TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DA DRENAGEM DE UMA ÁREA PROXIMA A UMA RESIDÊNCIA LOCALIZADA NO BAIRRO DO GUAMÁ

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

ANALISE DA DRENAGEM DE UMA ÁREA PROXIMA A UMA RESIDÊNCIA LOCALIZADA NO BAIRRO DO GUAMÁ

MILENA FIGUEIRA BARBOSA  201307740011

BELÉM/PA

2017

MILENA FIGUEIRA BARBOSA  201307740011

ANALISE DA DRENAGEM DE UMA ÁREA PROXIMA A UMA RESIDÊNCIA LOCALIZADA NO BAIRRO DO GUAMÁ

[pic 2]

BELÉM/PA.

2017


Sumário

1- Introdução........................................................................................................4

2- Descrição da área............................................................................................4

3- Bacia do Tucunduba....................................................................................... 4

4- Drenagem no bairro do Guamá.......................................................................7

5- Conclusão.........................................................................................................8

6- Referências.......................................................................................................9


1- Introdução

As cidades precisam de uma infraestrutura mínima para garantir o conforto, segurança e saúde da população e também para o próprio crescimento e desenvolvimento da cidade. Parte dessa infraestrutura está ligada ao saneamento básico que seria um conjunto de ações e obras públicas destinadas a garantir um ambiente higiênico e saudável para os habitantes. Entre as obras feitas destacam-se as referentes a drenagem urbana que possuem um papel fundamental numa cidade principalmente naquelas que apresentam alto grau de urbanização.

A drenagem num aspecto geral corresponde a um conjunto de obras com o objetivo fundamental de escoar a água da chuva impedindo assim que ocorra alagamentos. Dentro de uma cidade os alagamentos podem causar grandes transtornos que vão de bem materiais ou até mesmo nos casos mais críticos provocam a morte. Nesse sentindo é essencial desenvolver projetos que atendam às necessidades da cidade, dento em vista que para a máxima eficácia os projetos devem ser feitos analisando a bacia como um todo, pois a bacia é um sistema complexo se não estudada adequadamente as obras simplesmente transfere o problema de um ponto para outro.

2- Descrição da área

A residência alvo do estudo nesse trabalho está localizada na Passagem Napoleão Laureano no bairro do Guamá, o qual está localizado na região sul da cidade de Belém. O bairro é considerado o mais populoso com uma população de 94.610 habitantes segundo o censo de 2010 do IBGE. O bairro foi formado através de ocupações desordenadas, feitas muitas vezes em locais impróprios como nas margens do rio e igarapés ou até mesmo aterrando igarapés e construindo as residências em cima, o que em período chuvoso leva a inundações e alagamentos. É um bairro marginalizado pela sociedade, com boa parte dos habitantes formado por famílias de baixa renda e com pouca instrução em questões envolvendo saneamento básico

3- Bacia do Tucunduba

A bacia do Tucunduba é a segunda maior bacia urbana da cidade de Belém e é nela que a residência estudada está inserida. A bacia possui uma extensão de 14.175 metros e é formada por treze canais que são: Igarapé Tucunduba, Lago Verde, Caraparú, Mundurucus, Gentil Bittencourt, Nina Ribeiro, Santa Cruz, Cipriano Santos, Vileta, União, Leal Martins, Dois de Junho e Augustura. Abrange não só o bairro do Guamá mas também os bairros Terra Firme, Universitário e parte dos bairros de Canudos e Marco. Todos esses bairros citados apresentam uma característica em comum que é os alagamentos frequentes causado principalmente pelo histórico da ocupação da bacia do Tucunduba que foi realizada desorganizadamente não respeitando os igarapés, desmatando as margens dos rios e construindo casas na beira de canais. O resultado desse descaso nós observamos hoje com os alagamentos e as enchentes que ocorrem toda vez que cai uma chuva muito forte, o que ocorre com muita frequência na nossa região. Com o objetivo de resolver esse problema está sendo implementado o projeto de macrodrenagem da bacia do Tucunduba que corresponde a um conjunto de obras a serem realizadas nos canais que formam a bacia do Tucunduba, para melhorar a vida dos moradores que sofrem com alagamentos, entretanto esse projeto já tem alguns anos e ainda não foi finalizado, logo a população ainda sofre com os mesmos problemas.

         Imagem 1: Feira da rua dos Mundurucus as margens do canal

[pic 3]

        Fonte: elaborada pelo autor

Dentre os canais citados acima o mais próximo da área de estudo é o canal da Mundurucus que é um canal retangular localizado na rua dos Mundurucus. Esse canal possui uma característica peculiar que o difere dos demais. Essa característica é a presença de uma feira livre as margens do canal. Nesse local ocorre a venda de alimentos como carne, peixe, verdura e legumes que ficam exposto ao ar livre sem refrigeração o que é preocupante pois os alimentos podem sofrer algum tipo de contaminação, além disso alguns feirantes não tem cuidado ao descartar os restos de alimentos num local adequado e acabam jogando os resíduos diretamente no canal contribuindo assim para a poluição do mesmo.

O canal da Mundurucus sofre com a poluição de suas águas devido ao lançamento de esgoto sem o devido tratamento em suas águas, como também o de lixo jogado por alguns moradores e proveniente também da feira localizada em sua margem. Ao observarmos suas água podemos notar que apresenta uma cor escura e restos de lixo boiando em sua superfície e as vezes podemos sentir um mau cheiro vindo do canal. Outro fator preocupante é o descaço dos órgãos responsáveis pela manutenção do canal sua estrutura está deteriorada  em alguns trechos do canal a mureta de proteção caiu ou simplesmente não tem, representando assim um risco para população, pois uma pessoa adulta ou uma criança podem cair no canal e se machucar ou até mesmo um carro por acidente pode acabar indo parar dentro do canal. Falta também a limpeza do canal pois em alguns pontos há a presença de vegetação crescendo no canal e acumulo de sedimento no fundo do canal o que prejudica o escoamento e a eficiência do canal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (601.2 Kb)   docx (495 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com