TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o público idoso

Por:   •  6/1/2017  •  Artigo  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Padrão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o

público idoso

Virtual Learnng Environments pattern for eldery public

Abstract: The difficulty of using a Virtual Learning Environment (AVA's) by the elderly population constitutes an instrument of discouragement to learning via Distance Learning (EaD), thus hindering the diffusion of knowledge to these people. This article proposes a solution to such conflict, where the level of complexity of using these tools is high for beginners. Based on the elderly population, these environments have many hurdles to be passed to the success of its use. The methodology includes the analysis of accessibility recommendations directed to the elderly user and essences and unnecessary features for the Moodle AVA become more accessible. The article concludes that it is necessary to harmonize the content of these analyzes and proposes a way to use a step by step manual for the first access of the user, so that older people can become better acquainted and faster with AVA's.

Keywords: Virtual Learning Environment; accessibility; elderly; Distance

Education.

Resumo: A dificuldade de uso de um Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA's) pela população idosa constituí um instrumento de desestímulo à aprendizagem via Educação a Distância (EaD),assim dificultando a difusão do conhecimento para essas pessoas. Este artigo propõe uma solução para tal conflito, onde o nível de complexidade da utilização dessas ferramentas é alto para iniciantes. Tomando por base a população idosa, esses ambientes possuem muitos obstáculos a serem passados para o sucesso de seu uso. A metodologia utilizada inclui a análise de recomendações de acessibilidade voltadas ao usuário idoso e de recursos essências e desnecessários para o AVA Moodle ficar mais acessível. O artigo conclui que é necessário harmonizar o conteúdo dessas análises e propõe uma forma de utilizar de manual passo a passo para o primeiro acesso do usuário, para que as pessoas idosas possam se familiarizar melhor e mais rápido com os AVA's.

1


Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Acessibilidade; Idoso;

Educação à Distância.

1.Introdução

A evolução da tecnologia ocorreu de forma extremamente acelerada e acontece a

todo momento, a cada minuto são lançados, criados, desenvolvidos, novos produtos e serviços. Pode-se dizer que essa revolução ocorreu da década de 80 para frente, onde ela explodiu, e não parou mais de evoluir. Quem nasceu ou cresceu nesse período certamente já está acostumado e aprende a manusear estes mesmos produtos de forma muito fácil, porem o mesmo não acontece com quem não vivenciou esta era, ou melhor, não teve a oportunidade de participar do seu desenvolvimento, hoje estas pessoas já são em sua maioria idosos, que muitas das vezes não sabem nem ao menos ligar um computador, outros já sabem, mas não tem o devido conhecimento de aproveitar tudo ou grande parte do que as novas tecnologias podem oferecer. Entre essas novidades, está o que chamamos de AVA's (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), que é um palco de aprendizagem a distância, onde é possível para o usuário usufruir da mesma experiência que ele teria em uma escola, universidade, ou qualquer outro ambiente educacional, sem sair de casa. É partindo desta ideia, que este artigo busca uma forma de melhorar a experiência proporcionada pelos AVA's, para o usuário idoso, o qual mesmo com toda evolução ainda são em sua grande maioria deficientes quando o assunto é acessibilidade.

Para esta classe social é necessário se tomar algumas medidas para que a

experiência proporcionada seja a melhor possível, entre elas, segundo o artigo publicado por De Macedo e Pereira (2002) algumas são: Aumento da fonte apresentada na tela, espaçamento duplo entre as linhas do texto, entre outras ideias interessantes apresentados no mesmo.

Falaremos também sobre a ideia de um manual/tutorial passo a passo, onde estará

sempre disponível ao usuário quando julgar necessário ou tiver alguma dúvida sobre algo dentro do Ambiente Virtual.

2.1.Acessibilidade

O que vem a ser acessibilidade? Segundo o dicionário online do Aurélio, esta

palavra pode ser resumida em "Qualidade do que é acessível.", ou seja, tornar algo acessível a todos ou um público específico, de fácil acesso, compreensão.

Quando falamos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem é fundamental que a

plataforma desenvolvida seja acessível a todo tipo de usuário, desde o iniciante, passando pelo idoso, até mesmo os deficientes, sejam visuais, auditivos, ou qualquer outro tipo, mas como fazer algo desta abrangência se torna realmente algo complicado, existe também a opção de fazer o mesmo específico para um público-alvo. Neste artigo traremos o foco ao idoso, o qual é uma classe social que está constantemente em crescimento e adaptação, hoje

2

[pic 2]

grande parte deles buscam o acesso ao conhecimento, principalmente por meio da internet,

e quando os mesmos buscam a qualificação profissional que muitas vezes não tiveram a chance de obter, fazem uso da Educação a Distância, em que podem fazer cursos superiores ou técnicos sem sair de sua casa.

Para se ter um Ambiente Virtual de qualidade o mesmo deve oferecer o máximo

possível de aperfeiçoamentos caso seja voltado a um público específico, neste caso, o público idoso, entre esses aprimoramentos estão as 10 recomendações citadas no artigo de De Macedo e Pereira (2002) com o título "Desenvolvimento de Recomendações de Acessibilidade e Usabilidade para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Voltados para o Usuário Idoso", que leva o termo acessibilidade a outro nível se comparado com as formas tradicionais que a grande maioria destes ambientes se encontra hoje, e um manual passo a passo, ou tutorial, de fácil compreensão, de preferência interativo, que seria a chave para o sucesso do aprendizado do idoso no Ambiente Virtual, chamando sua atenção para o que antes passava despercebido pelo mesmo, e ao mesmo tempo explicitando o que é atrativo para o usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com