TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA Sua pergunta

Ensaio: ANTROPOLOGIA Sua pergunta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Ensaio  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A dimensão simbólica é também parte constitutiva do ser humano, porque o homem está imerso na linguagem e na cultura.

Sobre a dimensão simbólica é correto afirmar que a ciência antropológica compreende que:

I Todas as sociedades atribuem os mesmos significados simbólicos à linguagem e à cultura.

II Cada sociedade pode atribuir significados simbólicos específicos à linguagem e à cultura.

III Os significados simbólicos fazem referência somente à linguagem falada e corporal na cultura. Já os objetos materiais, inseridos na linguagem e na cultura, não apresentam atribuições de significados simbólicos.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta Selecionada: c.

II

Resposta Correta: e.

II

Feedback da resposta:

Cada sociedade apresenta representações e visões de mundo que são produzidas por valores e sentimentos que são vivenciados e compartilhados em um determinado espaço e época histórica. Nessa postura, um valor simbólico é um significado cultural atribuído pelo ser humano a gestos, palavras e/ou objetos materiais e é, portanto, elaborado de acordo com seu contexto social, histórico e cultural.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A base da Etnografia é a “observação participante” efetuada pelo pesquisador-antropólogo. No entanto, pode ser produzida também a prática denominada “participação observante”.

Julgue as opções a seguir no que se refere ao termo “participação observante”:

I. É quando o etnógrafo assume a postura de porta voz da cultura estudada.

II. É quando ocorre uma confusão ética entre etnógrafo e etnografia estudada.

III. É quando os resultados da pesquisa etnográfica são considerados apenas subjetivos e não objetivos.

IV. É quando o etnógrafo produz resultados de pesquisa de campo com distanciamento avaliativo da realidade estudada.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta Selecionada: c.

IV

Resposta Correta: c.

IV

Feedback da resposta: A alternativa a ser assinalada é a alternativa incorreta: “O etnógrafo produziria resultados de pesquisa de campo com distanciamento avaliativo da realidade estudada”. Segundo a antropóloga Ruth Cardoso, o antropólogo deve valorizar a “observação participante” para que esta prática não se transforme em “participação observante”, pois dessa maneira o pesquisador deixaria de lado seu compromisso profissional/ ético e se colocaria apenas como um “porta voz” da cultura estudada. O pesquisador-antropólogo não pode ser um porta voz da cultura, pois precisa analisá-la com procedimentos e formas objetivas, apesar de que pode ocorrer formas subjetivas na pesquisa.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

(...) não somos humanos apenas porque somos racionais ou simbólicos. Somos humanos porque somos seres aprendentes. Os animais pertencem ao primado do condicionamento genético, da instrução, do treinamento, do adestramento, e esses são os limites de seu aprendizado. Nós, os humanos, somos seres disso tudo também. (...) Somos seres de algo bem mais complexo. Algo que ao longo da história foi recebendo nomes como capacitação, educação, formação humana. Afinal, os animais sabem e sentem. E nós sabemos e sentimos. Mas a diferença está em que nós sabemos que sabemos, e nos sabemos (ou não sabendo); e nos sentimos sabendo e nos sabemos sentindo.

(BRANDÃO apud ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra P. Antropologia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009)

O parágrafo acima tem como objetivo principal a elaboração de uma reflexão sobre as diferenças entre seres humanos e animais irracionais. Assinale a alternativa que melhor traduz essa DIFERENÇA:

Resposta Selecionada: e.

O homem pode reconhecer e compreender seus sentimentos e sensações, ao passo que os animais irracionais apenas expressam sentimentos e sensações.

Resposta Correta: d.

O homem pode reconhecer e compreender seus sentimentos e sensações, ao passo que os animais irracionais apenas expressam sentimentos e sensações.

Feedback da resposta: O parágrafo embasa a afirmativa que empreende uma reflexão de que o homem, além de sentir e expressar seus sentimentos e sensações, reconhece sentimentos e sensações e pode compreendê-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com