TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE RESULTADOS

Artigos Científicos: ANÁLISE DE RESULTADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

3 - ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Neste capítulo, será feita uma avaliação das informações obtidas através da aplicação do questionário junto à empresa prestadora de serviços, onde funciona uma imobiliária, relacionando a literatura apresentada no decorrer dessa pesquisa dos resultados alcançados.

3.1 - População e amostra

Participam desta pesquisa, todos os 43 colaboradores da empresa de serviços, exceto os dois diretores da mesma. Os cargos são de sua maioria administrativa, sendo 2 gerentes, 1 subgerente, 12 auxiliares administrativos, 3 auxiliares financeiros, 2 caixas, 2 auxiliares de Centro de Processamento de Dados - CPD , 3 auxiliares jurídico, 2 recepcionistas, 6 corretores de imóveis, 3 vistoriadores, 2 office boy, 3 serviços gerais, 1 auxiliar de copa e 1 guarda. Destes 43, 61% são mulheres e 39% são homens. A maioria desses colaboradores possuem mais de 2 anos de empresa e a idade entre eles varia entre os 17 aos 59 anos.

3.2 - Apresentação dos dados

As definições sobre QVT mostradas na Literatura do trabalho tem o objetivo de auxiliar na pesquisa de análise de como se encontra a Qualidade de Vida no Trabalho dos colaboradores de certa imobiliária. Com base nas informações obtidas através da aplicação de questionário mostraremos os resultados detalhados.

A primeira pergunta é sobre o quanto o colaborador se sente respeitado no trabalho, onde a satisfação é mostrada claramente, pois 58% dos colaboradores sempre se sentem respeitados, 35% responderam que quase sempre e apenas 7% responderam raramente. O gráfico 1 apresenta os percentuais respectivos:

Gráfico 1: Você sente-se respeitado em seu ambiente de trabalho?

Fonte: Os autores

Os dados revelam que o respeito é percebido pelos colaboradores, apontando para o entendimento que a empresa valoriza esse aspecto, o que é muito positivo, pois possibilita um certo conforto aos empregados, deixando-os seguros para a realização das tarefas. Portanto, a empresa pode ser considerada ética e demonstra ótimas condições de trabalho através da análise do gráfico acima, conforme cita Walton (1973, apud FERNANDES, GUTIERREZ, 1988).

Quando questionados sobre o relacionamento com os superiores, 40% dizem ser excelente, 30% ótimo, 19% muito bom e 12% bom. Esses resultados demonstram que a empresa busca manter bom relacionamento entre os funcionários, o que contribui para que a QVT seja constante.

Na empresa, cada setor tem autonomia para tomar decisões, pois tem um líder respectivo para cada departamento, ou seja, cada problema é primeiramente analisado por esse responsável e, caso necessário será repassado aos superiores hierárquicos.

Gráfico 2: Em relação ao seu relacionamento com seus superiores, como você o classificaria?

Fonte: Os autores

Conforme apresenta o gráfico 3:

Gráfico 3: Quando se quer comunicar com os superiores, você acredita que todos tem acesso a eles?

Fonte: Os autores

A maioria dos entrevistados afirmaram que tem fácil acesso para se comunicar com seus superiores,ou seja, a empresa não cria barreiras para os colaboradores terem contato com eles.

O gráfico a seguir, representa a satisfação que o colaborador possui, levando em consideração tudo o que a empresa lhe oferece.

Gráfico 4: Você se sente satisfeito exercendo o trabalho na empresa, levando em consideração tudo o que ela lhe oferece?

Fonte: Os autores

Como podemos observar mais de 51% dos funcionários sempre se sentem satisfeitos, 42% quase sempre e 7% raramente estão satisfeitos exercendo suas funções. Isso se deve ao fato da empresa oferecer alguns benefícios, tais como: remuneração acima do oferecido pelo mercado, confraternizações mensais e plano de saúde parcial. Isso demonstra que a empresa oferece aos seus colaboradores opções para que os mesmos se sintam valorizados.

O próximo questionamento comprova a satisfação dos colaboradores, pois informa sobre a realização profissional dos mesmos, onde 49% estão sempre realizados profissionalmente, 42% quase sempre e 9%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com