TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS SÓCIO AMBIENTAIS

Por:   •  2/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Nossa sociedade brasileira está prevista no paradigma da ordem, ou seja, quando nascemos já encontramos as leis ou regras impostas, e independente de concordarmos ou não, devemos cumprir essas regras. Para um convívio de um bem comum é necessário que forças municipais, estaduais ou federais representem o que é de interesse da sociedade, eles produzem regras que devem interessar a todos para um convívio pacífico.

Mas na sociedade brasileira por exemplo, existe uma minoria nesse sistema, uma minoria que não concorda com essas regras, e que não puderam participar no momento que elas foram criadas, e simplesmente devem seguir e pronto, independente de concordar ou não, a minoria não tem o direito de se expressar ou colocar em discussão seu ponto de vista sem que isso ameace a convivência e o bem comum. Digamos que alguém um dia criou um modelo de como é necessário se comportar e todos a partir daí devem se comportar dessa mesma forma, e qualquer coisa diferente disso ameaça o bem comum, e o Estado é quem possui o poder para resolver ou amenizar esses conflitos.

Vale ressaltar, que nem sempre alguns conflitos vão gerar ruptura na sociedade, existem conflitos que são positivos e ao invés de romper na verdade ele fará com que a sociedade evolua, afinal, se cada um buscar a sua maneira o melhor pra si, o resultado no final será para um bem comum, a questão é, para isso acontecer, deve-se ter empatia pelo outro, coisa que infelizmente na sociedade brasileira está ficando cada vez mais ausente. Tudo se torna um conflito ainda que um não tenha a ver com a vida do outro. Se alguém faz algo que não estou de acordo, mesmo que isso não interfira na minha vida, se me incomoda é necessário conflito para que o outro haja da mesma forma que eu.

De certa forma, o conceito de ordem faz com que um determinado grupo não concorde com as regras que são para todos , e isso implica diretamente na submissão de outras pessoas que discordam e não praticam o mesmo modelo de vida que a maioria, sendo assim, a busca para um bem comum é bem difícil de ser alcançada.

De acordo com a aula 1, vemos que a sociedade brasileira, de alguma forma se encaixa no sistema híbrido, onde o conflito não é algo positivo para sociedade, afinal, problemas na parte de baixo abalam a minoria da parte de cima, e isso não é algo positivo para o Estado, isso pode abalar a rigidez da pirâmide, pois o Estado não comporta mais um novo elemento fundado em outros princípios, por poderem gerar uma nova relação dialética entre as coisas e seus lugares no conjunto da vida na sociedade como um todo. E uma peculiaridade do sistema híbrido é o tratamento dado ao conflito, ele não segue o direito onde todos são iguais perante a lei, infelizmente tudo depende do individuo, das suas condições e do lugar onde ele vive. Os conflitos são aceitos pelo Estado somente quando ocorrem em um lugar e entre indivíduos predeterminados, não em qualquer lugar muito menos com qualquer um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com