TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO Setor Primário

Tese: ADMINISTRAÇÃO Setor Primário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  5.040 Palavras (21 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 21

Introdução

A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

Setor Primário

O setor primário está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza, e se destaca principalmente em países subdesenvolvidos. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário a agricultura, mineração, a pesca pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.

A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.

Denomina-se como Setor Primário os segmentos da economia que produzem matérias primas, como a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo mineral. É um grande setor em países subdesenvolvidos: na África, a maioria dos países tem suas populações vivendo de agricultura de subsistência.

Em países desenvolvidos, a agricultura tornou-se mais desenvolvida tecnologicamente, mecanizando suas fazendas, ao contrário de técnicas rudimentares manuseadas manualmente. Por exemplo, nos Estados Unidos, o milho é plantado com tratores, que também espalham os defensivos, cortam-no e o embalam, sem contato com a mão humana. Isso prova que, quanto mais uma economia desenvolvida é, maior é o investimento em novas tecnologias para sua expansão. Estes avanços em investimentos e novas tecnologias permitem ao setor primário cada vez menos contar com menos mão-de-obra, permitindo a estes países contarem com percentuais cada vez menores de pessoas empregadas neste setor, tendo um grande percentual nos setores secundário e terciário.

Muitos estudiosos encaram o futuro da agricultura contando cada vez menos com mão-de-obra: a que restar, vai ser altamente especializada para o manuseio de grandes máquinas. Isso depende de toda a sociedade voltada para a busca do conhecimento, pois

02

o aumento do nível educacional faz com que os responsáveis pelo Setor Primário

voltem seus investimentos para os locais certos, fazendo com que sejam tomadas as melhores decisões e sejam empregadas as técnicas corretas para o beneficio do próprio agricultor.

No Brasil, o Setor Primário começa a desenvolver nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste: nas plantações de soja, milho e cana-de-açúcar, são usadas muitas maquinas, e a especialização tem que ser grande para operá-las. Nas regiões Norte e Nordeste (principalmente), ainda há o predomínio de agricultura de subsistência, para baixos índices de produção e, muitas vezes, com altos níveis de desperdício de alimentos na hora da comercialização.

Agricultura

É aquela que integra o chamado setor agrícola. Todas as atividades econômicas que abrange o dito setor (com exceção da pesca) têm seu fundamento na exploração do solo ou dos recursos que este origina em forma natural ou pela ação do homem (pastagens, forragens e outros alimentos para animais, etc.).

Pecuária

É a atividade agronômica consistente na cria de animais para a obtenção de carne, leite ou peles. O gado é fonte de alimento: carne, leite, subprodutos. Contribui a manter o equilíbrio ecológico já que devolve ao solo, mediante a excreta, grande parte da fertilidade das plantas que consome.

Extrativismo O termo extrativismo, em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais , seja de origem mineral (exploração de minerais), animais (peles, carnes, óleos), ou vegetal (madeiras, folhas, frutos). É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria.

Caça Perseguição de um animal a outro, normalmente com intenção de abate. É uma prática usada pelos animais carnívoros ou onívoros para obtenção de alimento. Muitas espécies

03

utilizam a caça cada qual com técnica especializada levando em conta as características físicas do animal caçador e da presa. Geralmente usam emboscadas, perseguição com velocidade e/ou trabalho em grupo, sempre visando dentre os possíveis alvos os mais frágeis, como animais velhos, doentes ou recém nascidos.

Pesca É a extração de organismos aquáticos, do meio onde se desenvolveram para diversos fins, tais como a alimentação, a recreação (pesca recreativa ou pesca desportiva), a ornamentação (captura de espécies ornamentais), ou para fins industriais, incluindo o fabrico de rações para o alimento de animais em criação e a produção de substâncias com interesse para a saúde – como o “famoso” óleo de fígado de peixe (especialmente o óleo de fígado de bacalhau).

Mineração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com