TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE GERAL - MACRO AMBIENTE AMEAÇAS DE OPORTUNIDADE

Tese: AMBIENTE GERAL - MACRO AMBIENTE AMEAÇAS DE OPORTUNIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo de Caso - ELLA

Questão 1:

1.1

AMBIENTE GERAL – MACRO AMBIENTE

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Políticas sociais Aumento de tributos (impostos)

Produtos de qualidade Diminuição do poder de compra dos consumidores

Benefícios fiscais como incentivo para exportações Público exigente de consumidores

AMBIENTE DE NEGOCIOS – MICRO AMBIENTE

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Localização adequada dos pontos de vendas Entrada de novos concorrentes (Beleza e Glamour)

Contato estreito com fornecedores proporcionando aquisição de matérias-primas com melhores preços e prazos Flexibilidade da concorrente e adequação/aquisição de novos mercados

Solidez financeira – o que dá credibilidade à empresa Baixa produtividade em relação à concorrente

AMBIENTE INTERNO

FORÇAS FRAQUESAS

Valorização dos recursos humanos Tecnologia de fabricação ultrapassada

Alto contato com o cliente Falha na comunicação (falta de conhecimento da equipe)

União da diretoria para resolução dos problemas (reconhecimento do problema) Falta de profissionais qualificados (necessidade de contratar consultoria)

1.2

 Qualidade dos produtos

 Políticas sociais

 Marca conceituada

 Localização dos pontos de venda

 Atendimento ao cliente

 Setor de atendimentos pós venda

1.3

A empresa Charm, analisou o mercado e adotou estratégia de crescimento para cidades do interior que antes não eram exploradas e vem obtendo excelentes resultados.

Questão 2:

2.1

Visão: Ser referencia no mercado de produtos de estética e beleza.

2.2

Valores: Valorização dos recursos humanos (políticas internas de crescimento e oportunidades para os funcionários e seus familiares), integração com a comunidade através de políticas sociais, valorização da marca de seus produtos.

2.3

Missão: Produzir e distribuir (vender) produtos de higiene e beleza com qualidade e localização privilegiada.

Questão 3:

A empresa está adotando uma postura de manutenção e crescimento.

3.1

No que diz respeito à manutenção, a empresa precisa adotar estratégias de renovação tecnológica, treinamento da equipe, reestruturação (uma vez que não há conhecimento por parte da diretoria a respeito da equipe), abaixando os custos de produção e posteriormente os preços de vendas (uma vez que suas consumidoras passaram a adquirir produtos mais em conta).

Já no que diz respeito ao crescimento, a empresa precisa aproveitar as oportunidades e expandir seu mercado não apenas a para cidades do interior, mas também para novos estados e aproveitar o incentivo do governo e traçar uma estratégia para conseguir parcerias e realizar exportações.

Questão 4:

Propósitos: Baseado na sua missão, a empresa precisa adotar novas tecnologias de produção, aumentando assim sua produtividade que se encontra bem abaixo da produtividade de sua concorrente, uma vez que seus produtos já possuem qualidade e a mesma é reconhecida pelos consumidores e a partir deste ponto expandir seus mercados para novas cidades.

Potenciais: Como a empresa possui solidez financeira e credibilidade, bom relacionamento com fornecedores e o governo criou benefícios fiscais como incentivo para exportações, após a reestruturação/manutenção da empresa, a empresa Ella tem grande potencial para começar um novo ciclo em sua trajetória e começar a exportar seus produtos.

Questão 5:

A ameaça de novos entrantes:

- Alta produtividade da concorrente, pois quanto maior a produção menor é o custo unitário;

- Custos de mudança, uma vez que será necessário atualizar sua tecnologia de produção e isto implica em custos, além dos treinamentos e contratação de profissionais qualificados para sua reestruturação.

Poder de barganha dos fornecedores:

Como a empresa Ella possui um relacionamento estreito com os fornecedores e credibilidade, o poder de barganha dos fornecedores não apresenta uma ameaça e sim uma vantagem para a mesma que sempre adquirir matérias-primas com melhores preços e prazos de entrega.

Poder de barganha dos compradores:

Como a empresa Ella vende diretamente para o consumidor final, este tem um alto poder de barganha e no momento atual da empresa tem se tornado uma ameaça, pois com a crise financeira o poder de aquisição dos consumidores diminui e estes estão buscando produtos com preços mais em acessíveis.

Ameaça de produtos substitutos:

Conforme mencionado no item acima, a empresa vem sofrendo grande ameaça com a entrada dos produtos das empresas Beleza e Glamour que apesar de atuarem em outra faixa de mercado, possuem produtos do segmento com preços mais baixos e estão crescendo neste mercado de forma considerável.

Intensidade da rivalidade:

Apesar de não ter grande quantidade de concorrentes, a intensidade da rivalidade tem se mostrado uma forte ameaça para a Ella, pois além de sua maior concorrente se encontrar melhor estruturada, ela já está expandindo seus horizontes e atuando em novos mercados, além de possuir tecnologia de produção mais atualizada e maior produtividade.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com