TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGUNS TERMOS E CONCEITOS PRESENTES NO DEBATE SOBRE RELAÇÕES RACINIANO BRASIL

Por:   •  16/8/2018  •  Artigo  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ALGUNS TERMOS E CONCEITOS PRESENTES NO DEBATE SOBRE RELACOES RACIASNO BRASIL.

                                                                                                                 GOMES, Nilma Lino

                                                                                                              Professor: Pedro Morais

                                                                                           Aluno: Olávio Ferreira Dourado

                                                                                           Curso: Odontologia

                                                                                           Semestre: 1º

                                                                                           Turma: A

Salvador – Bahia 28 de março de 2015

Quando se fala de relações raciais, logo se ouve os mitos que se constituíram na Sociedade brasileira, partindo quase sempre para negação no senso comum sobre as relações racial brasileira, exemplo de que nós não somos racistas ou de que o tratamento dado às populações de cor clara e qualitativamente melhor do que com pessoas de cor escura e que a única forma de discriminação que há no Brasil e contra a população que é desfavorecida economicamente.

No Brasil é um desafio grande desenvolver uma identidade negra positiva, pois vivemos em uma sociedade, que historicamente ensina aos negros desde cedo, que para ser aceito pela sociedade é preciso negar-se a si mesmo. Segundo MUNANGA a identidade negra deve ser analisada, respeitada, discutida também em ambiente escolar com o intuito de mudar o conceito da sociedade sobre o povo negro. É essencial que seja incorporada de maneira responsável para formar professores capazes de respeitar a diversidade cultural do país. O termo raça no Brasil é repleto de varias interpretações. “Qual é a sua raça?” pode ser visto como uma mera pergunta de censo ou como uma pergunta racista, a forma como se reage a essa pergunta dependerá em grande parte da compreensão da leitura e da construção da identidade étnica/racial de quem é perguntado. Os intelectuais preferem usar o termo etnia ao invés do termo raça, por achar que raça está ligada ao determinismo biológico onde diz que raças são superiores e inferiores, idéia que já se encontra abolida, ainda mais com os horrores causados na segunda guerra mundial, o conceito raça passou a causar repulsão aos intelectuais. Fazendo com que o termo etnia ganhasse força ao fazer referencia a povos diferentes.

No conceito etnocentrismo, se designa o sentimento de superioridade que sua cultura tem em relação às outras, o etnocêntrico acredita que seus valores e suas culturas são superiores a de outro povo. Ele não pensa necessariamente em aniquilar ou destruir os costumes dos outros, mas, sim de evitá-lo ou até mesmo de transformá-lo ou converte-lo. O que é preconceito? Ao consultar um dicionário encontra se a seguinte definição: julgamento prévio de pessoas de outros grupos; julgamento com conceitos antecipado e inflexível. Hoje no Brasil o preconceito acontece de forma sutil o preconceito racial se mostra resistente e cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro. Já houve épocas em que o racismo era explicito com xingamentos, violência, agressões físicas e verbais. Hoje o preconceito está “escondido” com piadinhas que inferioriza o negro, e com situações lamentáveis que tornasse complexo luta contra o preconceito racial. Ninguém nasce preconceituoso, ou seja, o preconceito não é uma atitude nova. A criança aprende a se socializar e os julgamentos raciais lhe são mostrados por meio dos adultos que as cercam, a mídia e o primeiro e principal ambiente de socialização, pesquisas apontam que 70% dos casos de racismo acontecem nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com