TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV)

Artigo: Conceito de Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Artigo  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  2.541 Visualizações

Conceito de Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV).

Valor Presente: O valor presente é o somatório dos valores presentes dos fluxos individuais – positivos e negativos, ou seja, é o valor de cada fluxo de caixa descontado ao momento presente pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente.

Valor Futuro: O valor futuro é o somatório do “carregamento” de cada fluxo, seja negativo ou positivo, até o pagamento final pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente. Em outras palavras, para encontrar o valor futuro deve-se tomar cada recebimento e pagamento e calcular o valor futuro desses fluxos individuais, até o vencimento da operação, utilizando uma taxa de juros predefinida.

Taxa

Taxa de juros (i) por período de capitalização, expressa em porcentagem, e sempre mencionando a unidade de tempo considerada ( ano, semestre, trimestre, mês ou dia),é o custo ou valor cobrado pelo uso de um determinado Capital. Quando esta taxa é cobrada de instituições financeiras é denominada Ativa; quando a taxa é paga pelas as instituições financeiras aos seus depositantes é denominada passiva.

- Juros compostos: No regime juros compostos, os juros de cada período, que não forem pagos no final do período, são somados ao capital para o calculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros são capitalizados e, consequentemente, rendem juros. Assim, os juros de cada período são calculados sobre o saldo existente no inicio do respectivo período, e não apenas sobre o capital inicial (principal) aplicado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com