TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD UNISUL Logistica

Ensaios: AD UNISUL Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação à Distância

Disciplina: Gestão de Operações e Logística I

Curso: Sistemas de Informação

Professor: Enedina Silva

Nome do aluno: Marta Aguilar Dias

Data: 15/02/15

Orientações:

• Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

• Entregue a atividade no prazo estipulado.

• Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul (em espanhol: Mercado Común del Sur, Mercosur) é a união aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de alguns países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O site GuiaLog <www.guialog.com.br> acesso em 09 jan. 2014, trata de importanes questões relacionadas com o Mercosul.

Após leitura do texto O Mercosul no Trilho, disponível no endereço <www.guialog.com.br/ARTIGO267.htm> acesso em 14 jan. 2015 , como você interpreta a afirmação da autora segundo a qual o transporte por rodovias tem ganhado força no sentido de manter altos os níveis dos fretes?

Ao longo dos últimos 20 anos, o transporte ferroviário tem-se desenvolvido muito pouco no mercado Sul Americano após a criação do Mercosul. Considera-se um aspecto negativo visto que com o aumento das exportações para os países vizinhos os produtos são barrados à entrada, levando assim a uma acumulação de produtos sem serem escoados e comercializados, traduzindo-se numa incapacidade de gerar lucro para as empresas que exportam e graves consequências para a sociedade. A integração económica no Mercosul teve início nos mercados dos bens físicos visando a total liberdade de transacções comerciais entre os países membros. De salientar que existe também, para além da falta de integração aduaneira e uniformização da legislação, uma falta de estrutura, pessoal e clareza de processos dos órgãos membros, como também da segurança dos caminhoneiros. O número de empresas brasileiras do sector dos transportes que abandona este caso tem vindo a aumentar significativamente por dificuldades na fronteira. Cerca de 5% /ano das empresas deste sector abandonam a actividade, significando menos receitas, poder e emprego para o país. Estes problemas aduaneiros devem ser resolvidos em consenso entre os governos participantes, com medidas comuns de modo a todos saírem beneficiados com a situação em causa.

Questão 2 (2,0 pontos)

A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos atrás nas indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final, esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis.

O artigo Logística Reversa, também encontrado no site GuiaLog <www.guialog.com.br/ARTIGO344.htm> acesso em 14 jan. 2015, aborda a questão dos vasilhames retornáveis e, de um modo geral, trata de questões relacionadas à Logística Reversa.

Através da leitura do artigo e do que você aprendeu na disciplina, posicione-se criticamente a respeito da afirmação do autor do artigo, segundo a qual existe um tratamento diferenciado observado na Logística Tradicional e na Logística Reversa.

Com a mudança das legislações ambientais para mais rigidas e com a consciencialização dos clientes, algumas empresas foram forçadas a adoptar a logistica reversa que se preocupa com o restorno de produtos, peças e embalagens ao processo de produção com objetivo de recuperação de valor, tratamento de lixo e eliminar o mesmo apropriadamente.

Por exemplo as empresas de bebidas ja adoptam este metodo ha muito tempo, sendo que o tratamento oferecido aos produtos provenientes da logistica reversa é diferente do tratamento dado ao da logistica dita tradicional, nesta eles possuem apenas um destino, o consumidor final, já na reversa os produtos têm váriados destinos: reciclagem, descarte, revenda etc dependendo de que produto se trata.

Contudo, um sistema eficiente de logistica reversa pode ter um custo extra na forma de redução de custos operacionais para a empresa no processo de retorno, apesar de propiciar uma vantagem competitiva futura à empresa, pois com este tipo de logistica há retorno de pare dos investimentos empregues para fabrica inicialmente o produto.

Além disto, há também a redução dos custos na compra das matérias primas pois estás poderão ser obtidasatravés da reciclagem, ajudando tambem na vantagem ecologica por haver muito menos consumo de recursos naturais.

Concluimos assim que o que leva uma empresa a investir em logistica reversa é o consumidor, a consciencialização ambiental e o elevado custo das embalagens; mas o grande objetivo que a mesma espera alcançar é a redução de custos de produção e/ou logisticos.

Questão 3 (2,0 pontos)

O Método dos Mínimos Quadrados é uma técnica matemática que procura encontrar o melhor ajustamento para um conjunto de dados tentando minimizar a soma dos quadrados das diferenças entre a curva ajustada e os dados (tais diferenças são chamadas resíduos).

Descreva uma situação na qual fique evidenciada que o Método dos Mínimos Quadrados é mais adequado que o Método de Médias Móveis Trimestrais.

“ O método dos mínimos quadrados pode ser empregado sempre que a série de valores do histórico disposto num gráfico parecer seguir uma reta”, partindo do pressuposto que esta situação descrita cumpre esta regra, podemos considerar que seria mais adequado implementar o Método dos Mínimos Quadrados e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com