TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANO MEUS PAIS FERIADO ESQUERDO

Resenha: ANO MEUS PAIS FERIADO ESQUERDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Resenha  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

O ANO QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS

 

O filme o ano que meus pais saíram de férias, se passa na década de 70, época do regime militar, no ano da copa do mundo em que o Brasil foi campeão. O protagonista se chama Mauro, um garoto de 12 anos que adora jogar futebol de botão, a princípio é um filme brasileiro que retrata nossos problemas políticos, cotidiano histórico e social, só que foge um pouco dos outros filmes do gênero. O Brasil é retratado nesse filme pelo ponto de vista das pessoas que viveram em uma época que a ditadura militar, estava fortemente instaurada em nosso país, ele retrata o cotidiano de uma criança que vê sua vida totalmente modificada a partir do momento que seus pais militantes políticos (positivistas), tem que fugir para não serem presos e por segurança o deixa com o avô que por trágica coincidência morre no mesmo dia que a criança fica sob seus cuidados, enquanto seus pais supostamente viajam de férias. 

Ao chegar à sua temporária casa ou definitiva que não fica muito explicito no filme o futuro do garoto ele se depara com uma realidade difícil ao saber que seu avô não o receberá da forma esperada, seus pais não tem previsão para voltar e não conseguem entrar em contato, e vizinhos por compaixão, cuidam dele sem nem mesmo saber o seu destino. 

É uma forma também de se pensar, o tanto que a ditadura não só por meios políticos e cruéis marcou varias pessoas, como também houveram crianças nesta época que foram torturadas fisicamente ou até mesmo psicologicamente como é o caso da criança do filme.

Por não entender o que está acontecendo Mauro acaba então se aproximando de um velho judeu e de um grupo de garotos que moram no mesmo prédio, criando amizades, já que a únicas coisas que o distrai são o futebol e a expectativa de que seus pais voltaram para o levarem para casa. 

O filme retrata também o medo desesperador das pessoas que até fingem normalidade, não falam nem se quer a palavra ditadura, por medo de serem presas e sofrerem com represarias é uma época negra em nosso país, em que a intolerância reinava e o terrorismo tanto psicológico quanto físico era evidente e mascarado ao mesmo tempo. Essa época foi marcada pela falta de opinião que as pessoas, fingiam não ter, assim como um sistema de ditadura, (só é válido o que eles pregam) o comunismo matava crianças e falsamente faziam com que a população fosse grata a eles pela proteção, não sabendo que por detrás estavam abafados e reprimidos os direitos humanos, sociais, livre expressão de opinião etc...

A empolgante copa do mundo de 1970 ao mesmo tempo em que a ditadura atinge elevados índices de repressão e o garoto passa por momentos difíceis da sua vida é marcante como um país que passa por uma situação tão triste e com seus direito políticos e sociais estão tão reprimidos, tendo muitas mortes à liberdade de imprensa extinguida. A incerteza da história que por alguns momentos se torna angustiante ao que irá acontecer, desde o seu início parece ter um fim óbvio é muito bem descontraída pelas paixões do garoto, em especial o futebol, e sua aproximação com algumas personagens interessantes. 

Ao mesmo tempo em que o filme retrata algo tão serio na nossa história, foge um pouco do contexto, foca demais as brincadeiras e muitas das vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com