TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO Votorantim

Seminário: ADMINISTRAÇÃO Votorantim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

A EMPRESA

O Grupo Votorantim nasceu de uma fábrica de tecidos, fundada em 1918, na cidade paulista de Votorantim. Desde então, diversificou suas atividades e manteve-se em contínuo crescimento, amparado pelos Valores Solidez, Ética, Respeito, Empreendedorismo e União.

O primeiro passo rumo à expansão ocorreu em 1935, com a aquisição da Companhia Nitro Química. Ele foi seguido pela inauguração, 20 anos mais tarde, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), primeira indústria do setor a atuar no Brasil.

Em continuidade à sua estratégia de crescer de forma consistente e diversificada, no final da década de 1980 o Grupo passou a investir em papel e celulose e, três anos depois, ingressou no setor financeiro, com a constituição do Banco Votorantim.

Empresa 100% brasileira, com atuação em mais de 20 países, o Grupo Votorantim concentra operações em setores de base da economia que demandam capital intensivo e alta escala de produção, como cimento, mineração e metalurgia (alumínio, zinco e níquel), siderurgia, celulose, suco concentrado de laranja e autogeração de energia. No mercado financeiro, atua por intermédio da Votorantim Finanças, e, em Novos Negócios, atuamos com um fundo deVenture Capital e Privaty Equity.

Um dos principais pilares de seu crescimento é o compromisso com a sustentabilidade, traduzido na busca de criação de valor nas dimensões econômica, social e ambiental.

A Votorantim Industrial, segmento industrial do Grupo Votorantim, conta com 56 fábricas, 44 minas, 111 usinas de concreto e 52 centros de distribuição, no Brasil e no exterior, além de 35 usinas hidrelétricas no Brasil (22 próprias, sendo 20 em operação e 2 em construção, e 13 consorciadas). Em 2011, o Grupo vendeu a Companhia Nitro Químico (SP) e a fábrica de papel de Piracicaba (SP), com o objetivo de ajustar o seu portfólio de negócios. Além disso, também foi vendida a participação no bloco de ações de controle da Usiminas.

O Grupo Votorantim é classificado como Grau de Investimento pelas três maiores agências de classificação de risco do mundo, Standard & Poor’s (BBB), Fitch Ratings (BBB) e Moody’s (Baa3). Esse reconhecimento, reafirmado pelas agências em março de 2012, é fruto da liderança nos mercados em que atua do modelo de gestão, das políticas de governança e da transparência.

A qualidade na gestão de pessoas é um dos pilares do modelo de gestão do Grupo Votorantim. Para assegurá-la, o Sistema de Desenvolvimento Votorantim (SDV) busca o desenvolvimento de uma cultura de excelência das operações, foco em resultados, respeito pelos Valores corporativos, com a adoção da meritocracia em todos os níveis.

A atração e a retenção de talentos envolvem a oferta de oportunidades de crescimento pessoal e profissional a todos os funcionários, assim como políticas de remuneração e benefícios, saúde e segurança e qualidade de vida.

Uma iniciativa é a Academia de Excelência, espécie de universidade corporativa que atua no desenvolvimento de lideranças e aperfeiçoamento técnico. Completa esse modelo de desenvolvimento o projeto Movimenta, por meio do qual é organizada a mobilidade de profissionais das Empresas do Grupo.

Para assegurar a padronização da comunicação relacionada à segurança nas unidades industriais, é mantido o Movimento Alerta, que aborda as normas capazes de evitar a

exposição ao risco. Ele complementa as Regras de Ouro, estabelecido para destacar procedimentos específicos e garantir que as operações sejam conduzidas sob os mais rígidos padrões de segurança.

Um dos pontos cruciais da estratégia de negócios da empresa Votorantim Cimentos S.A. remete ao uso de materiais e recursos de forma consciente. A gestão dos materiais usados nas operações é realizada pelos Negócios de acordo com a necessidade e relevância para suas produções.

A empresa possui três principais fornecedores de materiais: SOTEC, SMITH e GRANGER, estas são responsáveis pela entrega de peças, chaparias e ferramentas de manutenção, reparos e produção.

A logística dessas empresas é aceita pela Votorantim Cimentos S.A por causa da excelência no atendimento e agilidade na entrega de materiais junto com as transportadoras, conseguindo assim em tempo hábil atender as necessidades mais emergenciais da empresa, procurando meios mais eficientes, tanto terrestres, aéreos ou

MODELO DE GESTÃO

Comum a todas as Empresas do Grupo Votorantim, o modelo de governança e gestão tem como foco o crescimento sustentado de longo prazo, amparado por três pilares estratégicos:

GESTÃO OPERACIONAL

As operações industriais são conduzidas sob o Sistema de Gestão Votorantim (SGV), que agrega as melhores práticas de todas as Unidades. Seus objetivos são a obtenção de resultados, a integração de um modelo capaz de atender às necessidades dos diferentes públicos, a manutenção de linguagem única e a perenização do conhecimento.

PREVISÕES PARA O FUTURO

Expansões, otimizações de ativos e aquisições são os meios pelos quais o Grupo assegura seu constante crescimento. Soma-se ainda a diversificação – geográfica e de negócios –, que constitui o caminho para a redução de riscos.

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

O Grupo investe na atração, retenção e manutenção de pessoas preparadas para o crescimento e que combinem potencial, desempenho e interesse na oportunidade de viver desafios de diferentes naturezas. A elas oferece oportunidades de formação e capacitação, centralizadas no Sistema de Desenvolvimento Votorantim (SDV).

ESTRATÉGIAS DE LOGÍSTICA

A Votorantim acredita que, mais do que desenvolver produtos com apelo sustentável, é preciso trabalhar para manter a sustentabilidade no dia-a-dia das operações. Para isso, criamos estratégias operacionais que buscam estudos em novas tecnologias e práticas reconhecidas mundialmente, que aperfeiçoem recursos e reduzam os impactos ambientais nos processos produtivos.

Nessa perspectiva, todos os negócios utilizam alternativas em seus processos, gerando oportunidade para o desenvolvimento de novos produtos. Esse posicionamento trouxe, ao longo dos últimos anos, resultados importantes para a empresa e para o meio ambiente. Por exemplo, a Votorantim Cimentos investe em estudos que visam transformar resíduos de obra em areia ou brita; também conta com um projeto que transforma borrachas de pneus em concreto ecológico; tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com