TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADministração De Recursos Humanos

Monografias: ADministração De Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  5.892 Palavras (24 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP INTERATIVA/PÓLO DE MANAUS

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALUNOS: ANDREA ALVES DA COSTA RA: 241167

BASILIO GOMES CARMIM JÚNIOR RA: 231113

LEONIDAS DA SILVA QUEIROZ RA: 200752

RENATA DA SILVA GUIMARAES RA: 224549

PROFESSOR EAD: PROFA. MAR. MÔNICA SATOLANI

PROFESSOR PRESENCIAL: JOSE CARLOS

Manaus, 21 de novembro de 2012

ANDREA ALVES DA COSTA RA: 241167

BASILIO GOMES CARMIM JÚNIOR RA: 231113

LEONIDAS DA SILVA QUEIROZ RA: 200752

RENATA DA SILVA GUIMARAES RA: 224549

ELABORAÇÃO DO DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Trabalho solicitado pelo professor EAD Profa. Ma. Irma Macário, e a Professor presencial José Carlos para avaliação o obtenção de nota na turma de 6º período de administração, N61, noturno, do polo UNIDERP / Manaus.

Manaus, 21 de novembro de 2012

INTRODUÇÃO

O conceito de Gestão de Pessoas é a formação ou agrupamento de pessoas, gente, seres humanos em uma determinada organização.

Na realidade podemos confirmar que as organizações são formadas por grupos de pessoas, e que ao citarmos o nome organização logo estaremos falando sobre pessoas.

As pessoas passam a maior parte de suas vidas dentro de uma organização, na verdade nascemos e crescemos dentro dela, somos educados, obtemos experiências e levamos experiências para ela.

Uma complementa a outra, pois sem as pessoas não existirá organização e as pessoas precisam da organização para alcançar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Durante algum tempo as organizações vêm sofrendo várias mudanças e são essas mudanças que dependem do comportamento, das decisões, da cultura, das iniciativas e atitudes de cada membro que a compõem, vários fatores também contribuem para essas mudanças, como fatores tecnológicos, políticos, demográficos, essas mudanças provocam uma série de incertezas nas organizações.

DESENVOLVIMENTO

Gestão de pessoas e as Mudanças Organizacionais

Gestão de Pessoas é um processo de reinvenção ou de reestruturação da cultura, que cada vez mais, vem influenciando palas mudanças decorrente de um mercado crescente competitivo usando estratégia e aplicando estrutura organizacional. Assim os gestores precisam aprender a lidar melhor com as mudanças que cada vez mais vem surgindo. Tendo como objetivo colocar parte das práticas tradicionais e inovadoras com as novas tecnologias dentro das organizações. Os gestores têm que está preparado para atuar em novo conceito inovador de gestão de pessoas.

As mudanças estão relacionadas com processo de mudanças ou resistentes de modo geral com conceitos velhos ou ultrapassados. Nesse sentido, a questão e verificar os impactos causados por estas mudanças. O objetivo é analisar o comportamento das pessoas diante destas mudanças. É imprescindível nas organizações à aplicação destas mudanças de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo ser alterado por um modelo de estrutura organizacional adotada. A área de gestão de pessoas vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois usando métodos para proporcionar a familiarização com grandes problemas, para venhamos construir procedimentos técnicos com clareza para adotar um padrão viável para cada organização em questão. Hoje o profissional de gestão de pessoas busca melhorar cada vez mais o seu setor, buscando dentro das organizações e fora no mercado pessoas capacitadas, claro que procurando capacitar e desenvolver pilares para bom desenvolvimento humano, pois as formas antigas os profissionais buscavam somente o capital econômico, com as novas diretrizes a valorização passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

Com as novas mudanças o profissional de gestão de pessoas passou a ter como objetivo administrar os comportamentos internos potencializando o capital humano passou agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para que esta administração fosse totalmente eficaz nos objetivos foi necessário que as pessoas viessem ser tratadas como fontes de sucesso tornando-as peças fundamentais nas organizações, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.

Hoje a gestão de pessoas tem como base seis processos dinâmicos que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. São conjuntos de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.

O movimento que diversas empresas cometem e erro de se preocupar com tempo para implantação das mudanças, pois a probabilidade que os estudos cheguem aos objetivos finais o gestor de pessoas precisa ter uma visão holística abordando o sistema da velha tradição empresa onde as inovações tendem a não entrar a divisão de pensamentos, segmentar e separar, pois existem projetos que veem ao longo prazo e outros com menor prazo de evolução, a substituição por uma nova maneira de organizar a empresa. As maiores chances para grande sucesso esta na ênfase de juntar e não separar os demais segmentos dentro das organizações. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com