TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 8

Administração Financeira e Orçamentária

Descreva as funções da área financeira de uma empresa.

Departamento Financeiro - Entende-se por Departamento Financeiro o setor da empresa responsável pela tesouraria, contas a pagar, contas a receber, captação e investimentos de recursos, gerados pela atividade econômica desenvolvida pela mesma.

Descreva risco retorno e custo de oportunidade.

Risco retorno Investir em empresa startups e empresas de expansão.

O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Como a análise de sensibilidade é empregada para a avaliação do risco de um ativo?

Avaliar o impacto de certas variações percentuais de uma variável sobre os indicadores de desempenho do projeto não reflete a probabilidade de ocorrência dessa variação. Atribuindo distribuições de probabilidade adequadas às variáveis críticas, podem-se estimar distribuições de probabilidade dos indicadores de desempenho financeiros e econômicos. Isto permite ao analista apresentar estatísticas interessantes sobre os indicadores de desempenho do projecto: valores esperados, desvio-padrão, coeficiente de variação.

Em alguns casos, como a falta de dados históricos sobre projetos semelhantes, pode mostrar-se bastante difícil encontrar hipóteses sensatas sobre as distribuições de probabilidade das variáveis críticas. Nesses casos, deve ser feita pelo menos uma avaliação qualitativa dos riscos para apoiar os resultados da análise de sensibilidade

Em que situação o coeficiente de variação é utilizado como medida de risco?

O coeficiente de variação é usado para analisar a dispersão em termos relativos a seu valor médio quando duas ou mais séries de valores apresentam unidades de medida diferentes. Dessa forma, podemos dizer que o coeficiente de variação é uma forma de expressar a variabilidade dos dados excluindo a influência da ordem de grandeza da variável.

Descreva por que a correlação é uma medida estatística utilizada para combinar ativos em uma carteira.

No mundo das finanças, correlação é uma medida estatística para medir a forma como dois ativos se movimentam, um em relação ao outro. Quando os preços de dois ativos movimentam-se de forma similar, na mesma direção, usualmente, diz-se que eles são correlacionados. Já quando os ativos não se movimentam de forma similar, eles não são correlacionados.

Explique o benefício no ir para uma empresa que utiliza capital de terceiros para financiar seus projetos.

Capital de Terceiros: formado por recursos externos à empresa, como empréstimos ou financiamentos bancários. O capital de terceiros permite um crescimento acelerado que vai além do que seria possível com os recursos próprios. Conseguindo uma operação de maior potencial naturalmente têm-se uma geração maior de lucros. O problema nesse caso é que, além do retorno próprio esperado, o empresário precisa pagar as obrigações advindas com a obtenção deste capital (juros), ou no caso de ter optado por captar recursos com um investidor, fica com sua autonomia reduzida. Se tratando deste tipo de recurso também é recomendável não comprometer como garantias itens essenciais à operação, como máquinas e equipamentos. Devido a essas características é uma opção ao perfil de empresários mais ousados.

Quais grupos de contas de um balanço patrimonial fazem par te da estrutura de capital de uma empresa?

Todos as contas do Ativo encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam. Ou seja, de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro (ordem de liquidar as dívidas, de pagar os compromissos). Os ítens de maior liquidez aparecem no começo do Ativo, já os de menor liquidez aparecem em último lugar.

Todas as contas do Passivo encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade. As contas são originadas de recursos de terceiros e são classificadas de acordo com o seu vencimento, isto é, aquelas contas que serão liquidadas mais rapidamente (curto prazo) aparecem no topo da coluna do Passivo, e as que serão pagas em um prazo maior (longo prazo) aparecem mais para o final.

Já no Patrimônio Líquido (PL) (que faz parte do Passivo), também do lado direito do Balanço Patrimonial, as contas são originadas de recursos próprios, como investimentos feitos pelos proprietários (dinheiro aplicado) para abertura da empresa, por reserva de lucros, prejuízos ou lucros acumulados, etc. Quando o saldo do PL aumenta, significa que a empresa ficou mais rica. Quando o saldo do PL diminui, significa que ela ficou mais pobre.

Sociedades de Grande Porte são empresas que apresentaram faturamento superior a 300 milhões de reais no exercício imediatamente anterior ao que estamos encerrando. Adicionalmente, são também consideradas de grande porte empresas com ativos iguais ou superiores a 240 milhões de reais.

A empresa P. Prudente S.A. distribuiu R$ 25 de dividendos para cada ação ordinária no último ano e o retorno exigido sobre elas é de 12%. Calcule o preço corrente de cada ação ordinária considerando que os dividendos cresçam a uma taxa anual de 0% indefinidamente.

Existem vantagens para uma empresa que utiliza recursos de capital de terceiros em vez de capital próprio? Explique.

O termo “capital de terceiros” refere-se apenas a recursos externos à empresa, como por exemplo empréstimos ou financiamentos. Os recursos de investidores que compram uma participação na empresa (tornando-se sócios e, portanto, também donos) fazem parte do chamado “capital próprio”, o que contraria o senso comum.

A principal vantagem é que com esses recursos ele pode ampliar suas atividades, executando projetos ou expandindo sua operação além daquilo que os próprios recursos permitiriam. Se tudo correr bem, os lucros serão também maiores do que ele obteria sozinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (189.4 Kb)   docx (633.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com