TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACONSELHAMENTO PASTORAL MATRIMONIAL: ACOMPANHAMENTO E CURA PARA CASAIS EM CRISE

Por:   •  29/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.480 Palavras (14 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 14

ACONSELHAMENTO PASTORAL MATRIMONIAL: ACOMPANHAMENTO E CURA PARA CASAIS EM CRISE

ITAMAR SILVA MELO

 

                           FACULDADE FUTURA/ ACONSELHAMENTO   E PSICOLOGIA PASTORAL

RESUMO

Constantemente nos deparamos com casais e famílias em crise, em grande parte o cenário social, econômico e em alguns casos políticos tem atingido os lares desde que foram classificadas como tais. Com o intuito de auxiliar e acompanhar essas famílias e, principalmente, aconselhar os casais em relação a suas vidas conjugais, espaços e projetos tem sido desenvolvidos dentro das igrejas por pastores com a finalidade de acompanhar e auxiliar na restauração de casais que se encontram em momentos de crise em seus relacionamentos. Atualmente esse processo de aconselhamento pastoral, não se trata mais de esclarecer o que é esperado de cada conjunge dentro de um matrimônio e estabelecer os padrões de conduta de ambos e sim de analisar e entender por meio de um olhar psicológico e pastoral quais são as necessidades, dificuldades e carências deste casal, através de um acompanhamento e aconselhamento visando o rejuvenescimento da saúde deste matrimônio.

Palavras Chave: Aconselhamento, Pastoral, Psicologia, Casais em crise, Restauração.

ABSTRACT

We are constantly faced with couples and families in crisis, largely the social, economic and in some cases political scenery has hit homes since they were classified as such. In order to assist and accompany these families and, especially, to advise the couples in relation to their conjugal lives, spaces and projects have been developed within the churches by pastors in order to accompany and assist in the restoration of couples who are in moments of crisis in their relationships. Nowadays, this process of pastoral counseling is no longer about clarifying what is expected of each conjugate within a marriage and establishing the standards of conduct of both, but of analyzing and understanding through a psychological and pastoral look what are the needs, difficulties and needs of this couple, through an accompaniment and counseling aimed at rejuvenating the health of this marriage.

Keywords: Counseling, Pastoral, Psychology, Couples in crisis, Restoration.

INTRODUÇÃO

Mesmo a sociedade havendo passado por diversas metamorfoses no decorrer dos anos, ainda hoje podemos encontrar adeptos da teologia prática principalmente quando se refere a área de aconselhamento pastoral, onde perdura o ponto de vista onde o aconselhamento pastoral é considerado por alguns como sendo um ato banal de  se dar conselhos.

Entretanto essa ideologia atualmente não é mais disseminada por pastores e lideres cristãos, atualmente o direcionamento pastoral é compreendido como uma atuação do pastor junto a indivíduos cristãos, que por intermédio de ferramentas bíblicoteológico-pastorais, além do respaldo psicológico, que unidos auxiliam no apoio e restabelecimento de pessoas e casais em crise.

O aconselhamento e a psicologia pastoral, hoje pode ser definidos como a ciência de auxilio espiritual e prática, pois enquanto promove assistência psicológica aos casais também fortalece o lado espiritual dos indivíduos.

De acordo com CLINEBELL 2011, pastoralista norte-americano essa ideologia de aconselhamento pastoral passou a ser desenvolvida com base em três princípios primordiais: crescimento, libertação e integralidade. Ao seu olhar,         a ciência de agir de um pastor         deve ser dirigida para as seguintes atribuições: cura, sustentação, orientação, reconciliação e nutrição. Sendo estas concepções indispensáveis para o tratamento de acompanhamento e aconselhamento pastoral para casais que estão passando por momentos de crises matrimoniais.        

        Segundo CLINEBELL 2011; HOCH 2003; FARRIS 1996, os motivos que podem erupcionar a crise entre os cônjuges são variados, entretanto foi observado que essas incidências podem ser qualificadas em dois tipos fundamentais: desenvolvimentais e emergenciais ou acidentais. O primeiro fator destacado refere- se as adversidades do desenvolvimento humano como nascimento, crescimento, maturidade dentre outras relativas as fases da vida. No entanto as crises emergenciais ou acidentais são fatores que podem influenciar o indivíduo em qualquer fase da vida, de maneira que expõe os envolvidos a situações inesperadas e em circunstâncias excepcionais como: acidentes, desemprego, doenças graves, roubo, mudanças, crise conjugal, divórcios, entre outros.

        Da mesma maneira todas as transformações construtivas nas relações e no comportamento igualmente produzem mudanças inegáveis nos sentimentos e atitudes dos indivíduos CLINEBELL 2011. Sendo assim um dos princípios do aconselhamento pastoral é auxiliar os indivíduos com seus dilemas imediatos, bem como nas tomadas de decisões, no cuidado no que tange as atitudes que geram conflitos e crises, como também no aperfeiçoamento de aptidões de enfrentamento em resoluções presentes e futuras.

        Habitualmente os indivíduos com dificuldades conjugais e familiares recorrem a assistência pastoral com maior incidência do que buscam apoio de profissionais de saúde mental não religiosos, visto que empenham a fé como meio de satisfação e ajustamento conjugal.

        Com o intuito de oferecer um atendimento e aconselhamento psicológico pastoral efetivo, os líderes religiosos que atuam em igrejas cristãs buscaram desenvolver as habilidades para o aconselhamento de casais e famílias em situações de conflito, outrossim cooperando para o bem estar mental, físico e espiritual dirimindo desta forma as crises comportamentais e conjugais.        

A ESTRUTURA FAMILIAR E O CASAMENTO NA ATUALIDADE

        Desde os primórdios da sociedade, a família é vista como o alicerce de um povo, cultura e nação. Sendo assim toda estrutura básica de uma sociedade encontra se firmada na questão familiar, dessa forma a instituição do casamento consagradamente é vista e conhecida dentro desse sistema básico como família.  

        Embora com o passar dos anos tenha se notado uma grande gama de arranjos familiares, configurações e rituais, o casamento ainda perpetua a realidade de diversos povos e nações.

        Contudo a modernidade e os avanços também afetaram os padrões convencionais das formulações originais das famílias e dos casamentos no decorrer da história, resultando em uma diversidade de arranjos e configurações familiares.

        Como relata RIO e GOMES 2009, essas novas formulações fogem dos modelos tradicionais e idealizados até então:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com