TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTECENDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Casos: ANTECENDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  8.056 Palavras (33 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 33

ANTECENDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Preparando as Condições para a Moderna Empresa

Objetivos de aprendizagem

Mostrar a preocupação com a Administração desde a Antigüidade até o século XX. Alinhar a influência dos filósofos, da organização eclesiástica, da organização militar e dos economistas liberais no pensamento administrativo e nas formas de organização existentes no passado.

Mostrar a influência da Revolução Industrial e de como ela preparou o terreno para as primeiras tentativas de se construir uma Ciência da Administração.

Mostrar a influência dos pioneiros industriais e dos empreendedores, cujos esforços individuais criaram as grandes empresas modernas.

O que veremos adiante

A influência dos filósofos.

A influência da organização da Igreja Católica.

A influência da organização militar.

A influência da Revolução Industrial.

A influência dos economistas liberais.

A influência dos pioneiros e empreendedores.

A METODOLOGIA DE GILBERTO

Gilberto Marcondes é consultor de empresas na área de administração. Ao longo de sua carreira em consultoria, Gilberto acostumou-se a trabalhar dentro da seguinte metodologia:

Colheita de dados: Gilberto entrevista os diretores da empresa cliente para obter dados a respeito dos problemas encontrados.

Análise dos dados: Gilberto passa a analisar os dados obtidos nas entrevistas para então dividi-los e decompô-los para considerar possieis soluções.

Síntese dos dados: a seguir, Gilberto passa a conduzir ordenadamente as soluções para os problemas mais fáceis para passar gradualmente às soluções dos problemas mais difíceis.

Verificação: posteriormente, Gilberto faz uma revisão geral para se assegurar de que nenhum dado ou problema foi omitido.

Quais são seus comentários a respeito da metodologia de Gilberto?

A história da Administração é recente. No decorrer de roda a história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e explodiu em um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Uma das razões para tanto é que nos dias de hoje a sociedade típica dos países desenvolvidos é unia sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confiada a organizações (como indústrias, universidades

humano. No livro Política, que versa sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública:

Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania).

Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia).

Democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).

e escolas, hospitais, comércio, comunicações, ser-    Durante os séculos que vão da Antigüidade ao

viços públicos etc.) que precisam ser administradas    início da Idade Moderna, a Filosofia voltou-se para

para se tornarem mais eficientes e eficazes. Pouco antes, em meados do século XIX, a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos - como médicos, advogados e artistas que trabalhavam por conta própria - o lavrador, o armazém da esquina etc. Apesar de que o trabalho sempre ter existido na história da humanidade, as organizações e sua administração formam um capítulo que teve seu início há pouco tempo.

Influência dos Filósofos

uma variedade de preocupações distanciadas dos problemas administrativos.

Francis Bacon (1561-1626), filósofo e estadista inglês e fundador da Lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório. Bacon antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como princípio da prevalência do principal sobre o acessório.

Renê Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à Matemática e à Geometria da época. Na Filosofia, celebrizou-se pelo livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosó

A Administração recebeu influência da Filosofia    fico denominado método cartesiano, cujos princí

desde os tempos da Antigüidade.' Sócrates, filósofo grego (470 a.C. - 399 a.C.), em sua discussão com Nicomaquides, expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.2

Platão (429 a.C. - 347 a.C.), filósofo grego, discípulo de Sócrates, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República,3 expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.

Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), discípulo de Platão, deu o impulso inicial a Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e Ciências Naturais abrindo as perspectivas do atual conhecimento

pios São:

Princípio da dúvida sistemática ou da evidência. Consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência - clara e distintamente - aquilo que é realmente verdadeiro. Com essa dúvida sistemática evita-se a prevenção e a precipitação, aceitando-se apenas como certo o que seja evidentemente certo.

Princípio da análise ou de decomposição. Consiste em dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua adequação e solução e resolvê-las cada uma, separadamente.

CAPÍTULO 2 • Antecendentes Históricos da Administração    31

Princípio da síntese ou da composição. Consiste em conduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com