TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Alfa 1 -2014.2

Exames: AD1 Alfa 1 -2014.2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1 ( 2,5 pontos )

Observe :

“ Um povo iletrado não é um povo ignorante”

Com base no que foi apresentado acima, elabore um texto que tenha como referência as aulas estudadas. Sua resposta deverá ser através de uma análise reflexiva e ter no máximo 10 linhas.

R.

No desenvolvimento histórico a questão da alfabetização e suas dificuldades em regra geral foram centradas no aluno, apresentando com causas de suas difuldades seu contexto social, alguma dificuldade neurológica, sua família como ambiente psicológico e social desfavorável e as metodologias de ensino que variavam em seus respectivos momentos histórico-filosóficos valorizaram muito o fator externo do aprendizado, é a questão de um código que o aluno precisa se esforçar para aprender, como um ato mecanico. Embora a metodolgia já esteja contemplando, hoje, os aspéctos psicologicos do aluno, sua cultura oral e sua abilidade para aprender através de histórias (ouvindo) não são valorizadas como deveriam. Cada aluno possui um tempo psicológico para decodificar a escrita.

Questão 2 ( 1,0 pontos)

Na aula 5 são apresentadas quatro grandes abordagens para o fracasso escolar: Organicista, Instrumental Cognitivista, Questionamento da escola e Handicap Sociocultural. Explique cada uma delas, baseado nas aulas estudadas.

R. Organicista é a abordagem de caracter médico, o aluno possui dificuldades de aprendizado porque tem algum problema ou disturbio neurológico que dificulta seu aprendizado. Há uma relação direta entre dificuldade de aprendizado e problema neurológico.

Instrumental Cognitivista está relacionada com as descobertas cientifica no campo da psicologia cognitiva. Os problemas no aprendizado do aluno na leitura e escrita estavam relacionados aos fundamentos da psicologia: percepção, memória, linguagem e pensamento.

Questionamento da escola: agora a escola é o mecanismo que produz o fracasso, mantendo a condição do aluno na sua realidade social. A escola não sabe aproveitar a experiência de vida da criança no seu contexto cultural, por isso ela fracassa no seu papel de alfabetizar o aluno.

Handicap : O problema aqui está no contexto social da criança, pois a maioria dos alunos com dificuldade de aprendizado são de classes sociais baixas. Há dificuldade de leitura e escrita porque há pobreza da língua no contexto dela. Como as famílias das crianças são mal preparadas e educadas a criança reproduz este modelo em sala de aula.

Questão 3 ( 2,5 pontos)

Levando em conta que o fracasso citado na questão acima é muito maior entre as crianças pobres, trabalhadoras e negras, faça uma análise reflexiva (no máximo 10 linhas) sobre esse fracasso, levando em conta a interdição ao ato de ler, discutida na aula 04.

R. O que as teorias Organicista, Instrumental Cognitivista, Questionamento da escola e Handicap não levaram em consideração é a intencionalidade política para que haja o fracasso escolar. A falta de estrutura como bibliotecas, a dificuldade para comprar material necessário, a exclusão digital e tecnológica, aponta, para o Estado com um agente negligente neste processo. Chamamos isto da Interdição ao ato de ler. Embora as pessoas não aceitem esta situação sem reivindicar, pois vários movimentos na sociedade buscam ações efetivas do Estado, na escola o fracasso escolar ainda é transferido para o aluno e sua família e não para a raiz do problema, que é a negligencia do Estado.

Questão 4 (2,5 pontos)

As mudanças sócio históricas,mostram as diferentes concepções que fundamentam a diversidade de políticas públicas e de práticas pedagógicas relativas à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com