TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Spoilers na mídia

Por:   •  2/12/2017  •  Abstract  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA E SPOILERS NA MÍDIA

Considerando a moral como um conjunto de regras acordadas entre um determinado grupo de indivíduos e a ética como uma opinião formada por apenas um individuo desse grupo, conclui-se que existe a possibilidade de um individuo agir de forma imoral sendo ético e vice-versa. Ao contrário de uma sociedade, há casos em que a mídia abandona esse acordo social em detrimento de um número, recolhimento ou “furo”, ignorando a racionalidade e abraçando suas inclinações.

A tecnologia avança, os meios de comunicação mudam e as tensões da vida moral se alteram.

Ao olhar de Immanuel Kant, ações guiadas por um hiperativo hipotético visam um bem maior que a razão, ou seja, uma ação que ao seu fim objetiva um valor ligado ao pathos desprezando o valor acordado com um determinado coletivo, e, trazendo o tema a contemporaneidade, essas ações podem ser encontradas facilmente no meio midiático e social do mundo.

No universo de notícias e reportagens, encontra-se uma competição já naturalizada entre redações, emissoras e imprensa que disputam releases, audiências e furos de reportagem, sendo este último o que mais choca o seu público-alvo e atraí resultados. A demanda é alta e tudo que se é publicável é uma possibilidade de atingi-la mesmo que isso incomode, exponha ou prejudique algum sujeito envolvido, e ao mesmo tempo abre espaço para a discussão da ética na mídia.

Em 2015 encontra-se um caso notório em que os nomes dos dois finalistas do reality show “Masterchef Brasil” foram vazados por um veículo midiático que não tinha nenhum vinculo com a emissora do programa cerca de quatro meses antes do episódio final, comprometendo a audiência do programa e aumentando o número de acessos do veiculo que, mesmo depois do furo de noticia, continuou cobrindo cada capítulo do programa.


Assim, a boa vontade é a possibilidade de ser racional e agir de acordo com a razão, logo se de má fé você dá um spoiler para alguém que não quer ouvir, você é imoral, pois o critério da boa-ação é a intenção.

https://quadrinheiros.com/2016/11/10/moral-etica-e-super-herois/

http://www.bcharts.net/index.php?/topic/38332-vazamento-da-final-do-masterchef-profissionais-reacende-pol%C3%AAmica-do-spoilers/

http://www.intervozes.org.br/direitoacomunicacao/?p=27360

http://www.feedbackmag.com.br/falta-de-etica-ou-coisa-pior/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com