TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Dissertações: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O docente ao longo de toda sua carreira profissional necessita dominar metodologias, métodos, técnicas e recursos de ensino, pois é através dessas “ferramentas” o professor terá condição de se aperfeiçoar constantemente, dando a agilidade suficiente para interagir com os alunos em sala de aula.

Segundo o dicionário, metodologia significa o “estudo científico dos métodos”, ou “a parte da lógica que estuda os métodos de uma ciência e seus tipos de conhecimento”, ainda sobre metodologia do ensino esta estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor, ou seja, a metodologia do ensino nada mais é do que o estudo dos métodos do ensino dispostos a alcançar um fim e especialmente para chegar a um conhecimento didático, onde o professor os utiliza para estimular o processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos.

O significado etimológico de método é o caminho a seguir para alcançar um fim ou os meios adequados para realizarem objetivos. Portanto, pode-se conceituar método de ensino como um procedimento didático caracterizado por certas fases e operações para alcançar um objetivo previsto.

Com isso, o professor estimula o processo de ensino, utilizando um conjunto de ações e procedimentos para ter êxito na aprendizagem de seus alunos.

Os métodos de ensino são ações, passos e procedimentos vinculados ao método de reflexão, compreensão e transformação da realidade, que sob condições concretas de cada situação didática asseguram o encontro formativo entre o aluno e as matérias de ensino.

Sendo assim, quando um professor utiliza, de forma intencional, um conjunto de ações e procedimentos para desenvolver um conteúdo em sua aula, ele está buscando um meio mais adequado para alcançar o objetivo de proporcionar a aprendizagem de novos conhecimentos aos discentes.

Os métodos de ensino são:

- Métodos de ensino individualizado: a ênfase está na necessidade de se atender às diferenças individuais, como por exemplo: ritmo de trabalho, interesses, necessidades, aptidões, etc., predominando o estudo e a pesquisa, o contato entre os alunos é acidental.

- Métodos de ensino socializado: o objetivo principal é o trabalho de grupo, com vistas à interação social e mental proveniente dessa modalidade de tarefa. A preocupação máxima é a integração do educando ao meio social e a troca de experiências significativas em níveis cognitivos e afetivos.

-Métodos de ensino sócio-individualizado: procura equilibrar a ação grupal e o esforço individual, no sentido de promover a adaptação do ensino ao educando e o ajustamento deste ao meio social.

DESENVOLVIMENTO

Método de ensino individualizado

Este método tem como objetivo atender as diferenças individuais de cada aluno. Nele o professor deve levar em conta o ritmo de trabalho, o interesse, as necessidades e aptidões de cada um, dando ênfase para o estudo e a pesquisa.

Dentre as técnicas oferecidas pelo método, o grupo optou pelo Estudo Dirigido, o qual é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender. É o incentivador e o ativador do aprender. De maneira especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende. Pode atender, com vantagens, às exigências do processo de aprender, uma vez que, utilizando-se de dados reais contidos nas diferentes áreas do conhecimento, incentiva a atividade intelectual do aluno, força-o à descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o desenvolvimento das habilidades e operações de pensamento significativas – identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicando o que aprendeu.

Para exemplificar um trabalho com a técnica do estudo dirigido, podemos buscar orientações nos Parâmetros Curriculares Nacionais usando o tema transversal Meio Ambiente como conteúdo a ser desenvolvido, uma vez que ele pode ser trabalhado em conjunto nas disciplinas de Português, Geografia e História. Dessa forma o professor irá explorar o tema Meio Ambiente com a pergunta: De onde vêm os alimentos?

Os alunos deverão identificar os alimentos consumidos em casa e na escola e também a sua origem.

Através de um cartaz com diferentes gravuras de alimentos e pequenas frases significativas pode constituir-se no incentivo ao desenvolvimento de uma tarefa bem

variada e rica em informações sobre os alimentos e a alimentação, em geral. O professor solicitará aos alunos que façam uma lista dos alimentos que são consumidos ou usados normalmente em suas casas e, depois, os da escola. Os alunos serão orientados a representarem com desenhos ou, então, com gravuras coladas, seus alimentos preferidos e o que costumam consumir habitualmente, formando um painel. A partir desse momento, os alunos devem ser incentivados a escreverem frases ou palavras (conforme o nível do grupo) relacionadas aos desenhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com