TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO ARTIGO CIENTÍFICO

Seminário: ANÁLISE DO ARTIGO CIENTÍFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 7

ANALISE DO ARTIGO CIENTÍFICO

Faça um texto respondendo as seguintes perguntas:

Do que se trata a pesquisa?

Trata de um artigo com o objetivo de conhecer e analisar a percepção de um magistrado de uma comarca de São Paulo sobre a importância da pericia contábil, mostrar qual é a função do laudo pericial no processo de tomada de decisão judicial.

Porque a mesa foi realizada?

Em apontar a importância do laudo pericial para que contribua para o aprofundamento das discussões sobre a importância do laudo pericial no âmbito da magistratura.

Como foi feita e/ ou realizada?

Dados foram submetidos à análise qualitativa, dos juízes que atuam nas trezentas e oitenta e sete varas da cidade de São Paulo. Desta pesquisa foram coletados por meio da entrevista semi - estruturada na qual o informante tem a possibilidade de discorrer sobre suas experiências e ao mesmo tempo permite respostas livres.

Os resultados são explicativos, devidamente justificados e relevantes?

Sim. Com base nos conhecimentos em questão, os resultados tendem a ser objetivos, sendo que constam quesitos relevantes; textos devem apresentar proporcionar uma fácil leitura, evitar sentido dúbio ou impreciso.

RESPONDA AS QUESTOES A SEGUIR

TITULO

Breve e indo diretamente ao assunto?

Sim, a partir do laudo pericial será dada ao juiz uma visão clara dos fatos através das informações contidas no documento, ou prova.

RESUMO

Objetivos claros?

Sim, conhecer e analisar a percepção de um magistrado de uma comarca em São Paulo sobre a importância de pericia contábil, procurando apontar qual e a função do laudo pericial no processo de tomada de decisão judicial.

Descreve brevemente métodos e procedimentos experimentais?

Sim, realizou uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de entrevista com um magistrado.

Resume os principais resultados?

Sim, que o laudo pericial contábil e uma peça fundamental para a tomada de decisão do magistrado, pois, quando processo envolver matérias técnicas e cientificas desta área e o juiz não possui conhecimento devera ser nomeado um perito para lhe prestar o devido auxilio.

Emite comentários sobre as conclusões mais importantes?

Sim, o laudo pericial contábil não decide pelo juiz, porem e a prova fundamental para que seja elucidado ao magistrado entre aas partes.

INTRODUÇÃO

Sentença ou parágrafo com a exposição do problema.

O trabalho do perito contábil materializa-se no laudo pericial contábil. É a partir da juntada desse relatório contábil ao processo judicial que, com imparcialidade, o perito pode apresentar ao Juiz uma visão isenta e fundamentada dos fatos, revelada por meio das informações ali contidas.

Bibliografia atual

Citações que comprovem o estudo

“NBC-T – 13 – DA PERÍCIA CONTÁBIL

13.1 – Conceituações e Objetivos

13.1.1 “- A perícia Contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por missão trazer a instancia decisória os elementos necessários a justa solução do litígio mediante emissão do laudo pericial contábil ou parecer técnico-contábil”.

Citações com resultados contrários aos esperados

As dificuldades inerentes à terminologia jurídica levam o respondente a fazer uma critica: “Às vezes, mandamos fazer uma pericia e, o perito não sabe o que é aquilo, ele mesmo não entende, O contador não faz isso[...]Se não sabem a fundo tem que estudar também, pesquisar...”

Convém ressaltar que o correspondente, mesmo se assessorando de um perito, nem sempre se vale de suas opiniões:” Ás vezes, nem aceito a opinião dele, às vezes ele me dá uma opinião e, eu julgo contrário, mas é porque eu vou analisar sobre outros aspectos, isto não quer dizer que o laudo está errado.”

Questionado sobre a relevância do laudo pericial contábil na tomada de decisão, obteve-se a seguinte resposta do Magistrado entrevistado: ”Isso é principio do direito, o Juiz não está vinculado à conclusão do perito. Normalmente, os bons peritos, eles não concluem nada, eles respondem o que o juiz pergunta e, dão informações sobre aquilo que eles encontram. Porque a questão de direito, é o juiz quem deve resolver.”

Sobre esse tema, Caldeira (2006) elaborou pesquisa com uma amostra de 10(dez) laudos já com sentença emitida, como também uma população constituída de 6 (seis )juízes.

Os resultados obtidos apontam:

a)52% (cinqüenta e dois por cento)dos laudos da amostra apresentaram muita relevância; o que significa a real importância do conteúdo do laudo pericial na emissão da sentença,

b)32% (trinta e dois por cento)dos laudos foram considerados relevantes pelos magistrados com relação à importância do laudo pericial contábil como meio de prova;e

c)16% (dezesseis por cento)dos laudos da amostra não obtiveram qualquer participação na sentença emitida pelo juiz.

Argumentos que justificam a realização do estudo

Visto que a Perícia Contábil é uma atividade importante para esclarecimentos de fatos processuais e implica metodologia própria, por meio da aplicação de conhecimentos científicos da contabilidade através de estudos e exames. Dessa forma, deverá munir o MM. Juiz de informações que possam auxiliar em sua tomada de decisão no julgamento de uma lide.

Assim espera-se que tal estudo contribua para o aprofundamento das discussões sobre a importância do laudo pericial no âmbito da magistratura e, assim, para a utilização qualitativa desse instrumento contábil por parte dos magistrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com