TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABNT ARTIGO

Dissertações: ABNT ARTIGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa trazer um resumo de um texto argumentativo, onde o autor nos apresenta extraído do artigo da Série Ideias “Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo” de João Carlos Martins, cuja, ideia central do autor é a criança e suas relações com o meio que a cerca. A partir da leitura do texto compreende-se que a criança, a linguagem e percepção estão intimamente ligadas e entende-se o processo ensino aprendizagem de forma mais completa com seus instrumentos psicológicos (signos > linguagem) e outras relações desenvolvidas no homem com o mundo e consigo mesmo, por meio de relações mediadas ao longo da história.

DESENVOLVIMENTO

João Carlos Martins (1999) em seu estudo sobre Lev Semyonovitch Vygotsky, mostra novos significados para a vida em sociedade. Ainda segundo o autor, a interação de adultos que contem mais experiência, com as crianças que são menos experientes, especialmente quando vinculada ao conceito de internalização ao longo do processo interativo, onde as crianças aprendem com situações variadas e atribuindo toda importância às interações mútuas.

Para Vygotsky : “Tudo que está no sujeito existe antes no social (intermental) e depois no plano psicológico (intramental)”.

Essa abordagem destaca a origem social do desenvolvimento pessoal, pois entende que as vivências ou processos sociais são internalizados, isto é, pelo indivíduo através de funções mentais.

Na Teoria Construtivista de Jean Piaget, o sujeito é ativo e em todas as etapas de sua vida procura conhecer e compreender o que se passa à sua volta. Mas não o faz de forma imediata, a cada momento decorrem do que Piaget denominou esquemas de assimilação, ou seja, esquemas de ação (agitar, sugar, balançar) ou operações mentais (reunir, separar, classificar, estabelecer relações), que não deixam de ser ações mas se realizam no plano mental. Com os estádios ou estágios por onde passamos, vamos percebendo as diferenças evolutivas motoras e mentais.

O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.

Jean Piaget

Os estudos psicogenéticos da aquisição da leitura e escrita realizadas por Emília Beatriz Maria Ferreiro Shavi nos desafiam ainda a repensar nossos princípios pedagógicos e a rever nossas concepções de conhecimentos, ensino e aprendizagem, consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita; mas, por sua vez, a escrita constituída permite novos processos de reflexão.

Conclui Emília Ferreiro:

“A invenção da escrita, foi um processo histórico de construção de um sistema de representação, não um processo de codificação.”

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A elaboração de conceitos pedagógicos encontra muitas vezes em nosso país barreiras que precisam ser vencidas e discutidas sobre a função da escola dentro da sociedade, pois muito se fala,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com