TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDENTES DE TRABALHO ENVOLVENDO PROFISSIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE

Trabalho Escolar: ACIDENTES DE TRABALHO ENVOLVENDO PROFISSIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O trabalho vem abordando o tema de “Acidentes relacionados a profissionais da saúde”. Através de artigos pesquisados, ocorrido entre os anos de 2002 a 2009 em hospitais e universidades.

Acidente de trabalhos é o que ocorre a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

As causas frequentes são: fraturas, luxações, amputações e outros ferimentos. Muitos causam a morte do trabalhador. A atualização tecnológica constante nas fábricas e a adoção de medidas eficazes de segurança resolveriam grande parte deles. Foram afetados não só com contaminações e sim com objetos perfuro cortantes e entre outros.

Na sequência, aparecem os casos de lesões por esforço repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort), que incluem dores nas costas. Em terceiro lugar, aparecem os transtornos mentais e comportamentais, como episódios depressivos, estresse e ansiedade.

Embora o número de acidentes esteja caindo gradativamente, reconhece que ainda há muito que melhorar. Ainda acontece de empregadores e trabalhadores acharem que as medidas de segurança atrapalham o serviço e não levarem as normas a sério.

Objetivo Geral

O objetivo do trabalho esta em abordar temas, ou seja, artigos específicos para profissionais na área da saúde sendo ele nutricionista, enfermeiro, dentre outros profissionais.

Trata-se de assuntos do cotidiano de qualquer profissional, e o risco encontrado em sua profissão, como acidentes de trabalho causados por perfuro cortantes, contaminação direta ou indireta, esses e outros acidentes. E mostrar o lado de métodos profiláticos mais adequados para seu ambiente de trabalho.

Método

Utilizado o método tradicional para a elaboração, através de pesquisas de artigos científicos (SciELO), mantendo relatórios argumentativos, boa textualidade; enfatizando os problemas profissionais.

Trata-se de pesquisa aplicada, podendo esclarecer e aprimorar o desenvolvimento deste, utilizado vocabulário formal, onde se destaca principais informações do assunto tratado.

Artigos Científicos

Relatos sobre profissionais que se contaminam com exposição de materiais biológicos no ambiente de trabalho, principalmente com doenças infecciosas. Um dos meios de prevenir contra esses riscos são usos de equipamento de proteção individual, evitar muito contato com pacientes de alto nível de infecção. E com isso foi montado um estudo avaliando acidentes com profissionais através de material biológico no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, durante o período de janeiro de 2006 a maio de 2007. E neste estudo estavam selecionados alguns tipos de doença como HIV, hepatite do tipo B e C e algumas outras doenças.

Mas o principal era que a maioria das contaminações ocorreu com manuseio de agulhas e mucosa, o grupo principal que estava contaminado era dos profissionais de enfermagem.

Para que ocorresse a redução desses acidentes foi abordada a adoção de normas preventivas para que reduzisse acidentes com material biológico no ambiente hospitalar. Acidentes hospitalares atualmente são considerados de maior risco, por isso deve dar importância para educações profiláticas.

Sobre esse estudo os meios de profilaxia não foram indicados na maioria dos casos, e em alguns casos que ocorreu o meio de profilaxia a contaminação aconteceu por via percutânea. Outro detalhe que deve ser levado em conta é falto de material específico para os profissionais manusearem.

O acidente de trabalho segundo o Ministério de Previdência Social é toda lesão ou distúrbio permanente ou temporário, morte ou a perda e redução da capacidade de trabalho. Contendo três categorias:

• típicos – aqueles decorrentes da característica da atividade profissional realizada pelo indivíduo;

• de trajeto – ocorrem durante o percurso entre a residência e o local de trabalho;

• doenças do trabalho – aqueles ocasionados por qualquer tipo de doença profissional ligada a determinado ramo de atividade.

O estudo destas ocorrências permite uma avaliação das relações entre o homem e o ambiente onde ele exerce suas atividades, seu equilíbrio e sua deterioração, aprimorando o conhecimento técnico-científico e permitindo o planejamento e a avaliação das ações voltadas para os trabalhadores.

A Norma Regulamentadora Quatro (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) classifica os serviços médico-hospitalares como organizações que apresentam grau de risco 3 e são considerados como insalubres, expondo pacientes e profissionais a riscos variados. Segundo Rezende (2003), os profissionais que lidam, direta ou indiretamente, com a saúde dos pacientes preocupam-se muito com a assistência oferecida aos usuários, priorizando o seu conforto e bem-estar.

O hospital é um ambiente que expõe os trabalhadores. Eles são chamados doença profissional e doença de trabalho. Com acordo com a lei n: 7498 de 25 de junho de 1986 do conselho federal de enfermagem.

O serviço de enfermagem e praticado pelo técnico em enfermagem ou auxiliar de enfermagem vai depender do grau de capitação de cada profissional. Os trabalhadores de enfermagem requerem uma grande aproximação física com os pacientes. Esses profissionais eles são expostos a vários fatores de riscos causados pelo acidente de trabalho. Podem ser físicos, químicos, mecânicos, biológicos entre outros riscos.

Os acidentes de trabalho são considerados quando tem colisão entre a pessoa e o agressor causando danos corporais em longo prazo causa doença ocupacional. Os fatores que mais contribuem para um acidente de trabalho são falta de segurança.

Tem-se como acidente de trabalho quando o trabalhador esta no seu horário de expediente, pouca atenção esta sendo dada para os acidentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com