TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇAO DE RECURSOS DE MATERIAIS

Dissertações: ADMINISTRAÇAO DE RECURSOS DE MATERIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 2 - CATALOGAÇÃO DE MATERIAIS

1) ORIGENS

O marco dos sistemas de catalogação de material foi a criação do código de materiais baseado no "Decimal Classification" , baseado ainda nos estudos de biblioteconomia, e realizado por Melville Louis K. Dewer.

Os métodos modernos de registros consolidaram-se. A utilização de códigos decimais aperfeiçoados levaram ao surgimento do FSC - Federal Supply Classification (EUA). Estágio final do desenvolvimento moderno da catalogação de material, pela simplicidade de sua filosofia e utilização.

No Brasil esta consolidação surgiu com a criação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

2) FUNDAMENTO

Os sistemas de classificação sã imprescindíveis para a organização pois sem eles não existe um controle eficiente de estoques, procedimentos de armazenagem adequados e uma operacionalização de maneira correta.

Para que exista a função de catalogação de material é necessário que os materiais e os fornecedores da empresa sejam corretamente identificados, recebendo um código, um número e tais informações sejam registradas em documentos adequados para o conhecimento e uso da empresa.

Conceito: É o conjunto de tarefas, normas e procedimentos necessários à obtenção de uma informação e sua inclusão em um catálogo.

3) OBJETIVO

Definir uma catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os recursos materiais componentes do sistema logístico da organização. Simplificar pode significar uma grande redução de uma grande diversidade de um mesmo item de suprimento, utilizado para o mesmo fim, possibilitando sua normalização, reduzindo despesas ou evitando sua oscilação. Essa ação melhorará o processo de aquisição do item em foco. Claro que não podemos esquecer de um criterioso processo de especificação para inserir a qualidade da precisão no processo logístico através do entendimento técnico acerca do recurso.

Se continuarmos o processo estabeleceremos a necessidade da inserção de cada um dos itens enumerados no início deste parágrafo para incremento da qualidade e seus benefícios na rotina logística.

Classificar um material é, portanto, agrupá-lo segundo critérios, (forma, dimensão, peso, cores, tipo, uso...), evitando a confusão e individualizando o item da forma mais precisa possível para que a clareza, a precisão, a informação possam compor a qualidade dos processos ligados e dependentes dos itens-foco da “core process” da organização.

Dessa forma, um elenco de objetivos enumera-se em conseqüência da definição:

- Eliminar os problemas relacionados com a localização, a movimentação e a utilização dos materiais.

- Possibilitar uma linguagem comum na designação dos itens de suprimento;

- Facilitar o gerenciamento dos itens de suprimento.

- Implementar os fatores de qualidade para a valoração do material e do serviço;

- Reduzir incertezas.

Quanto maior a qualidade das especificações/classificações, menores serão as perdas no processo logístico, uma vez que os recursos materiais necessários e adequados serão alocados de forma correta e nos momentos oportunos, evitando danos e prejuízos na compra, transporte, armazenagem e movimentação da ordem de 30% dos custos.

NOTA: Quanto mais especificado o item, maior será o valor e maior deverá ser a qualidade dos serviços agregados.

NOTA2: Qualidade está diretamente ligada à satisfação do cliente.

4) APLICABILIDADE

Aplica-se a todos os materiais existentes em uma empresa, bem como aos fornecedores, quer sejam nacionais ou estrangeiros, e que com eles efetuem transações comerciais diretas.

NOTA3: Bons cadastros de fornecedores e catálogos técnicos devem obedecer critérios de referência cruzada para possibilitar a reunião de fornecedores para a compra, bem como o agrupamento de itens por fornecedor.

5) ATRIBUIÇÕES DA CATALOGAÇÃO

Aprovar as listas descritivas de características;

Elaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com