TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pesquisas Acadêmicas: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização e Letramento

Atualmente, temos observado que a alfabetização é um assunto muito complexo e de multifaces, onde está ligada com diferentes áreas de ensino, enquanto que letramento tem como principal objetivo a proporção sociocultural da língua escrita e do aprendizado.

A alfabetização, nãose resume simplesmente no ato de ensinar os alunos a lerem e escreverem, mas em ensiná-los a compreenderem e interpretarem o que estão estudando, deve ser tolerante para fixar-se a todas as circunstâncias da vida, para além da comunicação tanto oral como escrita. Deve-se ter em mente que é preciso despertar nos alunos a curiosidade, a busca do novo. Não basta, portanto, o aluno ser alfabetizado é preciso que ele esteja alfabetizado. Podemos ressaltar que as mudanças ocorridas nas concepções de alfabetização são consequências das transformações sociais que ecoam nas escolas. Segundo Ferreiro, não é preciso utilizar outra palavra para definir a alfabetização. Pois, a alfabetização, por si só, já pressupõe um conceito bem abrangente.

Já o letramento é a qualidade assumida de aprender a ler e a escrever, trazendo consigo consequências sociais, tanto para a pessoa que aprende usá-la, quanto para a equipe social. Conforme Soares(2006,p.39): “ ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever, aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a codificar e decodificar a língua escrita; apropriar-se da escrita é tornar a escrita própria, ou seja, é assumi-la como propriedade”.

Portanto, podemos dizer que a alfabetização e o letramento estão ligados um ao outro, sendo os dois temas de extrema importância para uma excelente aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com