TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇAO Sua pergunta

Ensaio: ADMINISTRAÇAO Sua pergunta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Ensaio  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

mundialização financeira teve um papel integrador, principalmente entre os países da Tríade (Estados Unidos, Europa e Japão), fazendo com que crescesse o sistema de intercâmbio entre os países. Como resultado da mundialização, podemos citar:

Resposta Selecionada:

a.

a crescente marginalização dos países não pertencentes à Tríade.

Pergunta 2

0 em 1 pontos

Incorreta

(Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir relacionando-as à moderna divisão internacional do trabalho.

I. Alguns países subdesenvolvidos, além de exportadores tradicionais de matérias-primas para os países desenvolvidos, exportam também produtos manufaturados, tais como calçados, tecidos e até automóveis.

II. Empresas multinacionais instaladas nos países subdesenvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos países desenvolvidos.

III. Bens manufaturados exportados pelos países subdesenvolvidos, via de regra, têm preços mais baixos e menor valorização no mercado internacional.

IV. Empresas multinacionais têm se utilizado de vasta mão de obra barata, das matérias-primas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da frequente inexistência de legislação ambiental nos países subdesenvolvidos.

A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:

Resposta Selecionada:

a.

F, V, V, V.

Pergunta 3

0 em 1 pontos

Incorreta

Com o desenvolvimento capitalista, há uma tendência de haver concentração e centralização do capital industrial; uma segunda característica é o movimento de concentração e centralização do capital monetário. Sobre essa afirmação, pode-se dizer que:

Resposta Selecionada:

a.

a afirmação é totalmente incorreta, pois o desenvolvimento capitalista não tem relação com o capital industrial.

Pergunta 4

0 em 1 pontos

Incorreta

Em tempos recentes, reconhecidamente de globalização, percebe-se que há uma divisão entre países centrais e periféricos; os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:

Resposta Selecionada:

a.

globalizadores são os países com baixa tecnologia e com grande poder de decisão política.

Pergunta 5

0 em 1 pontos

Incorreta

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada em 1994 e tem como objetivo a construção de uma nova ordem mundial, ordem essa que começou a ser delineada ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação do FMI, do Banco Mundial e das Nações Unidas. É função da OMC:

Resposta Selecionada:

a.

ajudar os países a proteger seus mercados da concorrência estrangeira, de modo a propiciar o desenvolvimento social, sobretudo em países periféricos.

Pergunta 6

0 em 1 pontos

Incorreta

Leia o texto abaixo.

“As multinacionais [...] podem fazer investimentos em lugares onde os custos são mais baixos, produzir peças num país para serem transformadas em outros e comercializadas em todo o planeta. Ou seja, por trás da expansão do comércio, a economia atual é regida por uma variável ainda mais forte: a expansão rápida da produção comandada por empresas que realizam suas atividades fora do seu país de origem.” (em BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2003, p.55).

A notícia está relacionada a qual das esferas da globalização econômica?

Resposta Selecionada:

a.

Globalização operacional, pois uma multinacional pode comandar as atividades de suas filiais, a distância, com a utilização de computadores de última geração e satélites em todo o planeta.

Pergunta 7

0 em 1 pontos

Incorreta

Das características abaixo citadas, qual(is) aproxima(m)-se do fenômeno conhecido como globalização?

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com