TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão

Por:   •  12/4/2017  •  Resenha  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Administração 8º Semestre
Aluno: Esteves Praxedes Conceição Santos  

Disciplina: HC Afro
Professor: Paulo Moreira
Dia da aula: Quinta feira

Resumo: Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão

A autora ao falar sobre alguns conceitos e termos referentes às relações raciais no Brasil, traz a tona verdades e desmistifica alguns conceitos que são comuns ao dia - dia além de apresentar nomenclaturas estas que divergem de intelectual para intelectual a depender de suas convicções e áreas de conhecimento. Segundo a autora “os movimentos sociais cumprem uma importante tarefa não só de denúncia e reinterpretação da realidade social e racial brasileira como, também, de reeducação da população, dos meios políticos e acadêmicos.” destaca a importância do Movimento Negro para a questão social e racial na sociedade brasileira, o qual vem redimensionando, dando visibilidade reeducando a sociedade sobre o papel do Negro no contexto sociocultural do país.

Antes de avançar na discussão, a autora esclarece que “negras são denominadas aqui as pessoas classificadas como pretas e pardas nos censos demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE. (GOMES, p 39). Logo o texto apresenta os conceitos mais usados nas discussões sobre a questão racial brasileira. Para começar, a autora trata do termo Identidade e ressalta algumas personalidades que se são referências nesta temática, como Kabengele Munanga e Silvia Novaes. Para o primeiro, a identidade funciona como características inerentes de determinado grupo como forma de defesa e auto definição. Para Novaes, é um conceito vital e que reflete toda história ideológica de determinado povo.

A identidade não ocorre de forma isolada e não é algo inato, ela se refere ao modo de ser no mundo e com os outros, porém não se prende a cultura, sendo que não é estável nós tornamos sujeitos de múltiplas personalidades, que podem ser refletida através dos outros. Outro conceito apresentado é a Identidade Negra, a qual, segundo a autora, se trata de um processo de construção social, ideológica, cultural e diversificada sobre a relação de pertencimento de grupo e suas relações consigo mesmo e com o outro. Gomes salienta também a dificuldade de se construir uma identidade negra positiva em uma sociedade que discrimina e inferioriza o outro em virtude da sua cor de pele. Construir uma identidade negra positiva em uma sociedade que, historicamente, ensina aos negros, desde muito cedo que para ser aceito é necessário negar-se a si mesmo é um desafio que se é imposto. 
Já o conceito de Raça, de acordo com autora, precisa ser pensado em sua vasta complexidade e não apenas como segregação entre os diversos povos por suas inúmeras diferenças.  

A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais, que as caracterizam em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. Entretanto sua historia é marcada por desigualdade e discriminação, especialmente contra negros e indígenas. Os debates sobre as relações raciais no Brasil englobam termos e conceitos que geram discordâncias entre autores, intelectuais, e militantes com perspectivas teóricas e ideológicas diferentes, e dependendo da área de conhecimento do posicionamento político dos mesmos, pode até gerar desentendimento. A idéia de democracia racial é, atualmente, considerada pelos cientistas sociais um objeto de estudo, uma tentativa de explica a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com