TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSIBILIDADE DOS LABORATÓRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS PIRAPORA

Trabalho Escolar: ACESSIBILIDADE DOS LABORATÓRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS PIRAPORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

CAMPUS PIRAPORA

ACESSIBILIDADE DOS LABORATÓRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS PIRAPORA

Resumo: Pensando em garantir o direito de todos à educação, esse projeto pretende transformar o Instituto Federal do Norte de Minas-Campus Pirapora em um lugar acessível a todos, especialmente aos portadores de necessidades especiais. Objetiva-se também romper as barreiras estruturais que, por vezes, dificulta/impossibilita o acesso desse segmento de alunos. Com esse intuito serão desenvolvidas ações que ajudem e facilitem o dia-a-dia de todos os alunos no Campus. O projeto é dividido em quatro etapas que objetivam o melhoramento dos espaços de estudo, e torne possível a integração de todos ao ambiente escolar.

Palavras-chave: acessibilidade-laboratórios-educação-inclusão-adequação

1.0- INTRODUÇÃO

Observando a história da civilização humana percebe-se que em vários momentos o homem luta pela inclusão.Em um mundo marcado pela diferença, a educação tem por objetivo trabalhar com a humanização e o acolhimento do ser humano em um todo, garante Eliana Maia citada por Pinheiro (2005).Sem dúvida, a razão mais importante para o ensino inclusivo é o valor da igualdade, que apesar das diferenças, todos têm direitos iguais.

É preciso que a inclusão promova o desenvolvimento do seu aluno, e não apenas oferecer a oportunidade da convivência social. Promover a inclusão de deficientes significa, sobretudo, uma mudança de postura e de olhar acerca da deficiência.

Porém é importante perceber que vivenciamos um momento conhecido com Era da Informação onde a tecnologia da informação tem dominado todos os ambientes da sociedade. Assim, é de fundamental importância que educação se renda à transformação tecnológica para que possa continuar no seu processo de inclusão.

Levando em consideração a grande inserção da informática na educação e percebendo que o IFNMG Pirapora com cursos de informática em diversos níveis a adequação acessível dos laboratórios de informática se torna necessária.

2.0- objetivos específicos

• Comprovar necessidade de acessibilidade do público na microrregião de Pirapora;

• Amostrar previsão de acolhimento de alunos portadores de necessidades especiais;

• Definir ações para adequar os laboratórios de informática quanto à acessibilidade;

• Definir regras para a construção de novos laboratórios acessíveis;

3.0- A INCLUSÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO

A Educação Inclusiva é um processo que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos do ensino regular. Tem por objetivo o crescimento e satisfação pessoal e a inserção de todos.

A proposta da Educação Inclusiva implica em mudanças estruturais nos sistemas educacionais, ou seja, a adoção de um novo paradigma educacional fundamentado no processo de construção do conhecimento e no respeito à diferença.

Uma escola inclusiva é aquela que educa todos os alunos em salas de aula regulares, em que todos os alunos recebem oportunidades educacionais adequadas, que são desafiadoras, porém ajustadas as suas habilidades e necessidades, recebem todo apoio e ajuda de que eles ou seus professores possam da mesma forma, necessitar para alcançar o sucesso nas principais atividades, de acordo com o pensamento de Staimback(1999, p.22-26).

Mas uma escola inclusiva vai além disso, ela é um lugar do qual todos fazem parte, em que todos são aceitos, onde todos ajudam e são ajudados por seus colegas e por outros membros da comunidade escolar, para que suas necessidades educacionais sejam satisfeitas.

4.0- Diferença entre inclusão e Integração

Compreende-se por “inclusão escolar” a educação para todos, que trabalha para reverter o percurso da exclusão. E o procedimento é criar espaços, estruturas e condições para a diversidade dos alunos. Não é fácil promover e assegurar a inclusão, requer muita luta e esforço, insistência e persistência.

A integração se relaciona diretamente com pessoas com deficiências físicas. Enquanto a escola se esforça para se adaptar em receber os alunos em todas as suas necessidades, a integração vai desenvolver a adaptação do aluno em todo o esforço realizado pela escola. É preciso esclarecer que tanto a inclusão como a integração trabalham juntas pela inserção de todos. (SASSAKI.1998,s/p).

A integração é um termo muito mais restrito que a inclusão, por lutar pelos direitos de pessoas com deficiências físicas. Já a inclusão, trabalha a favor do direito de todos, independente de qual seja sua deficiência ou necessidade especial.

5.0- INCLUSÃO DIGITAL -Acessibilidade para Educandos com Necessidades especiais

Em 2008 instalou-se um novo jeito de pensar e de se comportar, de olhar os portadores de deficiências, criou-se a nova Política Nacional de Educação Especial.

A lei garante o acesso a educação e as adaptações são fundamentais para garantir o acesso e a permanência do educando na instituição escolar. Criar possibilidade para o educando com necessidade especiais observando as particularidades de cada um favorece o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

6.0- Proposta de ação

Os métodos de trabalho para se obter um melhor resultado serão constituídos em três etapas: Coleta de dados do público com necessidades especiais presente na microrregião de Pirapora/ Amostragem do percentual desse público que seria acolhido pelo IFNMG Campus Pirapora/ Levantamento de outras necessidades especiais que não se enquadram como deficiência.

6.1- Desenvolvimento do Projeto

Na primeira fase, através de uma coleta de dados com os órgãos municipais e regionais presentes na microrregião, será apontada a quantidade de pessoas com necessidades especiais que poderão estudar no Instituto Federal da cidade.

Concluída a primeira fase, na segunda será feita uma amostragem através da quantidade de portadores de necessidades especiais, são possíveis alunos em relação à quantidade de estudantes recebidos pela instituição nos diversos processos seletivos oferecidos pela mesma.

Outro objetivo do trabalho é fazer com que todos se sintam inclusos. Na terceira fase será detectado outras necessidades através de coletas de dados com alunos do próprio IFNMG.

7.0- Resultados Esperados

Após a conclusão e desenvolvimento das três etapas, será analisado o estado físico dos laboratórios, fazendo com que se possa definir as melhores adequações a serem feitas e desenvolver as normativas para construção de possíveis laboratórios de informática.

Espera-se que com isso que os alunos possam sentir-se cada vez mais inclusos, proporcionando uma melhor educação, o que resultaria na formação de um profissional com uma base mais consolidada para atuar no mercado de trabalho.

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »