TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Casos: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...........................................................................................................7 1. RELAÇÃO ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO .....................................9 1.1 A alfabetização .......................................................................................................

1.2 O letramento ............................................................................................................

2. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ........................................................................................................

2.1 A grandeza do aprender a ler e a escrever .............................................................

2.2 O desafio de ensinar a ler e escrever .....................................................................

3.PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA....................................

3.1 Alfabetizar Letrando ...............................................................................................

3.2 Utilização da Língua Escrita ....................................................................................

3.3 A prática no letramento ........................................................................................... CONCLUSÃO ............................................................................................................... REFERÊNCIAS .............................................................................................................

Introdução

A temática abordada será a questão da Alfabetização e Letramento na concepção social da escrita, baseada em teorias fundamentadas de alguns autores. Nesta pesquisa analisa-se a fundamentação que apóia as práticas na probabilidade do letramento e alfabetização como fator de favorecimento do processo de desenvolvimento do aprendizado no Brasil. Tendo um olhar especial no que se refere sobre a alfabetização e letramento envolvendo a escrita. Justifica-se o tema pela preocupação de como está sendo oferecido o processo de ensino das escolas, principalmente em relação ao entendimento da escrita. O objetivo é buscar informações para conhecer o que o educador pode fazer para contribuir na formação do leitor crítico e reflexivo. Para atingir este objetivo a pesquisa será dividida em três capítulos: Relação entre alfabetização e letramento, Letramento e alfabetização no processo de ensino aprendizagem e Processo de aquisição da leitura e da escrita. Segundo Magda Soares a leitura do mundo antecede a leitura da palavra, e aprender a ler e escrever se da a partir da compreensão do ato de ler o mundo, que é o que o indivíduo faz antes de ler a palavra. Com isso compreende-se que o aluno não é uma tábua rasa antes da alfabetização. O aluno chega à escola com capacidade de leitura dentro do seu contexto social. Soares 1998 afirma que a alfabetização com a prática do letramento, fará com que o aluno seja capaz de adquirir competências e diversas habilidades que facilitam as demandas de leitura e escrita no meio social.

A autora afirma ainda que o Brasil despertou para o letramento ao notar que o problema não é apenas ensinar a ler e escrever, e sim, proporcionar às crianças e adultos que utilizam o uso da leitura e da escrita, abrangendo nas práticas sociais. Para o letramento vir a tona, deve-se trabalhar primeiramente no ambiente. Envolvendo a alfabetização e letramento com a construção de cartazes, placas, frases, figuras, todos indicando algo do meio que o aluno está inserido, ou seja, algo concreto e não apenas letras separadas sem um significado concludente. Relata ainda a autora que a ausência desse ambiente letrado pode ser um dos motivos do fracasso em relação ao trabalho de alfabetização em nosso país. Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas inseparáveis ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita de modo que o indivíduo se torne ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado (SOARES, 1998).

um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita. (SOARES, 1998)

1. RELAÇÃO ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A alfabetização é a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever. Existem indivíduos que são alfabetizados, que dominam o sistema de escrita alfabética, porém não são capazes de produzir textos em diversas situações ou não compreendem alguns tipos de textos ao longo de sua caminhada ou seja no seu dia-a-dia.

À medida que as práticas sociais de leitura e escrita foram tornando-se mais numerosas e complexas e passaram a exigir mais dos sujeitos – mais que as habilidades denominadas, muitas vezes, codificação e decodificação –, assistimos a redefinição do conceito alfabetização, que do simples ensinar / aprender a ler e escrever passou a envolver novos processos e denominações. É justamente a ampliação desse conceito e sua relação com o que hoje chamamos de letramento.

Letramento é o estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas, cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita determinando indivíduo ou grupo social.

Ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e escrever; aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar e decodificar a língua escrita.

Sendo incorporado à palavra letramento ao nosso problema não é apenas ensinar a ler e escrever mas é, também sobretudo, levar os indivíduos – crianças e adultos a fazer uso da leitura e da escrita, envolver-se em práticas sociais da leitura e da escrita.

Apesar de termos vivido um amplo debate, nas últimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com