TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibraçao De Vidrarias

Trabalho Universitário: Calibraçao De Vidrarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O objetivo do analista laboratorial é obter resultados mais precisos possíveis, para que assim haja uma confiabilidade maior nos resultados obtidos. E para isso é necessário conhecer a precisão do método que se usa.

O trabalho do analista está sujeito a erros instrumentais, causados por vidrarias sem calibração ou mal calibradas, e erros aleatórios, que são produzidos por fatores sobre os quais o analista não tem controle.

Como os aparelhos podem apresentar imprecisões em suas medidas, é necessário aprender a calibrar devidamente aparelhos volumétricos. Isso é de suma importância, pois uma calibração mal feita pode afetar uma análise inteira, causando a perda de todos os dados adquiridos.

Calibração é o conjunto de operações que procura determinar o correto valor (ou a faixa de valores) que está sendo medido por um instrumento, sobre condições específicas.

O procedimento de calibração envolve a determinação da massa da água que determinada aparelhagem possui.

Conhecendo a temperatura da água e sua densidade, pode-se calcular o volume, pela fórmula:

Onde: d é a densidade

m é a massa v é o volume

Para a calibração, a aparelhagem deve ser cuidadosamente limpa, seca e deve ficar próxima da balança, juntamente com um suprimento de água destilada, para que fiquem na temperatura ambiente.

OBJETIVOS

Os objetivos do experimento foram aprender a limpar e manusear aparelhos volumétricos assim como fazer leitura de meniscos das vidrarias. Conhecer técnicas para registrar os resultados obtidos de forma organizada e coerente, calibrar aparelhos volumétricos de forma que se obtenham dados mais próximos do exato possível. Absorver a base do conhecimento laboratorial como nome de vidrarias, função dos aparelhos do laboratório para compreender práticas mais complexas de pesquisa laboratorial.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Foram utilizados os seguintes materiais:

Pipeta volumétrica

Balança analítica

Béquer

Termômetro

Cronômetro

Ácido nítrico

Água destilada

Em um béquer, colocou-se 250ml de água destilada e um termômetro para que pudéssemos acompanhar a temperatura da água que seria utilizada no próximo experimento.

Em seguida, lavou-se as pipetas volumétricas com água corrente, detergente e ácido nítrico obedecendo essa ordem. Sendo a água para eliminar as sujeiras polares, o detergente as apolares e o ácido nítrico para eliminar qualquer resquício do detergente.

Inicialmente, usando uma pipeta de 10ml, pipetou-se 10ml de água e observou-se o tempo de escoamento por três vezes. O mesmo aconteceu com uma de 25ml e observou-se o tempo de escoamento.

Numa segunda parte do experimento, pesou-se a quantidade de 10ml de água que antes fora pipetado por cinco vezes e anotou-se os resultados.

RESULTADOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com