TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Criminal do Bairro do Tambaú em João Pessoa/PB

Por:   •  20/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO DE ANÁLISE CRIMINAL

ANÁLISE DO BAIRRO DE TAMBAÚ EM JOÃO PESSOA/PB

Flávio Azevêdo de Omena

Jorrenes Conceição Menezes

José Nicácio Araújo Felipe da Silva

Rosivaldo Rodrigues da Silva

Thiago Marques dos Santos

Paraíba

2014


Sumário

1.        Apresentação        

2.        Justificativa        

3. _        Objetivos        

3.1 Objetivos Gerais        

3.2 Objetivos Específicos        

4.        Metodologia de Trabalho        

5.        Contextos Gerais        

5.1 Contexto Histórico        

5.2 Contexto Socioeconômico        

5.3 Contexto Assistencial        

6.        Ocorrências Criminais do Bairro de Tambaú        

7.        Conclusão        

8.        Fontes Bibliográficas        

        

        


  1. Apresentação

O presente trabalho destina-se avaliar as ocorrências criminais verificadas no bairro de Tambaú, em João Pessoa, com base em informações oriundas de fontes oficiais e disponíveis em outros meios acessíveis via web.

  1. Justificativa 

A produção do referido trabalho verifica-se pela necessidade de avaliação das ocorrências com registros criminais, em área circunscrita no bairro de Tambaú, na cidade de João Pessoa, com o intuito de avaliar os fatores que favorecem as ocorrências criminais, com vistas a produzir informações essenciais a geração de novas metodologias, voltadas a prevenção dos principais tipos de ações que impactam os números da segurança pública.

3.         Objetivos

3.1 Objetivos Gerais

Os objetivos gerais se relacionam a produção de informações qualificadas, sobre as principais infrações penais que ocorreram no bairro de Tambaú, no período compreendido entre os meses de Janeiro e Setembro de 2012 e 2013, em uma área delimitada em 3,5 km2 com delimitações estabelecidas pelos seguintes logradouros: Avenida Senador Rui Carneiro; Rua Sidney Clemento Dore; Rua Helena Meira Lima; Avenida Almirante Tamandaré; Avenida Antônio Lira; e, Rua José Augusto Trindade.

3.2 Objetivos Específicos

Estabelecer um marco referencial das principais ocorrências registradas, estabelecendo padrões de comportamento das ações criminosas, verificando os fatores ambientais que contribuem para a formação do ambiente propício a prática criminosa.

Além destas perspectivas, produzir informações que permitam produzir ações eficazes de controle onde, o elemento guardião, pré-estabelecido na sistemática TAP – Triângulo de Análise de Problemas, possa se estabelecer em posição a promover a prevenção em nível compatível as necessidades do ambiente encontrado.

  1. Metodologia de Trabalho

Os trabalhos desenvolveram-se a partir da disponibilização de dados pela Secretaria de Estado da Defesa Social do Estado da Paraíba, cujos registros possuíam informações sobre as ocorrências no período de 01/01/2012 a 30/09/2013, dados fornecidos em arquivos em Excel e sem tratamento.

O grupo de análise ficou responsável pela avaliação das ocorrências criminais verificadas no bairro de Tambaú, com raio de alcance de 3.520 metros, limitados pelas ruas já descritas nos objetivos gerais do trabalho.

A coleta de dados foi realizada, diretamente, por sobre a base disponibilizada, cercando-se, ainda, de informações peculiares advindas de instituições oficiais, mesmo que, disponibilizadas por outras fontes de consultas, cujas origens foram descritas e garantidas as autorias.

  1. Contextos Gerais

Nenhum processo de análise situacional pode deixar de considerar os aspectos históricos e sociais que impulsionaram a degradação ou desenvolvimento de uma área específica, pois, entender os fatores que contribuem para a formação do caráter da sociedade e de sua identificação no tempo e espaço com o local, gera a possibilidade de avaliar as ações do passado com uma visão e perspectiva de futuro diferente do ambiente existente.

5.1 Contexto Histórico

Tambaú possui origem na língua Tupi-Guarani, cujo significado remete-se a “Rio das Ostras”, fato associado ao antigo percurso seguido pelo Rio Jaguaribe, cuja deságua ocorria no Tambaú.

O bairro, em suas origens, era uma colônia de pescadores, porém, a expansão da população para a área litorânea, deslocaram os antigos moradores de seu habitat, impulsionando-os para as áreas periféricas, conforme Oliveira (2007), tal processo, fomentou o surgimento do bairro São José, considerado área crítica em termos de criminalidade.

5.2 Contexto Socioeconômico

A contraposição de formação entre as comunidades pré-existentes e as que chegavam, mudaram drasticamente as feições sociais da comunidade, a dantes sociedade formada por pescadores e pequenos posseiros, foi “tomada”, passo-a-passo, por uma população elitizada que fazia uso da região apenas no período do verão, porém, com a melhoria na infraestrutura do ambiente, notadamente fomentada pela acessibilidade, este processo foi acelerado, conforme nos relata Souza (2004).

O processo de elitização do bairro, o conduziu para a formação de um dos bairros mais verticalizados de João Pessoa, com o surgimento de diversos empreendimentos imobiliários, com a construção de edifícios de considerável altura, os chamados espigões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (688.4 Kb)   docx (372.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com