TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NA UNIFEI, E UMA SUGESTÃO DE SUBTITUIÇÃO DESTES POR CANECAS RETORNÁVEIS.

Monografias: ANÁLISE DO CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NA UNIFEI, E UMA SUGESTÃO DE SUBTITUIÇÃO DESTES POR CANECAS RETORNÁVEIS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma análise do consumo de copos descartáveis na Universidade Federal de Itajubá, tendo em vista o impacto ambiental que o descarte destes plásticos pode causar no ambiente. Alem de sugerir uma alternativa para minimizar esse impacto, que é a substituição dos copos descartáveis por canecas retornáveis.

1. INTRODUÇÃO

Não sabemos ao certo quantos copos descartáveis são jogados em todo o mundo diariamente, sabemos apenas que esse valor é muito alto. Anualmente estes copos produzidos para não terem seu uso repetido geram toneladas de lixo, enquanto que o período para sua degradação pode varia entre 200 a 450 anos (Fonte: Grippi 2001, Lixo 2003).

Tal contexto traz um problema que estará presente em várias das próximas gerações, bem como qualquer produto sintetizado pelos humanos e que é desconhecido na natureza tem o potencial de causar danos ambientais. A intensidade do prejuízo depende da escala de uso e do tempo de permanência das substâncias no ambiente.

O copo plástico descartável é um produto muito consumido pela população devido à sua praticidade e ao seu baixo custo para o consumidor (INMETRO, 2004). A maior parte dos copos plásticos descartáveis usados atualmente não é biodegradável e são pouco alterados pelo ambiente após décadas de descarte. Assim o uso por apenas uma vez de um copo de plástico, como é hábito geral, é altamente danoso ao meio ambiente, sem falar no próprio processo de produção de plásticos, o qual gera resíduos tóxicos de difícil controle.

Um exemplo simples que ilustra a questão da má utilização de copos descartáveis é a sua aplicação em bebedouros. A maioria das pessoas quando vai tomar água acabam puxando não apenas um copo, mas dois ou três, buscando “reforçar” o recipiente ou involuntariamente. Essa situação, que acontece rotineiramente na maioria dos bebedouros, é só um dos vários exemplos de que o senso comum de negligencia é o potencial gerador de resíduos do uso indiscriminado de copos descartáveis e da consequente produção de lixo plástico.

Um hábito muito interessante que algumas universidades brasileiras adotaram para evitar o desperdício de copos descartáveis é a adesão de copos retornáveis. Entre estas universidades estão Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual de São Paulo, Universidade Federal de São Luiz do Maranhão e Universidade Federal de Santa Catarina. Estas instituições adotaram o uso de canecas retornáveis e comprovaram o quanto se minimiza o impacto ambiental gerado pelo descarte de copos descartáveis.

Porém implantar de fato esta ideia não é uma tarefa fácil, pois envolve muita análise e planejamento dos quais custos, estrutura, divulgação e conscientização das pessoas são os principais fatores para implantação de um projeto desse porte.

Abordaremos ao longo deste trabalho um estudo realizado na Universidade Federal de Itajubá, evidenciando o quanto de copos plásticos é descartado nesta universidade e o quanto esse descarte está impactando o meio ambiente. Após análise dos dados sugere-se uma alternativa para diminuir esse impacto.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi:

 Coleta de dados com o departamento de registro acadêmico, com intuito de se obter o número atual de alunos presentes na UNIFEI;

 Coleta de dados com o departamento de pessoal, para obtenção do número de técnicos administrativos e docentes da universidade, que também fazem uso dos copos descartáveis;

 Coleta de dados com a prefeitura do campus, onde foi possível evidenciar o quanto cada departamento desta instituição tem consumido de copos descartáveis;

 Coleta de dados e imagens tiradas do almoxarifado da prefeitura do campus, evidenciando o quanto se tem de estoque desses copos descartáveis, e quanto saí desse estoque em certo período;

 Coleta de dados no restaurante acadêmico, a fim de obter dados quantitativos da utilização de copos descartáveis neste setor;

 Pesquisas na internet de projetos vinculados a este assunto.

3. IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELOS COPOS DESCATÁVEIS

Não só o descarte dos copos descartáveis gera um grande impacto ambiental, mas sua produção e transporte também. Vale ressaltar que sua matéria prima é o petróleo, o qual também tem em sua extração grandes fontes de poluição. Para exemplificar, só nos EUA, a fabricação, o transporte e a reciclagem desses materiais produzem gases que se equiparam aos de uma frota de 1,3 milhão de carros durante um ano.

No quesito reciclagem, podemos afirmar que 100% do plástico é reciclável, porém para esse processo, é necessário lavá-lo, consumindo assim água e detergente, mesmo resíduo descartado na manutenção das canecas. Apesar de poder ser reciclado, encontramos na literatura, que é insignificante a participação do Poliestireno reciclado na obtenção de copos novos, sendo assim, todo copo descartável, utiliza matéria prima extrativa e não sustentável (UTRINI, D. et al, 2007).

São produzidos no Brasil cerca de 48 bilhões de copos plásticos por ano, e como o preço dos plásticos caiu muito no mercado de reciclagem, poucos catadores se interessam em coletá-los para comercializá-los. Então estes copos acabam indo para o lixão, destino de 80% dos copos de plástico neste país, implicando em um sério problema de gerenciamento de resíduos que é a impermeabilização de aterros sanitários e, consequentemente, o aumento da probabilidade da contaminação de solos por chorume.

Os mares também são destino certo de parte do plástico produzido, sendo que mais de 60% dos resíduos encontrados nas praias é deste material, o que ocasiona principalmente a morte de muitos animais marinhos.

4. DADOS OBTIDOS

4.1. Apresentação dos dados

Abaixo seguem os dados obtidos na prefeitura do campus, todos referentes ao consumo do ano de 2011. Os dados estão divididos por tipo de copo ou embalagem consumido nos departamentos do campus, e apresentados em forma de gráficos, a fim de tornar sua visualização e entendimento mais simples.

Algumas fotos do estoque de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com