TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRITICA AO MEIO AMBIENTE

Casos: ANÁLISE CRITICA AO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Meio ambiente é um tema que se tem um campo muito grande para as discussões e debates de ideias, veremos ao longo desse trabalho alguns tópicos a nível nacional, e focando diretamente na região Norte, e, por conseguinte o bioma amazônico.

Todos os demais assuntos abordarão vários tipos de flora e fauna encontrados em sua biodiversidade nos demais estados brasileiros. Os problemas ambientais uns mais agravantes que o outro será demonstrado, além de usos indevidos de agrotóxico, da falta das matas ciliares, que contaminam nossas aguas e poluem nossos rios e riachos, entre outros problemas.

Aqui como em outras regiões, também temos muitos problemas ambientais e digamos que com um pouco mais agravantes, pois temos além do uso de agrotóxico, da falta das matas ciliares, que contaminam nossas aguas e assoreamento dos nossos rios e riachos, e temos também três grandes hidrelétricas, áreas de garimpos de ouro, diamante e cassiterita, e também temos problemas com áreas indígenas etc...

Portanto Rondônia é um celeiro de problemas e soluções ambientais.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os primórdios da civilização, é notável a presença do tema Meio ambiente e a demonstração da importância da sua preservação em nossas vidas. Dentre um dos assuntos do meio ambiente, a preservação dos biomas e vegetações, suas variações de região para região resultando numa diversidade biológica absurda que muitas vezes não é se dado conta da suma importância que tem no cotidiano de todos.

Segundo a definição denominada pelo IBGE, o bioma é um conjunto de espécies da fauna e da flora, que vivem em formações vegetais que possuem condições climáticas necessárias ou parecidas e história concretas de mudanças ambientais, o que resultam em uma identidade biológica própria.

Os biomas podem ser subdivididos pelas características geográficas. Do ponto de vista global, biomas são as florestas coníferas e tropicais (climas temperados), os desertos gelados e quentes, as savanas e tundras nas regiões geladas do planeta (ártico e montanhas).

Essa biodiversidade pode ser nomeada de acordo com características peculiares, que ao decorrer do nosso país, rico em biomas, reconhecidos como patrimônios especificamente brasileiros e se dividem por: vegetações predominantes (caso da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica), relevo e condições climáticas (Pantanal Mato-grossense e Caatinga no semiárido nordestino) e também pelo meio físicas, exemplo bioma Zonas Costeiras e Marinhas – embora não tenha sido reconhecido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) no mapa de biomas brasileiros, publicado em 2004.

Infelizmente esse cenário já não se é possível ser subdivido nessas características próprias, de acordo com as alterações feitas ao longo dos últimos séculos onde os biomas foram descaracterizados segundo a vontade humana, fazendo que com isso, causaram danos consideráveis irreversíveis aos biomas.

Ji Paraná, Rondônia, que quer dizer “rio-machado”, Em 22 de novembro de 1977, ocorreu então à instalação oficial do município, área central do estado Com uma população de 128.026 habitantes, segundo o IBGE 2010, é o segundo mais populoso do estado e o décimo sexto mais populoso da Região Norte do Brasil, a 227ª mais populosa do Brasil e a 113ª mais populosa cidade do interior brasileiro. É movida principalmente pelos setores industrial, laticínios e gado de corte. Mas sua história começa em 1877 com a vinda dos primeiros colonos nordestinos que vieram para ocuparem a região, A principal atividade era a extração do látex da seringueira. De 1883 até 1900, ocorreu grande surto da atividade seringalista na região, principalmente às margens do rio Machado e do rio Urupá. Já no ano de 1909 com a chegada do Marechal Candido Rondon, à embocadura do rio Urupá, marca o local onde construiu a primeira estação telegráfica da região, denominada de Presidente Afonso Pena. A estação telegráfica passou a ser o centro administrativo da localidade, cuja importância foi delineada pela absorção gradativa do nome Urupá para o nome da estação telegráfica. Em 1950 com a descoberta de diamantes e o início da atividade garimpeira na região. Em 1943 o presidente, Getúlio Vargas, criou o Território Federal de Guaporé, instalando dois municípios (Porto Velho e Guajará-Mirim). Vila de Rondônia, com cerca de 1.100 habitantes em sua sede distrital, recebeu em 1952 o primeiro administrador do Distrito, Sr. Abel de Oliveira Neves. A vila tomava novo impulso econômico com a então florescente atividade garimpeira, sem captar para si o desenvolvimento socioeconômico que daí poderia advir, visto que toda produção garimpeira era voltada à exportação, sem um controle adequado de retenção de divisas e nenhum controle ambiental.

Rondônia Está localizada na região norte e tem como limites os estados do Mato Grosso a leste, Amazonas ao norte, Acre a oeste e a República da Bolívia a oeste e sul. O estado possui 52 municípios e ocupa uma área de 237 590,547 km², Sua capital e município mais populoso é Porto Velho. Além desta, há outras cidades importantes como Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Jaru. O relevo é suavemente ondulado; 94% do território encontram-se entre as altitudes de 100 e 600 metros. Os principais rios são; rio madeira, rio machado, rio Guaporé e rio Mamoré. O clima é equatorial e a economia é baseada na pecuária e na agricultura (cacau, arroz, milho, mandioca e café) e no extrativismo da madeira, minérios e borracha. Possui três grandes usinas hidrelétricas; usina de Samuel, á 45 km da capital com geração de 216,0 mw, usina de santo Antônio, com geração de 3.580 mw, e a usina de jirau no distrito de jaci-Paraná com geração de 3.450 mw.

Rondônia tem de fato muitos problemas, mas também tem muita coisa boa feita, e muita coisa importante e primordial para o meio ambiente em geral. Temos aqui em Rondônia muitos já executados e que continua sendo mantida a sua manutenção, entre estes projetos temos alguns parques e reservas a seguir;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com