TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Sobre O Meio Ambiente

Ensaios: Análise Crítica Sobre O Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR TECNOLGIA GESTÃO AMBIENTAL

ALESSANDRO DA SILVA

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O MEIO AMBIENTE

sorocaba

2014

ALESSANDRO DA SILVA

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado ao Curso tecnologia em gestão ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ecologia,Biodiversidade e Área Protegida,Legislação e Direito Ambiental,Metodologia Cientifica,Seminario Interdisciplinar.

Prof.Luciana Andreia Pires;Tiago Garbin ; Jossan Bastistute ; Cristina Celia Krawulski ; Rodrigo Trigueiro; Wilson Sanches.

sorocaba

2014

Sumario

Texto 1- APRESENTAÇÃO DA REGIÃO DE RESIDÊNCIA.....................................03

Texto 2- INDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO BIOMA..............................03

Texto 3- SOCIAL E CULTURAL E ECONÔMICA DO BIOMA...................................04

Texto 4- DESCRIÇÃO DO ESTADO ATUAL DE CONSERVAÇÃO ESTE BIOMA NA REGIÃO, SEUS PROBREMASAMBIENTAIS E CONSEQUENTES IMPACTOS SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICOS................................................................06.

Texto 5-REFERENCIA PESQUISA TRABALHO......................................................10

1 APRESENTAÇÃO DA REGIÃO DE RESIDÊNCIA

A região de Sorocaba esta sofrendo vário conflito sócios ambientais ,o crescimento urbano e o progresso que vem ocorrendo, trouxe uma serie de problema nos últimos 30 anos em nossa região, uns dos principais prejuízo são a desmatamento que está ocorrendo em algumas área verde que ainda existe.

2 INDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO BIOMA

A cidade de Sorocaba está localizada em área de Mata Atlântica. É uma das florestas mais exuberantes do mundo e muito ameaçadas devido ao histórico de ocupação da sua área de ocorrência, abrange grande parte do litoral brasileiro e do interior do país. Estima-se que restam apenas 7% do bioma em estado natural.

Ao grande desmatamento e fragmentação a Mata Atlântica possui uma grande biodiversidade, abrigando uma variedade elevada das espécies brasileiras, com grandes espécies que só existem naquele determinado bioma, sendo considerada uma das áreas de grande importância para a conservação.

Segundo pesquisa estima-se que 60% dos animais ameaçados de extinção do país dependem da Mata Atlântica para viver por proporcionar abrigo à fauna, flora e outras funções necessárias à manutenção da qualidade ambiental.

3 SOCIAL E CULTURAL E ECONÔMICA DO BIOMA

A grande importância da Mata Atlântica e sua posição perante a sociedade, cultural, global nacional e regional esta sofrendo grande fragmentação e degradação e sua principal causa e a ocupação desordenada territorial, impossível visualizar a sua conservação e recuperação sem uma efetiva contribuição do governo nacional, estadual e municípios.

Sorocaba iniciara neste ano de 2014 o plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica “Estamos assinalando um momento importante para Sorocaba com o lançamento desse plano. E não estamos sendo modestos, nossos objetivos são ousados: hoje temos aproximadamente 2% de áreas preservadas na cidade, a nossa meta será de dobrar esse número até o final do meu Governo, atingindo 4%", declarou o prefeito Antônio Carlos Pannunzio. Elaborado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com universidades da cidade, o objetivo do Plano Municipal da Mata Atlântica é de proteger os fragmentos ainda existentes em Sorocaba, restaurar as áreas que hoje se encontram degradadas e recuperar as áreas importantes de serem vegetadas. O instrumento atende à Lei nº 11.428 de 22/12/2006 (Lei da Mata Atlântica). “O importante não é somente Sorocaba ser o primeiro município paulista a ter o Plano da Mata Atlântica, mas o fato de se tornar referência a outras cidades" ressaltou Mario Mantovani. "A Fundação SOS Mata Atlântica será a voz de Sorocaba para o Brasil ter vocês como referência. Agradeço muito a iniciativa de vocês", afirmou. A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais rico em diversidade de espécies, mas também o mais ameaçado.

Sorocaba se localiza dentro desse bioma e apesar de toda a degradação, o município ainda conserva importantes fragmentos de vegetação que devem ser preservados e protegidos.

“Sorocaba conta agora com um instrumento importante de gestão ambiental e estratégias de conservação e recuperação da Mata Atlântica na cidade", destacou a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho. “Além disso, com o mapeamento dos fragmentos mais significativos do município, quando possível, vamos poder fazer a conexão entre eles e assim criar corredores biológicos, o que irá permitir uma maior estabilidade das áreas verdes do nosso município", completa a secretária. Entre os itens, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica contém o diagnóstico da situação atual do bioma em Sorocaba; a legislação municipal; os programas ambientais em andamento; a situação da vegetação, bacia hidrográfica, Áreas de Proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com