TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Materiais E Logistica

Trabalho Universitário: ADM Materiais E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Para iniciar o trabalho vamos debater o que é recurso e o que são recursos materiais e patrimoniais.

Um recurso é um meio de qualquer natureza que permite alcançar aquilo a que nos propomos.

Um material, por sua vez, é algo que pertence ou é relativo à matéria.

Portanto, os recursos materiais são os meios físicos e concretos que ajudam a conseguir um objetivo. O conceito é habitual no âmbito das empresas e dos governos.

Na atividade diária de uma empresa, destacam-se vários tipos de recursos.

Os recursos materiais são todos os bens tangíveis que permitem oferecer os produtos ou serviços em questão.

Resumindo, recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações, na elaboração do seu produto final ou na consecução do seu objetivo social.

Exemplos: Estoque, materiais auxiliares e matéria-prima.

Recursos Patrimoniais: são os principais elementos para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços para atender a demanda.

Exemplo: Prédios ou instalação, terrenos, máquinas e equipamentos.

Etapa 1 – Passo 3

Debate sobre os principais Recursos Materiais e Patrimoniais

Uma empresa precisa ter definições, visão sistemática e classificação dos materiais, para isso devem-se ter setores bem administrados.

Para se gerar riqueza ao adicionar valor aos bens é preciso inicialmente projetar um sistema eficaz para produção do material ou serviço e para administrar este sistema deve-se fazer o melhor uso da força de trabalho, do capital e dos materiais.

Mas é necessário que planejamento e controle do fluxo de materiais que entram e saem da produção sejam eficazes.

Para garantir que o investimento no estoque seja de segura rentabilidade, deve-se assegurar todas as etapas de movimentação e guarda desse material. Para produzir produtos úteis a produção deve seguir todos os estágios estabelecidos para o desenvolvimento do produto final, gerando mais riqueza.

A informação hoje é o bem ativo mais precioso de uma empresa, o colaborador que possui o conhecimento passa ser muito importante para a organização. O grande desafio da empresa moderna é distribuir este conhecimento para ganhar vantagens competitivas em relação à concorrência.

Para que não haja grandes prejuízos nas empresas é preciso seguir rigorosamente todos os passos que o planejamento montou desde o desenvolvimento dos fornecedores até a entrega do produto final ou serviço gerando a satisfação total do consumidor.

Etapa 2 – Passo 3

Vamos iniciar dizendo o que o estoque é composto: matéria-prima, material auxiliar, material de escritório, material de manutenção, material em peças ou em processos e produtos acabados. Eles são necessários para compensar a imprevisibilidade dos processos organizacionais e ambientais.

O estoque tem importância fundamental dentro das empresas e recebe uma atenção diferenciada, pois se existe uma boa logística pode-se economizar dinheiro, e ainda atender os clientes com mais eficiência e rapidez, sendo prontamente atendidos.

A função do estoque é agir como elemento regulador do fluxo de materiais. A velocidade de entrada dos materiais sempre diverge da velocidade de saída dos mesmos e isso acarreta na necessidade de sempre ter materiais em maior quantidade.

Como tudo, os estoques também têm pontos positivos e negativos, o principal ponto negativo são os gastos decorrentes de sua manutenção e o principal ponto positivo é a disponibilidade de um pronto atendimento aos clientes, embora sejam mais difíceis de serem avaliados.

Os administradores de material têm a obrigação de fazer uma análise detalhada dos estoques, não apenas por se tratar de uma área da empresa que envolve muito capital, mas também para não permitir que faltem materiais a seus clientes, que hoje é considerado um ponto de competitividade positivo.

Se esta análise não for bem feita, e os métodos de avaliação não forem bem escolhidos a empresa pode ter um prejuízo de milhares de reais, às vezes por falta de um material de baixo custo e baixa rotatividade, que paralisa toda a empresa. Alguns indicadores que auxiliam os administradores são: giro de estoques, da cobertura, da acurácia e a análise ABC tradicional.

Por se tratar de uma área que pode ter influencia direta nos lucros da empresa, a questão da compra de materiais é muito delicada, deve ser feito um estudo dos lotes para ver se o material trará lucro ou se tornará um “peso morto” dentro do estoque. Atualmente, as empresas buscam ter o menor estoque possível, para evitar gastos, mas um estoque grande em alguns casos pode ser favorável à economia da empresa, como por exemplo, quando a inflação está alta, e a compra dos materiais se torna mais inacessível.

Existem vários modelos de estoques, e cabe à empresa escolher o que mais adequado as suas necessidades, evitando prejuízos. Os modelos mais conhecidos são: “duas gavetas” ou lote padrão e intervalo padrão.

O estoque é cercado de incertezas, pois é difícil saber o que exatamente vai sair e em quanto tempo, até mesmo os estudos são cheios de hipóteses. Por esse motivo o estoque tem que ter uma quantidade de materiais que não prejudique o andamento da empresa e nem fique sem pronta entrega, apesar de se ter definido um nível de não atendimento aceitável.

Por se tratar de uma área de tanta responsabilidade o estoque tem que ter uma atenção especial, é um setor bem complexo e com muitas variáveis, o que o torna mais delicado, sendo indispensável uma boa administração e organização.

Etapa 3 – Passo 1

Empresa 1: Lionfer Ind Metalúrgica Ltda

Ramo: Metalurgia

Empresa 2: Conemp – Coopus

Ramo: Saúde

Empresa 3: Pirastamp Metalúrgica Ltda

Ramo: Metalurgia

Etapa 3 – Passo 2

Empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com