainda é o código de barras. Na nossa opinião o uso do RFID seria o ideal para Natura, apesar do seu alto custo.
    O uso da ERP (Enterprise Resource Planning)   ou SIGE (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) para uma empresa como a Natura é essencial. Vejamos o conceito de ERP: 
    “São sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
    Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.” (Fonte: Wikipédia).

    Com a mudança quase que diária de tecnologias, é necessário sempre estar atento a mudanças neste mercado, principalmente numa empresa de grande porte como a Natura. A versão do SAP 4.7 (Software de Gestão de Negócios) usado pela empresa atualmente, é totalmente estável e suas funcionalidades atendem os interesses da empresa. E do interesse da TI da empresa manter essa versão até 2012.
    No mercado atual temos uma nova versão do SAP, a versão 6.0. (Fonte: SAP Brasil)

    POLÍTICAS:

    Política de Controle de Custos
    Os custos logísticos, segundo o Ministro dos portos, Pedro Brito, ficou em torno de 16% do PIB brasileiro (Livro Texto, p. 190). Com base em informações como essa, é necessário cuidado com este assunto, não só para Natura, mas todas as empresas.
    A estratégia usada pela Natura é a abertura de Centros de Distribuição e Escritórios Regionais em pontos estratégicos, visando reduzir os custos com transporte. 

    Estocagem Inteligente
    Para satisfazer as exigências do mercado, a Natura, procura estocar de forma inteligente os seus produtos. Lembrando que; o produto tem quechegar na hora certa, nas condições adequadas, tudo isso depende da estocagem.

    Tecnologias usadas pela Natura em seus Cds:
    *WMS (Sistema de Administração de Estoque)
    *Organização por Código de Barras
    *Formas de Controle de Estoque -FIFO (First In, First out).

    Redução do Tempo do Ciclo
    Como foi dito anteriormente, o sistema de venda da Natura, é feito de forma direta, entre os consultores Natura e seus clientes, facilitando assim a produção, pois tudo é produzido de acordo com o mercado.

    Redução de Espaço
    Existe um padrão nos Cds da Natura no que diz respeito a infraestrutura (lembrando que A Natura transporta dentro das fábricas, materiais tóxicos):
    *Espaço adequado para o trabalho precisa ser disponibilizado.
    * O projeto das instalações físicas deve permitir limpeza fácil e adequada e
    prevenir a entrada e abrigo de pragas .
    * Áreas gerais e locais sociais (e. g. entradas, salas de espera, cantinas,
    banheiros, vestiários) não podem ser abertas diretamente a áreas de
    separação dos produtos e devem ser mantidas limpas.
    *O lay-out deve minimizar o risco de contaminações cruzadas ou mistura de
    lotes.

    Acompanhar Mudanças
    A Natura, tem a como meta, sempre melhorar, para atender seus clientes. Com base nisso observamos algo muito interessante: a visão de futuro da empresa. Mensalmente é repassado para funcionários e clientes, pesquisas de opinião, com o intuito de melhorar condições de trabalho e atendimento ao cliente.

    Segurança no Trabalho

    “A Natura

entende que o respeito à segurança e à saúde ocupacional de seus colaboradores e terceiros são fatores fundamentais na construção do bem-estar-bem.
Essas bases estão diretamente integradas a sua estratégia de negócio.
Em função disso, a empresa e seus colaboradores traduziram suas aspirações por meio da Política de Segurança e de Saúde do Trabalho Natura, comprometendo-se a:
  Observar as leis e as regulamentações aplicáveis relacionadas à segurança e à saúde ocupacional em todas as atividades e setores.
  Incorporar obrigatoriamente a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais a todos os processos de trabalho e a todos os colaboradores e prestadores de serviços, sendo sua obediência uma condição de emprego.
  Proporcionar educação e treinamento em segurança e saúde ocupacional como parte integrante da formação profissional de seus colaboradores, cuja aplicação deverá ser rigorosamente cumprida.
  Realizar periodicamente auditorias/inspeções para avaliação da eficácia das ações de prevenção nos processos de trabalho e instalações, a fim de buscar constantemente o aperfeiçoamento das condições de segurança e saúde ocupacional.
  Possuir planos de emergência em suas unidades para corrigir e minimizar as conseqüências de eventuais acidentes. Atividades de análise de acidentes e incidentes, controle e prevenção de riscos devem ser desenvolvidos continuamente.
  Buscar a melhoria contínua na área, sendo a única meta aceitável "zero acidentes e zero doenças", uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.6 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (775.2 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com