TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: RECONHECIMENTO DO BAIRRO OPERÁRIA NOVA E ANÁLISE

Por:   •  7/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

CURSO DE ODONTOLOGIA

DANIELA DA SILVA BITTENCOURT

DIANDRA LUIZ DA SILVA

HÊNIA KAROLINA DOS SANTOS MENDES

LETÍCIA TAVARES LEMOS

MÁRCIA JANUÁRIO

RAFAELA MARIA DINIZ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: RECONHECIMENTO DO BAIRRO OPERÁRIA NOVA E ANÁLISE

CRICIÚMA

2015

DANIELA DA SILVA BITTENCOURT

DIANDRA LUIZ DA SILVA

HÊNIA KAROLINA DOS SANTOS MENDES

LETÍCIA TAVARES LEMOS

MÁRCIA JANUÁRIO

RAFAELA MARIA DINIZ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: RECONHECIMENTO DO BAIRRO OPERÁRIA NOVA E ANÁLISE

Trabalho de Conclusão da Disciplina de Saúde Coletiva I apresentado na Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Orientador: Profa. Luiza Lessa

CRICIÚMA

2015

1 INTRODUÇÃO

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado na constituição de 1988. Seus pressupostos baseiam-se na Universalidade, Integralidade, Equidade, e por isso, é considerado um dos programas de saúde mais modernos do mundo. Porem, na prática existe a dificuldade de atender toda a população por suas deficiências precárias de recursos. O SUS veio como resposta à saúde que era precária, veio melhorar o atendimento e garantir saúde gratuita a todos o problema é a falta de recursos públicos para financiar o sistema.

O objetivo do PSF é a organização da pratica assistencial. Em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para cura de doenças e no hospital. A atenção está centrada na família, estendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social, o que vem possibilitando as equipes da família uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e da necessidade de intervenção que vão além de praticas curativas, levando a saúde para mais perto da família, e com isso, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros (BRASIL, 1998)

A ESF tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população e a organização e execução de suas práticas, adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes. É composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos e deve estar amparada nos conhecimentos e técnicas vindos da epidemiologia, do planejamento e das ciências sociais (GASTÃO e GUERRERO, 2010). Além disso, para viabilizar suas ações, é necessário compor uma equipe multiprofissional com a participação de enfermeiro generalista, do médico, um ou dois auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (TEIXEIRA e COSTA, 2003; BRASIL, 2006). 

2 OBJETIVOS

Objetivo deste trabalho foi reconhecer a realidade de saúde do Bairro Operária Nova, através do levantamento de vida e saúde da comunidade.

3 METODOLOGIA

Foi realizado o reconhecimento do bairro Operaria Nova, localizado na cidade de Criciúma/SC. A partir disso, confeccionou-se em sala de aula um questionário de acordo com as características levantadas no bairro e foram estabelecidos 8 eixos norteadores (Aspectos Econômicos e Demográficos; Educação; Saneamento, ambiente e infraestrutura; Lazer; Habitação; Segurança; Saúde; Transporte). Em um segundo momento, foi realizado o levantamento de vida e saúde da comunidade a partir da aplicação de 34 questionários, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de acordo com a Resolução nº 466/2012 do CNS - Conselho Nacional de Saúde. O presente trabalho, aprofundou-se nos eixos: Aspectos Sócioeconômicos e Educação, posteriormente, os dados foram tabulados e analisados em sala de aula.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Unidade Básica de Saúde Bairro Operaria Nova possui uma equipe, atualmente, com 9 funcionários e seu quadro de profissionais está de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, sendo distribuídos da seguinte forma:  1 médico, 1 enfermeiro, 2 técnicos em enfermagem, 4 agentes comunitários e 1 cirurgião-dentista. 

(Referencia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0340_04_03_2013.html)

O bairro apresenta um total de cinco (5) microáreas, sendo que uma (1) está descoberta por motivos que as agentes comunitárias não souberam nos esclarecer no momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com