TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL

Trabalho Universitário: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é o Estado democrático de Direito, quais seus fundamentos básicos e como seus princípios se efetiva na Administração Pública entendida em várias esferas de ação (educação, saúde, segurança, etc..)? (3,0 pontos).

R: Estado democrático de Direito é aquele em que os governantes devem respeitar as leis para garantir o direito do cidadão. Por assim dizer ninguém é superior a lei seja ele, Presidente da República, Governador, Autoridade Policial ou um simples cidadão. Assim a administração pública age com o intuito de defender os direitos dos cidadãos tentando por sua vez oferecer uma melhor qualidade de vida á todos.

2. Explique o que é Estado representativo e dê exemplos para ilustrar?

(2,0 pontos)

R: Estado representativo é o estado em que uma pessoa representa a vontade de várias. Por exemplo. Líder de comunidade, Vereadores. Exemplo: Após uma reunião da associação de moradores de uma comunidade o “líder” passa os planos de projetos dos moradores para um Vereador, que por sua vez irá à câmara de vereadores levar a ideia da tal comunidade para desenvolver ou não os projetos da mesma.

3. Cite algumas características dos governos militares (1964- 1984) e escreva, em no máximo 10 linhas, qual o modelo de estado prevaleceu e quais as implicações dessa administração para a sociedade. (3,0 pontos).

R: O governo militar foi um governo rígido, autoritária e abusavam do poder a eles concebido. Muitas vezes deixando os deveres para com a sociedade de lado causando a insatisfação do povo.

4. Qual a diferença entre política social e política econômica? Dê exemplos para ilustrar. (2,0 pontos)

R: Política social é aquela que busca a melhor expectativa de vida para o povo.

Por exemplo: O Direito dos trabalhadores: Direito a férias, décimo terceiro salário, uma carga horária máxima estipulada para não haver exploração do empregador. Assim beneficiando todos os trabalhadores e garantindo melhores condições no seu próprio emprego.

Políticas Econômicas relacionadas ao desenvolvimento econômico do Brasil

A monetária. Responsável por equilibrar a circulação da moeda, o credito interno, regulação dos juros e controle da inflação.

Política Cambial. Que acompanha a oscilação da moeda nacional em face da estrangeira, além do movimento da balança comercial, buscando obter padrões suportáveis no equilíbrio.

Política Fiscal. Define todas as questões tributarias

Política de Renda. Que se preocupa com os aumentos possíveis e suportáveis da renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com