TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM DE MATERIAIS

Trabalho Escolar: ADM DE MATERIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar o que é, para o que serve e quais são as principais técnicas da administração de materiais.

A administração de materiais engloba várias atividades que são muito importantes para as empresas sendo muito utilizada desde a chegada da matéria-prima até a distribuição dos produtos no mercado.

Cada técnica na administração de materiais tem sua função na empresa e cabe aos empreendedores entende-las e atribuir esses benefícios a sua organização, de modo que essas técnicas ajudaram tanto na maximização de acertos e minimização de erros como também na tomada de decisão da empresa.

RESUMO

A administração de materiais tem como objetivo aumentar a eficiência da gestão de materiais necessários à manutenção das atividades das empresas, suas atitudes visam fazer com que não haja desperdício de qualquer tipo dentro da organização.

As técnicas relacionadas a administração de materiais são pontos fortes para qualquer setor de uma empresa, pois favorecem e facilitam através de suas funções todos os requisitos da empresa desde a produção até a distribuição dos produtos e/ou serviços. Como por exemplo o Just- in-time e a armazenagem.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Essas atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, recebimento, armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle e estoque.

A administração de materiais é bastante ampla e pode contribuir a partir do momento que envolve as seguintes atividades:

- Gerenciamento dos recursos materiais

- Gerenciamento dos estoques:

- Materiais auxiliares

- Matéria - prima

- Produtos/materiais em processo

- Produtos acabados

- Gerenciamento dos Recursos Patrimoniais:

- Equipamentos

- Instalação, prédios, veículos, etc.

- Compras

- Logística externa

- Logística Interna

Do desempenho satisfatório dessas atividades dependem os departamentos de Vendas, Produção, Manutenção, os Setores Administrativos e etc.

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS EM UMA EMPRESA

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais.

Com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor, as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.

Com o crescimento dos custos, é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.

PRINCIPAIS TÉCNICAS LIGADAS A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Just-in-time (JIT): é um sistema em que os fornecedores devem mandar os suprimentos à medida que eles vão sendo necessários na produção. Não há um estoque permanente. Portanto, esse sistema tem como objetivo eliminar tudo o que não agrega valor ao produto ou serviço, utilizando-se de baixos inventários desde o fornecedor até o produto acabado posto no cliente. Portanto, esse sistema não só melhora a qualidade do produto como também, reduz o custo do produto e contribui na agilidade da entrega dos mesmos.

Fornecedor preferencial: técnica que consiste em selecionar fornecedores e garantir qualidade, eliminando testes de recebimento e garantindo feedback e correção de defeitos da fábrica do fornecedor. A escolha do fornecedor preferencial dá segurança e credibilidade da qualidade do produto final, para que o mesmo atenda às expectativas dos clientes. A parceria entre muitas empresas vem contribuindo atualmente e muito para a eficiência da Administração de Materiais. Muitas empresas têm contratos entre si. Ou seja, a empresa que finaliza o produto final, solicitando as matérias-primas necessárias, com disponibilidade e agilidade para atender o cliente, facilitando, portanto a necessidade de grandes estoques.

Programação de fornecedores: mantém um esquema de alimentação contínua da programação e controle da produção (PCP) do fornecedor com as necessidades de entrega, evitando o trânsito de papéis.

Um exemplo dessa tendência é o ECR uma estratégica bastante utilizada no setor de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidos e minimização de custos. Os produtos são identificados com código de barras, há intenso uso de EDI, padronização dos transportes e, o mais importante, uma forte aliança entre fornecedor de distribuidor.

Kanban: é uma tecnologia de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo. O Kanban não empurra a produção, elo a puxa.

O Kanban é um sistema de medidas de trabalho adequadas. A partir dos controles sistematizados, programas que organizam todo o processo produtivo, das quantidades a serem produzidas em cada sequência, até a retirada dos produtos com defeitos.

Qualidade em tempo real: usa o controle estatístico de processo (CEP) para detectar rapidamente variações perante o padrão, identificando causas assinaláveis de defeitos e estabelecendo diagnósticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com