TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Por:   •  15/5/2015  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

Formulário para Elaboração de ED01

Curso:

Licenciatura em Computação

Código da Disciplina:

D18-4

Nome da Disciplina:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Natureza:

Obrigatória

Cursista:

Piercarlos Duarte de Sousa Rodrigues

Polo:

São Simão

Tutor:

José Augusto de Melo

Turma:

I

Resenha Crítica

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD, são usados para complementar aulas presenciais.

As bases legais da Educação a Distância no Brasil foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pelo Decreto n.º 2494, Decreto n.º 2561, e pela Portaria Ministerial n.º 301.

A educação a distância vem crescendo mais que a educação presencial. Apesar do crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas.

Os principais recursos e ferramentas se resumem da seguinte forma: Informação e documentação (hipermídias, aplicações em Java, ferramenta de ajuda, glossário, midiateca, webteca, portfólio, etc); Comunicação (fórum, chat, e-mail, etc); Gerenciamento pedagógico e administrativo (notas, trabalhos e exercícios, histórico de conteúdos, número de participações em fóruns e chats, grupos de trabalhos, sistema para avaliação, sistema de controle, agenda de cursos, etc.) e Produção (editor on-line, editor Wiki, diário de resolução, conjunto de atividades, aplicativos específicos, etc.).

Em relação ao material didático, a elaboração é diferenciada, quando se compara o curso a distância com o curso presencial. Na presencial é um recurso de apoio já na EaD ele assume um papel de maior responsabilidade.

Na relação entre professor e o aprendiz em um AVA, fatores como a tecnologia, interação, cooperação e colaboração entre aprendizes, professores e tutores contribuem para a efetividade do curso e consequentemente da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (494.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com