TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRACÃO DOS RECURSOS DE MATERIAIS E PATRIMONIAIS.

Monografias: ADMINISTRACÃO DOS RECURSOS DE MATERIAIS E PATRIMONIAIS.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRACÃO DOS RECURSOS DE MATERIAIS E PATRIMONIAIS.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo descrever como é desenvolvida a logística empresarial e as áreas de administração de materiais dentro de uma organização. A logística de materiais em grandes empresas facilita o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, e fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável. É um tema de grande importância por estar ligada a lucratividade e sobrevivência da empresa num mundo globalizado e competitivo.

A organização é o sistema de recursos que procura alcançar metas e para isso são necessárias algumas estruturas, componentes e condicionantes, que tornam os objetivos da organização mais claros e dessa forma da a entender a aonde a empresa quer chegar e quais os recursos a serem aplicados para melhor a organização.

Recursos são fatores da produção, e normalmente são bem vastos e importantes, entre muitos que existem, podemos assim dizer que são conjunto de riquezas da empresa e primordiais na fabricação do produto final.

Etapa 1 Passo 1 ao 3

Recurso material refere-se aos elementos físicos empregados por uma organização que concorrem para a constituição de seu produto final, podendo este produto final ser um material processado ou um serviço. A natureza do recurso material não é permanente. Além disso, é geralmente possível armazená-lo em estoques.

Engloba a sequência de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e armazenagem, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

O conjunto de atividades conduzidas em uma organização, visando a maximizar a utilização dos recursos de empresa.

A administração de material é a parte da administração geral que trata da área especifica dos materiais. Nas empresas uma atividade integrada da Logística Empresarial que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção.

Os materiais podem ser classificados conforme necessidade e cultura de cada empresa.

Quanto à utilização podem se classificar em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.

Quanto ao valor econômico, os materiais podem se classificados segundo diversos aspectos, tais como facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc.

Quanto ao valor estratégico, pode ser classificada diferentemente se sua utilização esta ligada a segurança nacional, se sua existência esta ligada a escassez ou abundancia de jazidas minerais ou vegetais.

A politica de material de cada empresa varia conforme estão classificados os seus materiais e conforme seu ramo de atividade.

Por fim, pouco adianta a atenção a todas as técnicas da Administração de materiais numa empresa, caso ela esteja desorganizada, caso estejam descoordenados seus órgãos internos e caso ela não consiga processar adequadamente seus dados, suas estatísticas e não consiga motivar suficientemente seu pessoal para a realização de um bom trabalho.

• Organização e Métodos: Realiza estudos de métodos administrativos e de produção na organização, além da adequação da organização aos métodos otimizados e vice versa.

• Qualidade: por qualidade entende-se fundamentalmente o atendimento as necessidades do cliente, seja quem ela for, seja quais sejam suas necessidades de bom preço, de prazo, de assistência técnica Etc.

• Informatização: Trata-se da adoção pela empresa de uma das mais eficientes ferramentas para gestão e administração moderna. Mas não passa disto, uma ferramenta, que para ser útil deve ser empregada segundo suas complexas técnicas, que envolvem o levantamento das necessidades de informação, delimitação das possibilidades versus custo e investimento em pessoal, instalações, programas e equipamentos.

Etapa 2 Passo 1 ao 3

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS

A gestão de estoque é uma ferramenta fundamental para uma organização, pois absorve parte substancial do orçamento operacional da organização. Um bom funcionamento da gestão trará ótimos retornos, onde melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecerá uma larga vantagem contra a concorrência. É fundamental, que o gestor de estoque tenha acesso às informações de todas as áreas envolvidas, e que o mesmo elabore um planejamento estratégico. O planejamento é vital para o sucesso da organização, pois o mesmo permite prever as falhas e as dificuldades que surgirão e elaborar ações preventivas.

Segue abaixo os principais pontos, onde bem trabalhados trará sucesso para a organização.

Ponto de Reabastecimento

É o momento em que os níveis de estoque atingem ou indiquem a necessidade de ressurgimento, devemos levar em consideração que para a necessidade do mesmo devemos levar em conta fatores como: tempo, consumo, estoque mínimo, etc.

Estoque Mínimo ou Estoque de Segurança

É uma quantidade mínima de produtos que tem que existir no estoque como função de cobrir as possíveis variações do sistema.

Exemplo: Atrasos de fornecedores, rejeição dos produtos ou aumento no consumo.

Estoque Máximo

O nível máximo de estoque é normalmente determinado de forma que seu volume ultrapasse a somatória da quantidade de estoque de segurança com o lote em um valor que seja suficiente para suportar variações normais de estoque.

Just in time

Seu conceito está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo. Acima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com