TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD ADMINISTRAÇAO

Artigo: AD ADMINISTRAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade

1) Depois de estudar sobre os ciclos econômicos ( unidades 1 ) que caracterizaram o modelo econômico do país por mais de quatrocentos anos, como você avalia os efeitos que a “colonização de exploração” deixou no Brasil?

R: Nesses 400 anos foi de intensa exploração, através do chamado Monopólio Comercial, ou Pacto Colonial; taxas tributárias, impostos alfandegários; e tinha total domínio da Metrópole sobre a região Colonial.

Os principais efeitos posso citar : O atraso democrático e econômico do Brasil;

A Messigenação das raças no Brasil, com a vinda dos Escravos africanos para o trabalho no Ciclo do Açúcar, mais tarde outros imigrantes como italianos, alemães, japoneses; estes já no Ciclo do Café.

A expansão do território, dando origem a novas cidades, no Ciclo do Ouro, onde em busca de enriquecimento rápido, muitos portugueses vieram para a Colônia.

E a evolução da Industrialização, primeiro no Ciclo do Algodão, com investimentos de empresários ingleses e mais tarde com a crise do Café.

2) Comente a atuação do governo brasileiro, através do uso de instrumentos de política monetária e fiscal (unidade 5) , na busca de soluções relacionadas ao combate a inflação.

R: Nos governos brasileiros foram vários instrumentos utilizados, para solucionar e combater a Inflação. Que são :

-Taxas de Juros elevadas, para inibir o consumo, atrair capital externo; esse instrumento se mantém até nos dias de hoje;

-O Congelamentos dos Preços e Salários no Plano Cruzado, Bresser, Collor 1 e 2, o qual não surtiu efeito no controle da inflação;

-A desmotização, que é a redução de moeda circulando na economia, o qual achava que levava ao aumento da demanda por bens e serviços.(Plano Collor);

-Aumento da Carga Tributária (ajuste Fiscal) para diminuição do déficit público;

-Desindexador URV, no Plano Real, para ajustar os preços para a transição a nova moeda o Real;

-Taxas de Câmbio Flutuante.

3) Na unidade 6 você estudou o processo inflacionário no Brasil. Você viu que a partir da década de 80, foram implantados diversos planos econômicos que fracassaram na tentativa de acabar com a inflação. O último, o Plano Real, completou treze anos este ano. Faça uma análise dos pontos positivos e negativos desse plano econômico. Cite 2 pontos positivos e 2 negativos.

R: Pontos Positivos: Aumento do Consumo – (facilidade de comprar aprazo devido a estabilidade da economia); e o controle da inflação, o Superávit da Balança Comercial, isso pode fazer com que diminua ainda mais os juros.

Pontos Negativos: Desemprego (apesar de ter melhorado, mas não o esperado) e a Má distribuição da Renda, e Baixo crescimento econômico.

4) Na unidade 8 você estudou o Balanço de Pagamentos. Sendo assim, responda quais os efeitos positivos e negativos da valorização do REAL sobre as contas externas do país.

R: Efeitos Negativos:

-Os produtos para exportação ficam mais caros, isso faz com que reduza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com