TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE REQUISITOS

Abstract: ANÁLISE DE REQUISITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Abstract  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE DE REQUISITOS

A analise de requisitos tem como objetivo, tratar do processo de definições dos requisitos de um software. Para isso, todas as atividades de desenvolvimento precisam ser muito bem elaboradas e desenvolvidas. É extremamente essencial que a equipe de desenvolvimento compreenda sobre o que é esperado do seu aplicativo a ser construído, e também o que não é.

A equipe também tem quem se preocupar com o desempenho e com a interface exigidos por seu cliente. Todo o processo deve lidar com pontos de vista diferentes e usar combinações de métodos, ferramentas e pessoal, para assim, analisar e modelar o programa que será desenvolvido. Os requisitos, tanto para o sistema como para o software devem ser documentados e revistos com o cliente.

Os requisitos podem ser classificados em requisitos funcionais e não funcionais.

Funcional: são aqueles que descrevem o comportamento do sistema, suas ações para cada entrada, ou seja, é aquele que descreve as funcionalidades as quais se espera que o sistema forneça. Dependem do tipo do software que esta sendo desenvolvido e dos usuários que esperam atingir.

Não funcionais: os requisitos não funcionais não estão ligados diretamente com as funções fornecidas pelo sistema. No geral se preocupam com padrões de qualidades como confiabilidade, desempenho, robustez, segurança, usabilidade, portabilidade, entre outros. São muito importantes pois definem se o sistema será eficiente para a tarefa que se propõe a fazer.

Empresas distintas lidam de formas diferentes com a analise de requisitos. Vou dar como exemplo, uma companhia aero espacial, não utiliza os mesmos processos de analise que uma outra companhia que desenvolve produtos para desktops, pois suas funcionalidades e objetivos serão muito diferentes. Essas diferenças se encontram geralmente no nível de detalhamento dos processos.

As atividades do processo de analise de requisitos podem ser divididas nestas áreas:

Levantamento de requisitos: os membros da equipe trabalham em conjunto com o cliente e os usuários finais do sistema, afim de descobrir informações sobre o domínio da aplicação, quais serviços o sistema deve fornecer, desempenho exigido do sistema e as restrições do hardware, entre outros. Além de consultas aos stakeholders, pode se também obter informações através de documentação do sistema e estudos do mercado.

Analise e negociações de requisitos: os requisitos são analisados em detalhe e os diferentes stakeholders negociam para decidirem que requisitos serão usados no desenvolvimento de um software. Este processo é necessário, pois sempre aparecem conflitos entre requisitos de diferentes fontes, as informações podem não ser completas ou então os requisitos podem ser incompatíveis com o orçamento disponível para o desenvolvimento.

Documentação de requisitos: requisitos especificados durante o processo de negociação são documentados e detalhados nessa etapa. Esses requisitos devem ser detalhados usando linguagem natural e diagramas para que sejam compreendidas pelos stakeholders.

Ter uma boa documentação de um software, traz muitas vantagens para o desenvolvedor na hora de prestar manutenção a este programa, pois através do detalhes mostrados nesse documento é mais fácil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com